Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Sobre Contagem de Carboidratos.

Se tiver alguma outra dúvida, faça um comentário e acharemos uma resposta !!!

1) Qual é a definição de contagem de carboidratos? É mais uma estratégia nutricional, onde contabilizamos os gramas de carboidratos consumidos nas refeições, proporcionando maior flexibilidade do plano alimentar prescrito, bem como maior estabilidade da glicemia. Enfatiza a relação entre alimento, atividade física, glicemia e medição.

2) Quais são os objetivos da contagem de carboidratos no tratamento do Diabetes Melito? Atingir o melhor controle metabólico, proporcionar uma alimentação saudável, contendo carboidrato, proteína e gordura, possibilitar um plano alimentar individualizado e flexível, favorecer o crescimento e desenvolvimento, favorecer a manutenção do peso saudável, evitar as complicações agudas e crônicas.

3) Por que contar carboidratos? O carboidrato é o principal nutriente que eleva os níveis de glicemia. Aproximadamente 100% do mesmo é convertido em glicose, no prazo de 15 minutos a 2 horas e colocando-o em foco, poderá auxiliar no controle glicêmico. Fornecer esse dado poderá motivar o paciente a realizar mudanças.

4) Quais devem ser os passos para iniciar a contagem de carboidratos? 1. realizar avaliação nutricional estabelecendo estado nutricional 2. estimar necessidades nutricionais, respeitando objetivos de tratamento e período de vida 3. avaliação do consumo alimentar atual 4. avaliação do consumo de carboidrato por refeição 5. elaboração do plano alimentar saudável 6. adequação dos carboidratos por refeição 7.incentivar a pesagem dos alimentos 8. orientar a busca de informação nos rótulos de alimentos, manuais e tabelas 9. estimular consistência na quantidade de carboidrato por refeição 10. determinar metas de glicemia pré e pós refeição 11. monitorar a glicemia pré e pós refeição 12. pedir registro diário (alimento/medicação/glicemia/atividade física)

5) Qual é o significado de bolus alimentação? É a quantidade de insulina rápida ou ultra rápida necessária para ‘cobrir’ os gramas de carboidratos de uma refeição

6) O que é a razão insulina/carboidrato (CHO)? Significa o quanto uma unidade de insulina rápida ou ultra rápida irá cobrir de carboidrato. Essa razão está, em geral, relacionada à sensibilidade insulínica da pessoa.

7) Como definir a razão insulina/CHO em adultos? Existem algumas maneiras e as mais utilizadas são: Regra Geral: partimos do princípio onde 1 unidade de insulina rapida ou ultra rápida cobre 15g de CHO. De acordo com o peso: definimos um ponto de partida levando em consideração o peso inicial do paciente – entre 50 -58kg razão 1:15, entre 59 – 63kg razão 1:14, entre 63 e 68kg razão: 1:13, entre 68 – 77 razão 1:12, entre 82 – 86kg razão 1:10, entre 91 – 100kg razão 1:8, entre 100 – 109kg razão 1:7

8) E para as crianças? como definir a razão insulina:CHO? Regra geral: partimos do princípio onde 1 unidade de insulina rápida ou ultra rápida cobre 30g de CHO. Regra 500 (muito complicado, nem vou colocar aqui); monitorização: através da observação das glicemias pré e pós prandiais define-se a razão; diluição (também, muito complicado)

 

 Fonte: Contagem de Carboidratos e Monitorização – 101 respostas

 

47 pensamentos sobre “Sobre Contagem de Carboidratos.

  1. boa noite querida é um prazer poder enviar esta mensagem pra vc

    me chamo leiliane stefanello e moro no interior do mato grosso, sou diabética tipo 1 desde os 16 anos de idade, hj tenho 23 anos, me controlo direitinho e sou muito feliz, sou bióloga e leio muito sobre o assunto, hj sigo a dieta dos carboidratos pesquiso o carboidratos de todos os alimentos e contos a quantidade de insulina faço acompanhamento médico e com nutricionista, tenho ótimas receitas, e sua filha, qual a idade dela e a quanto tempo ela tem?

    aguardo resposta

    bjs

    Curtir

    • Ela fez 7 anos essa semana, e em outubro faz 2 anos de diabetes !!!
      Bom receber sua mensagem, o que quiser compartilhar, receitas, etc… pode mandar que eu publico aqui!!!

