Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!


2 Comentários

DIABETES, quem se importa? Novembro Azul pelo diabetes?

1462973_750751588275705_174389000_n
Texto e imagem: Luciana Oncken – Viver com Diabetes

Viver com Diabetes no Facebook

Diabetes? Quem se importa?

Somos 13,4 milhões no Brasil, o que corresponde a 6,5% da população entre 20 e 79 anos. Mas, no Brasil, quem se importa?

O Brasil está em 4º lugar em prevalência de diabetes. Mas, no Brasil, quem se importa?

O diabetes só faz crescer em todos os países e o mais alarmante é que 50% dos portadores desconhecem sua condição, ou seja, este número deve ser muito maior. Mas, no Brasil, quem se importa?

Diabetes não diagnosticado leva a graves consequências e a incapacidades, sobrecarrega os sistemas de saúde e a previdência social, rouba qualidade de vida, leva a amputações, impotência, doenças cardiovasculares, renais, cegueira. Diabetes, quando não tratado adequadamente, mata! Falta de informação em diabetes mata!

Até o ano passado, tínhamos uma campanha e podíamos fazer parte de algo grandioso e mundial. Novembro ficava azul para a gente e para aqueles que precisam ser alertados sobre a doença. Os monumentos se iluminavam de azul pelo diabetes e o Brasil se juntava ao mundo por mais conhecimento e informação em diabetes.

Ficamos órfãos de cor, nosso novembro ficou sombrio, perdemos a nossa identidade. E ficamos isolados em relação ao mundo, que continua se iluminando de azul pelo diabetes.

Quem se importa?

Publicidade


9 Comentários

Meu dia de diabética!

Tô bem atrasada com as postagens. Esse final de ano está uma loucura pra mim! Trabalhando pra caramba, ainda bem!

No dia mundial do diabetes, resolvi chamar a atenção das pessoas de uma forma diferente. Resolvi viver um dia de diabética. Medi minha glicemia em todas as refeições, contei meus carboidratos e estabeleci uma razão imaginária de 1/10 pra fazer meu “bolus”. Usei uma caneta e agulhas e me furei. Usei um refil vazio, logo não injetei anda de verdade, nem ar. Foi realmente simbólico.

Quem curtiu a página do blog no Facebook, conseguiu acompanhar em ‘tempo real’ esse dia especial!

Dia Mundial do Diabetes - 14 de Novembro.

Dia Mundial do Diabetes – 14 de Novembro.

Vou transcrever aqui as passagens que publiquei no meu perfil do Facebook. Foi um alerta pra todas as pessoas que são minhas ‘amigas’ lá… pq quem tem diabetes na família, sabe muito. Temos que mostrar o que é o diabetes pra quem não sabe nada.

“5:50… Ainda na cama, meço a glicemia da Vivi. Todo dia. Foi dormir com 86 e acordou com 363 e corrigiu com 2.2u de insulina. Minha glicemia deu 91. Já tô pensando o que houve com a glicemia dela pra tá alta desse jeito.”

540022_3608463502800_1908522581_n

6:15 Enquanto elas tomam café, preparo o lanche da escola, conto os carboidratos e coloco o valor na lancheira… 33g de cho. Duas fatias de pão de forma, bolacha japonesa e yakult…

62250_3608478663179_691828994_n

Vivi sem fome, comeu uma torrada com requeijão, 5g cho, não vou dar insulina.

Eu, sem fome, comi uma banana pra não dar exemplo e sair sem comer… Conto 10g de cho pra banana e tomei 1unidade pra ela!!! rs

402444_3608650907485_1706503924_n

Lanche da Vivi na escola e eu medi a minha também. Pós banana… Tá baixo?

561559_3608886553376_487318822_n

Chupei duas balas e ficou assim… 88mg/dl.

311135_3609366605377_2036196613_n

Minha glicemia 80 agora, pré almoço.

Vivi no lanche, 8:45 : 263
11:51 mediu de novo: 311
Uma hora depois: 193 pré almoço

Nós duas comemos 65g de cho. Sanduiche e cookie no Subway. 4,3u de insulina pra ela e 6,5u pra mim! hahaha vou aplicar em casa…Acabo de lembrar que tinha que ter trocado a cânula ontem e passou batido. Por isso, ACHO, esses valores altos de glicemia.

396688_3609385685854_665435413_n

547047_3609397526150_1766118461_n

No Subway, em público, “apliquei” 6,5u pra 65g de cho.

558827_3609955180091_448308169_n

Pós almoço , pré lanche:
Minha: 123 meu número favorito.

Vivi: 277 já esperado pois não troquei a cânula.

Farei isso agora antes do lanche.

579179_3610257027637_620722220_n

Meu lanche… Pô, essa picada na barriga doeu… acho que eu seria uma bela canditada a uma lipodistrofia no braço!

