Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Erro eletrônico -> Tecnologia é: segurança, comodismo, necessidade, conforto, luxo, qualidade de vida…?

2 Comentários

Como essas coisas todas dependem de ponto de vista, não? O que pra uns é puro luxo pra outros é qualidade de vida e pra outros ainda, necessidade. Por isso eu tento julgar o mínimo possível tudo que se apresenta a mim…. eu nunca saberei de fato o valor ou a importância de algo na vida de alguém.

Por que eu tô dizendo isso? Simplesmente porque muita gente ainda julga como luxo o uso da bomba de insulina e de um sistema que faça as contas das razões insulina/carboidrato e fator sensibilidade (quanto uma unidade de insulina baixa de glicemia) e já sugira pra você a quantidade de insulina a ser liberada/aplicada.

Há uma semana o smart (controle da bomba que mede a glicemia e faz todas as contas) deu erro eletrônico e eu tive que usar um aparelho comum de glicemia e voltar a fazer (e ainda estou fazendo) as contas no papel enquanto o novo não chega.

Minha sorte foi que no dia 17 (um dia antes do problema), eu passei em consulta e estava com todas as razões impressas num receituário… caso contrário, não saberia quais as razões durante o dia, não só pra contagem como também pra correção. Eu não lembrava de mais nada. Primeira grande surpresa.

Uma semana sem controle que faz as contas automaticamente e que guarda todas as informações, pude observar algumas coisas… que talvez agora dê um nome e semana que vem até mude a visão com relação a elas… mas são:

  1. Como a gente se acomoda. É… talvez o nome, nesse caso, seja comodismo. É confortante saber que um aparelho vai guardar todas as informações e fazer as coisas pra vc, sem que você tenha que acessar papel ou outro aparelho pra achar informações de razões e correções e metas e tudo mais pra fazer uma conta ou repetidas contas ao longo do dia.
  2. Como a gente confia e abusa da tecnologia e esquece que ela, apesar de ser uma mão na roda, pode dar pau e te deixar na mão até que tudo se resolva novalmente – Lição aprendida!
  3. Como a gente não tá preparado pra ficar na mão depois de anos com uma mão na roda! (tá fazendo sentido?). Tenho 20 aparelhos em casa, os que tinham pilhas (baterias) estavam sem tira, muitos sem tiras, os que tinham pilha e tiras, elas estavam vencidas! Rá! Que beleza, isso, é claro, às 6h300 da manhã, no dia do rodízio do seu carro! – Lição aprendida!
  4. Como é difícil passar da AUTONOMIA pra -> DEPENDÊNCIA… esse é um fluxo não-natural acho… sei lá… talvez por ser tão duro chegar a autonomia de fato, fazer o caminho inverso dá agonia. Pelo menos aqui pra nós.
  5. Como a vida é mais fácil sem precisar esperar um telefonema pra um cálculo que a criança ainda não consegue fazer. Mandar a quantidade de insulina pro que ela irá comer é tranquilo. Quando a razão é 1/10 ela conseguiu entender como andar com a vírgula uma casa pra esquerda.  Mas e corrigir a glicemia com o FS ou quando a razão é 1/7 ?? Aí ela tem que te telefonar, esteja onde estiver…. e aí o bicho pega, pq LIGAR PRA MÃE já não é coisa de adolescente… Ela quer se virar. Fazer sozinha… e aí… vamos dum 300 pra um 40 pq ela achou que a quantidade que chutou alí estava ok

    glicemia1

  6. Como eu não tinha noção da quantidade de insulina que a Vivi vinha usando há tempos!!!
    Me lembro de quando fazia todos os calculos, quando ela precisava de 4 unidades eu já ficava assustada… aí… passaram uns quase 5 anos com bomba e durante essa semana as contas davam 10 unidades e eu não acreditava, achava muita insulina. O que eu fazia? Diminuia a quantidade de medo de hipo. O que acontecia? HIPER! Ou seja…  o medo de hiper, apesar de muuuuito tempo sem, ainda assombra. Muito tempo mesmo, não temos uma hipo com sintomas fortes há mais de 2 anos. O lance é confiar nas razões, nas quantidades e deixar rolar!
    hipo

    Tive que me interromper trocentas vezes e perdi a linha do meu raciocínio… Ok!
    Coisa de mãe/estudante que trabalha…

    Mas acho que no geral seria… como essa semana me fez pensar no papel da tecnologia na nossa vida, no gerenciamento do diabetes, no empoderamento da Vivi (autocuidado), na liberdade, no sossego, na qualidade de vida,  etc…

    Não… não é luxo.
    Sim… da pra viver sem…

    E aí? O que é, então? Segurança, comodismo, necessidade, conforto, luxo, qualidade de vida…?
    Como é isso pra vocês?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Erro eletrônico -> Tecnologia é: segurança, comodismo, necessidade, conforto, luxo, qualidade de vida…?

  1. É amiga, sei que a situação é de causar pânico, quando uma coisa falha quando pensamos seria perfeita. Quando te adicionei, eu tinha um blog Diabetes Sobre Controle. Eu esperava que fosse haver um intercâmbio de conhecimento entre nós. Em 31 de dezembro de 2013 tive um enfarto e fiz uma angioplastia de urgência, o stents que colocaram em mim houve rejeição por eu ser diabético. Em 02 de outubro de 2014 eu estava fazendo a quarta angioplastia, as última três colocaram stents farmacológico, mas, a duração da medicação do stents só vale por um ano.

    Voltando ao caso da sua filha, hoje tudo é informatizado, mas, eu não confio na Informática, pois ele só funciona bem se o ser humano digitalizar correto. Não merece 100 % de confiança, pois sempre vai haver falhas. Eu tomo insulina NPH e a Regular. A minha endocrinologista use um sistema de insulinoterapia, é um gráfico onde eu anoto a glicemia aferida três vezes ao dia.

    Trabalho na web com blog, infelizmente fui obrigado tirar o Diabetes Sobre Controle. No momento estou com blog evangélico, nele criei espaços para que haja uma comunicação entre me e meu público alvo. Se te apetecer faça uma visita, agora sou pastor, teólogo e outras coisas que faz parte da vida cristão, respondendo dúvidas e dando orientação. Sou também Juiz de Paz Eclesiástico e Capelão Cristão. Vou está orando por você e sua filha.

    O blog é: http://consulte-teologia-aluzdabiblia.net

    Copie e cole em seu navegador.

    Estou aqui para ajudar a todos que me procuram.

    Sou um ancião de 69 anos, mas, continuo estudando até morrer.

  2. Oi Nicole, boa tarde! Sou Rogério, 44 anos e pai da linda Julianna, de 16 anos, diagnosticada com diabetes tipo 1 a pouco mais de 2 meses. Logo após o diagnostico, dei entrada para retirada gratuita das Insulinas Lantus e Humalog e fique sabendo na data de hoje que já estão disponíveis para retirada na Rua dos Italianos, 506. Pelo que percebi, você também faz a retirada para sua filha. Gostaria que me tirasse algumas dúvidas: As insulinas são frasco de 10ml ou refil para caneta de 3ml? Para quantos meses é liberada cada retirada? Sabe me dizer sobre a espera no local?
    Grato – Rogério

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s