      beijo

      Curtir

      • ola Nicole, bom dia! Entusiasmei-me com seu depoimento. Tenho diabetes a 26 anos. Tenho 56 anos e sou aposentada.Tenho problemas cardiacos, de pressao e tomava as insulinas fornecidas pelo Estado. O medico me disse que minha qualidade de vida está como está por conta do uso destas insulinas e me indicou a lantus… de alto custo para mim. Já estou tendo problemas nos pés pois infelizmente, já os sinto muito pouco e agora estou passando por uma infecçao em um deles. Sou do Estado de Goiás e gostaria de saber se é possível adquirir esta insulina por preços mais moderados ou mesmo a custo zero, vez que já faço o uso diárioe continuo de 19 medicações, o que tem consumido a minha aposentadoria. Se puder me ajudar…

        Curtir

    • Olá Leiliane
      Eu tenho uma filha de 13 anos que teve o dign´stico de diabetes tipo 1 há 6 meses e adorei o teu depoimento. Eu digo pra ela que temos que fazer umalimonadadeste limão que apareceu na sua vida. Gostaria de tsaber algumas receitas porqueeuevito ao máximo comidas prontase alimentos com adoçantes.
      Abraços
      Clarice

      Curtir

      • boa tarde me ajude me chamo cyntia minha filha descobriu que esta com diabete tipo 1

        Curtir

      • Achei que não ia dar conta de fazer contagem de carboidratos, mas estou indo bem .Minha glicohemoglobina, está de 5,7. Antes era de 7,5, 8. Sou diabética tipo 1 a 25 anos, ( tive diabetes gestacional) . Minha endocrinologista disse que o melhor para mim seria a contagem de carboidratos. Ela fez um estudo sobre meu fator de sensibilidade para ver quanto teria que aplicar de insulina ultra rápida. Graças a Deus a médica conseguiu controlar minha Glicose. Trabalho, faço atividades físicas, passeio . Tenho uma vida bem dinâmica. Recebi um livrinho com o valor de carboidratos dos alimentos.

        Curtir

    • Boa tarde,amiga tenho uma filha tipo 01 e não sei contar os carboidratos e queria saber se vc pode me ajudar nessa parte,me chamo Roseana rego de Aquino e estou morando em Parauapebas-PA qualquer coisa ou informação me avise

      Curtir

    • vc pode mandar algumas receitas?? tenho um irmão que é diabetico tipo 1 e estou sendo o cuidador dele !!! obrigado !!!

      Curtir

    • MINHA FILHA DESCOBRIU A 18 DIAS E TOMA A PROLONGADA 9 UNIDADES E ESTOU FAZENDO A QUANTIDADE DE CARBOIDRATO MAS CHEGA A NOIITE ANTES DO JANTAR TOMA UMA RAPIDA DE 1 UNIDADE

      Curtir

  2. Oi boa tarde!
    Tenho um filho com 3 anos e meio, e desde de dezembro de 2009 ficamos sabendo que ele tem diabetes tipo 1. Não estamos conseguindo controlar as taxas dele e estamos tentando esse controle com a contagem de carboidratos, mas ainda não sei muito bem como fazer e não consegui nenhuma nutricionista que saiba fazer a contagem. Se você poder me dar uma dica eu agradeço.

    Curtir

  3. Oi querida,
    Descobir no dia 09 de março de 2011 que minha filha Gabriella de 9 anos esta com diabete, foi um tremendo susto, fiquei sem chão, a partir dai fui pesquisando tudo na internet, até chega ao seu blog.É bom saber que podemos contar com outras pessoas. A médica da minha filha é maravilhos e estamos sendo acompanhada por nutricionista, fazendo a contagem de carboidratos. Mas as vezes a sua taxa anda um pouco alta.A médica disse que no início é assim mesmo, mas que depois normaliza. Se vc tiver receitas favor encaminhar para o meu email.
    Um grande abraço de mais uma mãe c/ diabetes .
    Deusa

    Curtir

    • Oi!! To feliz com seu contato e de saber que sua filha já começou com a contagem! Isso é mto importante e facilita mto o controle do diabetes!
      Tenha paciencia, às vezes demora meses até acertar as doses. É melhor que ela fique mais alta e vc aumente a insulina aos poucos, do que dar uma dose maior e correr risco de hipoglicemia.
      Confie na sua médica, já gostei dela por iniciar desde cedo a contagem!!!!!