Meu irmão chegou aqui com um Suflair… minha boca encheu de água… mas a ultima picada ainda tá doendo…. Tô aqui pensando duas vezes se um pedaço de chocolate vale mais uma picada….

Minha admiração pelos meus amigos ‘docynhus’ só aumenta, viu….

A glicemia da Vittoria não abaixa. 192. Ou ela tá esquecendo de corrigir todas as beliscadas que deu. Preciso ver direitinho. Essa semana foi um caos. Se amanhã ainda estiver assim, vou sentar e estudar algumas mudanças nas doses e mandar um email pro médico.

Glicemia do meu irmão: 101. Duas horas depois de comer um pacote de baconzitos e uma barra de suflair.

Nem medi a glicemia da Vivi de novo pq a insulina ainda tá agindo.
Comeu um prato de macarrão = 40g cho.

536630_3610955605101_497544048_n

Pós banana e pré jantar – 79.
Comi 1/3 de miojo! (super saudável, pq eu não uso o tempero dele…)
2 nuggets …
Salada nem pensar, né.
De sobremesa o chocolate! Pra aproveitar a picada… QUE DESSA VEZ NÃO DOEEEEU !!

Tô achando minha glicemia baixa demais. Parece que meu pâncreas tá exagerando na liberação de insulina…Daqui a pouco acaba e viro DM2 hahaha

Ai ai…

Coloquei a Vivi pra dormir. Como ela comeu às 20h30, eu esperi no mínimo 2 horas e meia pra medir de novo. Se eu medir agora, o valor não é confiável, pq ainda tem insulina ativa. Só durmo depois dessa última medição. Não tenho medido de madrugada mas como hoje foi um dia INTEIRO de HIPER.. vou colocar o celular pra despertar às 3h e medir a glicemia dela de novo e a minha tb! Dia longo…

29794_3611168850432_1594485121_n

Existem dois tipo de insulina, uma basal (lenta) que é tomada em horários fixos, que pode ser aplicada de 1 a 4 vezes por dia dependendo do tipo de insulina. E a rápida ou ultrarapida que é aplicada sempre que precisa corrigir uma glicemia

alta ou sempre que come alguma coisa.Eu “tomei” a minha basal às 6h30. Escolhi a levemir, que normalemnte se toma 2x por dia. Deveria ter tomado a segunda às 18h30 e esqueci.. lembrei depois, fiquei com preguiça mas agora “tomei”.

Mudei o local de aplicação. Fiz na perna. Já experimentei o braço, a barriga e agora a perna. O braço nunca dói pra mim. A barriga uma vez doeu a outra nada. E a perna não doeu.. e eu acho que deve ser o lugar mais tranquilo, me parece que nunca dói. Sei lá.

A foto não é sexy, ok?

Útima glicemia da Vivi: 121 !!! UFAAA! Até que enfim. Primeiro numero dentro do esperado.Vejam a catastrofe… lembrando pros leigos que a glicemia tem que ficar entre 80 e 120…. ou até 140 se for após a refeição. OLhem os números dela hoje.

363, 263, 311, 193, 277, 192, 121

Hoje foram 7 picadas. Multiplica isso por 7 dias da semana, 4 semanas por mês, 12 meses por ano!!! E pense que algumas tiras custam mais de 2,00 cada uma!

Essa é a minha rotina. Todo santo dia. Enquanto ela depender de mim!!

Conclusão:

311340_3611432857032_2827423_n

Vamos lá… última do dia 14. Dia Mundial do Diabetes.
Minha glicemia pós jantar deu 98. Muito bom.

Durante o dia os MEUS valores de NÃO DIABÉTICA foram:
91, 76, 88, 80, 123, 98, 79, 98 bem estáveis e bem diferentes da Vivi apesar de termos comido as mesmas coisas.

Achei um saco “aplicar insulina”. Sério. Medir a glicemia achei divertido, tem a expectativa do valor e tal. Mas insulina é chato. Ter que pensar em locais diferentes, ter que lembrar de fazer contas. Lembrar da basal, lembrar dos picos de ação. Isso é muito chato, cansativo, mas de extrema importancia pra quem tem diabetes.Com a bomba de insulina ficamos muito folgados. Relaxamos, porque não tem mais conta pra fazer, não tem pico de ação, não tem furadas com agulhas além das dos dedos.

Admiro meus amigos diabéticos ainda mais e acho que respeitarei mais minha filha em seus momentos de revolta com essa rotina pentelha que não tem fim… e que é quem vai ditar o tipo de vida que ela terá… saudável, ou cheia de complicações.

Não é fácil cuidar do hoje, tendo que ter em mente o amanhã. A consequência do relaxo não é imediata, o que pode favorecer um descuido sem grande problemas no agora… mas grandes problemas lá pra frente.