      Receitas eu não tenho porque a Vivi come de tudo, normalmente, não faço nada em especial ou diet pra ela. Aqui diet só os líquidos e light os iogurtes!! O resto normal!!!

      COntinue escrevendo e contando como as coisas vão!!!

      Me adicione no orkut ou facebook pra gente não perder contato!

      Um beijo

      Curtir

  4. Olá Nicole, tenho uma dúvida, estou me adiantando mas teremos uma consulta com a nova endocrino do Jonas, e essa será umas de minha perguntas, com a contagem de carboidratos, todas as vezes q ele for se alimentar tem que aplicar a rápida?, porque esse método meu marido a muitos anos já fazia…porque ele sempre comeu de tudo fazendo dessa forma, e eu sempre achei que ela fazia errado, sempre o critiquei achando que ele deveria adotar os diets, ele já tem a doença a 18 anos e é assim q ele controla, o Jonas esteve bem gordinho à algum tempo, e quando começamos a dieta ele emagreceu, será que isso não fara com que ele engorde denovo?

    Abraços,
    Neide

    Curtir

    • Nâo é pq ele vai fazer a contagem que vai comer como louco, né Neide.
      Vc vai continuar controlando a quantidade. Não precisa dar diet. Pode dar normal mas numa quantidade razoável.
      A nutricionista vai te dizer o quanto de comida ele preccisa comer pra não engordar e continuar crescendo !!!
      A contagem ajuda a equilibra a quantidade de insulina e alimento… ela não serve pra liberar geral a alimentação!!
      Cuidado tá… no começo é gostoso, da liberdade, mas não pode abusar, senão engorda mesmo!!

      Curtir

  5. Vi a reportagem com vcs semana passada no Fantástico

    um gde abraço e que vcs sigam fazendo as dietas e o controle direitinho.

    sucesso!

    Curtir

  6. olá boa noite me chamo Renata, descobri minha diabetes na minha gestação, a maior espectativa era se a diabetes iria desaparecer, para minha tristeza ela ficou, hoje minha filha tem 9 meses e ñ consegui me acostumar com essa situação!!! Não consigo ficar aplicando insulina regularmente e muito menos fazer a dieta, é uma situação muito triste, hoje pesso 40 kilos o que me deixa com muita depressão pois ñ consigo engordar, me sinto feia!!! Por favor me ajude de alguma forma!!! Agradeço com a certeza da resposta… bjs

    Curtir

  7. Pingback: Como uma associação e até mesmo a internet podem te ajudar! Depoimento de uma mãe! « Minha Filha Diabética

  8. oi td bem?descobri a pouco tempo q meu filho tem diabetes ele vai fazer 9 anos sabe não me desesperei foi um susto não vou negar, mas eu penso q bom q e só diabetes sai do trabalho pra cuidar dele nesse primeiro momento as coisas estão se ajeitando ele anda revoltado e possessivo comigo, desculpa perguntar mas como e o relacionamento da sua filha com o pai pois tbem sou separada do pai do matheus e ele nao esta muito ai pra coisa tenho bastante apoio do meu namorado q e um anjo na minha vida fico feliz por ter encontrado vc pra poder trocar experiencias bjs fica com Deus .

    Curtir

  9. comecei a fazer a comtagem de carboidratos com a minha filha,foi otimo a glicemia dela melhorou muito, so nao sei o que fazer quando nao tem um determinado alimento na tabela.

    Curtir

  10. Olá querida , meu nome é Adryana e minha filha foi diagnosticada no dia 18 de setembro de 2012 ela tem 9 anos de idade e se chama Ariany. Foi muito difícil pra toda família mas estamos juntos nessa. Hoje vejo que tudo que nos acontece tem um proposito e Deus está conosco.Ainda estamos naquela fase de correr atras de bons profissionais mas estamos conseguindo e tudo esta seguindo direitinho e ela ( Ariany) esta muito bem e o que é melhor ;com a glicemia controlada .