Enfim. Cabou a brincadeira. Vou medir às 3h da manhã só pra… sei lá, pq vou medir a da Vivi, por pura curiosidade.

Obrigada e desculpa ter enchido o feed de vocês com o mesmo assunto. Esse é o MEU assunto. Minha vida, minha rotina.


Deixe um comentário

[SP e RJ] 11 DE NOVEMBRO – EVENTOS DIA MUNDIAL DO DIABETES

[SÃO PAULO]  Flash Mob e Bicicletada para o Dia Mundial do Diabetes:

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, a ADJ Diabetes Brasil irá realizar e gravar um flash mob dia 11 de novembro – domingo, e você é nosso convidado. Traga sua família e amigos.

Para participar é só vestir uma peça de roupa azul e ter muita animação.

Se você toca algum instrumento musical pode trazer para animar ainda mais.

A música que escolhemos para a gravação é “Tempos Modernos – Jota Quest  ”. Segue o link: Clique Aqui

Após a gravação do flash mob vamos realizar uma “Bicicletada” pela ciclo faixa em volta do parque. Participe!

  • Local: Parque do Povo – Avenida Henrique Chamma 420, Itaim Bibi
  • Ponto de Encontro: Portão 2 (ao lado da passarela da Ponte)
  • Horário do flash mob – 9h00
  • Horário da Bicicletada – 11h00 – Faça sua inscrição: Clique Aqui
  • Link do ponto de encontro no Google Maps: Clique Aqui

            Foto do local do encontro (portão 2 e passarela, são quase juntos)

Link do evento no facebook:  https://www.facebook.com/events/169742036499268/

[RIO DE JANEIRO] Caminhada AZUL

Dia 11 de Novembro, as 9:00 , na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Ponto de Encontro:
No Parquinho enfrente ao Clube Monte Libano.
Avenida Borges de Medeiros, Altura do Numero 700.

Obrigatório o traje azul.

Caminhada pacifica de conscientização sobre Diabetes.
Não esqueçam, glicosimetro, insulina, agua e carboidratos.
As crianças percorrerão pouco mais de 1Km.
Os Adultos que desejarem podem se organizar e estender a caminhada.

A Caminhada começará as 10:00.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/167315523392218/

 

E não deixe de votar!! É só até sábado!!


1 comentário

14 – Nov: Dia Mundial do Diabetes 2012: Proteja Nosso Futuro

O que você faz para proteger o seu futuro? O futuro do seu filho?

Esse é o vídeo da “International Diabetes Federation” para a campanha do Dia Mundial do Diabetes de 2012. “Diabetes: Proteja nossa futuro” que ressalta a importância da educação em diabetes pra todo mundo para prevenir o aumento dessa epidemia global e assegurar um futuro mais saudável pra todos. Saiba mais sobre a campanha aqui: http://www.worlddiabetesday.org.

Claro que a parte que eles falam sobre PREVENÇÃO, estão falando do diabetes tipo 2. Mas, prevenir contra futuras complicações também é o objetivo de quem tem diabetes tipo 1. Não podemos fugir do diabetes, mas podemos e DEVEMOS fugir de suas complicações. COMO ???? Se cuidando! Aprendendo sobre o assunto, lendo, se informando! Tomando atitudes!


3 Comentários

4ª Blue Friday, Bomba de Insulina liberada e um Encontro de Blogueiros

Última Blue Friday de 2011 !!! Eu acabei pulando a 3ª….. 😦
Mas foi por uma boa causa.

Sexta passada fui ao Bom Retiro, no local onde acontece a dispensação dos medicamentos de alto custo pelo Governo do Estado, para retirar os insumos mensais da bomba (que ainda não tinha saído) e tive uma surpresa. Nossa bomba saiu pelo processo administrativo. Depois de 7 meses. E surpresa maior é que foi a COMBO da Roche!!! Assim fica mais fácil pro paciente comprar apenas o SMART se achar necessário !!!

E por causa de tudo isso, a espera sem fim, a enrolação… acabei esquecendo de fazer um post especial aqui! Mas… estou aqui hoje!!

Quarta feira, tivemos um encontro de Blogueiros, organizado pela BD – Brasil (aquela que faz as seringas, agulhas pra canetas, etc…), com a presença de uma endocrinologista e uma enfermeira pra tirar dúvidas sobre diabetes. Foi muito interessante e principalmente pela opostunidade de conhecer pessoas que só tinha contato online!!!

A Luciana , a Luana, a Dani, a Silvia, a Kath, a Jo, que tem blogs sobre diabetes também !!

Eu, a Dani, a Luana, a Kath e a Luciana.. e cadê a Silviaaaa????

E todos UNIDOS PELO DIABETES !!!

Adivinha de quem é a mão mais branca??? hahahaha

E hoje, no café da manhã… meninas de azul indo pra escola!