    Curtir

  11. Oi Nicole tudo bem? Me chamo Daniele e descobri a pouco mais de um mês que meu filho de 4 anos tem diabetes tipo 1. Foi bem complicado porque quando descobri ele já estava com cetoacidose, ficou enternado por 25 dias porque depois que compensou a diabetes pegou uma infecção hospitalar. Mas graças ao bom Deus ele já está em casa e bem melhor, agora estamos aprendendo a lidar com a diabetes. A endocrino dele indicou uma nutri e ela começou uma contagem de carboidratos, achei um pouco complicado, trabalhoso, mas vou tentar e se seu quiser vou ficar craque. Pra vc que já faz algum tempo qual o melhor metodo, por gramas ou por substituição?

    Curtir

    • Eu gosto por gramas!! ME adaptei melhor. Tenho sempre uma balancinha e uma tabelinha comigo.
      ACho que a substituição restringe um pouco o cardápio. Pesando cada coisa fica mais livre!

      Curtir

      • oi eu sou a manu,recebi o diagnostico de que meu filho matheus esta co diabetes tipo 1..nossa estou tao atrapalhada e com medo de td vcs que sao mais espERIENTES NESTE PROBLEMA QUERIA MAIS ORIENTACAO PARA QUE O DESESPERO SUMA E FIQUE TD TRANQUILO..

        Curtir

  12. nicole te agradeço por esta lista de contagem de carboidrato,eu me peso 62K não entendi este valor 1:14 me esplique obrigada

    Curtir

  13. Olá meu nome é Ester faz 3 mêses q descobrir q minha filha Isabelle tem diabete tipo 1….. fiquei sem chão, até hoje tá sendo mt dificil p/ mim, adapitar a novos abitos, ando perdida nas refeições por favor mi ajude em receitas.

    Curtir

  14. Bom dia Nicole vc colocou que para criança 1 unidade de insulina cobre 30 gramas de carboidratos. Porém vi no controle que vc fez da Maria que vc está usando 1 unidade para 15 gramas mais ou menos. Como vc faz este controle. Necessito iniciar a contagem de carboidratos para minha filha de 5 anos. Preciso de ajuda. Obrigada pela atenção.

    Curtir

  15. Olá, eu tenho diabetes tipo, meu médico está enrolando para falar quanto vale casa grama de CHO é urgente, poderia me ajudar ?

    Curtir

  16. Sou diabética tipo 1 à 25 anos e agora estou com muita dificuldade pra controlar o diabétes gostaria de começar a fazer a contagem dos carboidratos pra tentar melhorar

    Curtir

  17. Nicole; meu filho de 21 anos foi diagnósticado com DM1 em outubro de 2014, a médica dele não é a favor de contagem de carboidratos porém eu pesquisando percebi que a grande maioria dos diabéticos utilizam essa forma de tratamento, penso que a contagem da mais flexibilidade para se alimentar. Cuido muito da alimentação, vivo em função de preparar tudo na hora e o mais saudável possivel, tento buscar informações de quais alimentos são mais indicados ele faz uso de Lantus uma vez ao dia e antes das refeições faz uma ponta de dedo que se passar de 120 inicia a aplicação de Apidra. tipo: 121 até 160 1 unidade de Apidra. Mas quase nunca precisa pq fica bem controlada. O que vc acha disso? Por favor me ajudem.

    Curtir

  18. Se sou diabético tipo 1 e faço todas contagens de carboidratos correta posso ficar à vontade para me alimentar, estando com meu peso e exames em dia?

    Curtir

  19. Olá o meu marido é diabético tipo 1 à 30 anos, estamos com muita dificuldade para controlar o diabetes, nunca foi feito a contagem dos carboidratos dele, gostaria de começar a fazer esse procedimento para tentar fazer o equilíbrio glicêmico. Agradeço desde já.

    Curtir

  20. Olá Nicole!
    Tenho uma filha de 2 anos e 3 meses , e a pouco mais de 1 mês descobrimos que ela possui Diabetes Tipo 1 , tem sido árduo nosso cotidiano e suas taxas glicêmicas ainda não estabilizaram, ta bem complicado, vamos iniciar a contagem de carboidratos juntamente com a inclusão da bom de insulina que estamos conseguindo uma para test drive! Tô bem apreensiva com o uso dessa bomba , pois minha filha é bem ativa! Você teria algumas dicas para dar sobre a contagem , material que posso ter em casa, se devo comprar algo para ajudar no controle , esses suportes, entende? Aguardo resposta…
    Obrigada Nicole

    Curtir

  21. Olá, ótimo post. Gostaria de conversar contigo para uma entrevista para meu blog. Seria possível?

    Curtir

  22. meu nome é jakeline tenho 22 anos e diabetes ha 10, gostaria de algumas dicas sobre gravidez.

    Curtir

  23. Descobri que meu filho tem diabetes tipo 1 vai fazer 2 meses, te confesso que no início fiquei muito triste, chorei demais, me senti muito mal por isso, agora estou melhor. Passei na nutricionista e na enodócrino que me passou a contagem dos carboidratos , só que não entendi direito. Estou na dúvida ainda, e fico receosa de ficar perguntando pra ela sempre. Adorei seu blog, obrigada por compartilhar conosco as informações de uma maneira simples, pois pra mim tudo nesse universo diabético é novo, estou aprendendo.

    Curtir

  24. A minha mãe tem diabetes tipo 2,ela toma 60 ui de lantus, ea gli cemia dela fica em torno de 200 a 300,ela pesa 97kg,quantas gramas de carboidratos ela deve consumir por dia?como eu começo essa contagem? Isso parece muito difícil! Se puder me ajudar ficarei muito agradecido!!

    Curtir

  25. Olá Nicole. Sou Samantha, de São Caetano do Sul, mãe do Enzo de 6 anos que há duas semanas é insulino dependente. Uma vida nova para nós. Como outras mães mencionaram, um baque inicial mas o Enzo é uma criança muito abençoada. Não teve nenhuma outra descompensação, a não ser a glicose mesmo. Depois destas duas semanas difíceis me sinto mais fortalecida. Deixo um abraço a todas as mães e meu desejo que possamos nos apoiar para dar o melhor suporte aos nossos pequenos.

    Curtir

  26. Olá. Sou nutricionista e gostaria de saber se a relação de insulina/carboidrato em uma pessoa normoglicídica seria parecida com a usada para diabéticos (1:15g) e também se alguém sabe me dizer qual o tempo de ação da insulina bolus até voltar a ser insulina basal??

    Curtir

  27. Olá .Meu filho vai fazer 11 anos . Descobrimos diabete tipo 1 vai fazer 1 ano . Está sendo muito dificil controlar a diabete dele. Gostaria de algumas dicas!! Se alguém puder me ajudar, pois temho muito medo dessa doença silenciosa.

    Curtir

  28. Oi, sou mae do Felipe, que tem diabetes, Gostaria de saber de algum aplicativo para celular para auxiliar na contagem de carbohidratos.

    Curtir

  29. Oi sou a Karina tenho 35 anos e desde os 20 tenho diabetes, comecei a contagem de carboidrato a um mês mas não achei diferença, continuo tendo hipoglicemia e agora tenho mais hiperglicemia, tá difícil de conseguir controlar a glicemia. Gostaria de saber se no começo é assim mesmo ou estou fazendo algo errado. Abraços.

    Curtir

  30. Vou começar as contagens de carboidratos do meu filho é diabético a um ano e quatro meses a médica me explicou que somaria todo o carboidrato dos alimentos e dividia por 15 pq a dele será 1:15 mas é a correção onde fica nisso??

    Curtir

    • Então… aí é outra conta… tem que ver o fator de sensibilidade, quanto uma unidade de insulina abaixa a glicemia dele.
      O médico deve ter passado isso. A contagem de carboidratos acontece com duas contas… uma delas é a que vc comentou.. e a outra é pra correção de hiperglicemia se n=necessário…

      Curtir

  31. Nicole bom dia! você pode ria ,e ajudar estou começando agora na contagem de carboidrato e nem sei por onde começo.. meu filho tem 10 anos e hj mais precisamente estou começnado.. mais é difícil pois ele não gosta de nenhuma verdura e também não ajuda já fazem 4 anos que ele é diabético já. meu whtassap é 012 997142792 se puder me retornar eu agradeço e muito.

    Curtir

Deixe um comentário