Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Recado pra você que tem entre 16 e 25 anos – Jovens Líderes em Diabetes – ADJ/SP

2 Comentários

Pedi pra um casal muito fofo contar a história deles pra vocês! Espero que vocês gostem e se animem!! O próximo treinamento começa sábado, dia 16!! Na ADJ.

Eric e Deise estão noivos e são Jovens Líderes em Diabetes

Eric e Deise estão noivos e são Jovens Líderes em Diabetes

Ele:

Olá, meu nome é Eric, sou Analista de Sistemas, fui participante do 5º Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes, e não tenho diabetes.

Para mim, participar do Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes foi uma oportunidade incrível!

Vou contar um pouco sobre como eu cheguei até lá!

Voltando alguns anos no passado, eu sempre tive vontade de abraçar alguma causa e dispor um pouco do meu tempo para ajudar outras pessoas de alguma forma. Mas eu ainda não tinha tido uma oportunidade para fazer isso.

Então uma pessoa muito especial entrou na minha vida. A minha noiva.

Quando eu a conheci, ela me contou que tinha diabetes desde os 9 anos de idade. E isso me despertou o interesse de saber o que era, e como era ter diabetes. Ter esse conhecimento me pareceu ser muito importante, visto que eu realmente queria saber como agir em qualquer situação que ela precisasse.

Então desde o começo eu perguntava diversas coisas sobre como ela tratava suas hiperglicemias e hipoglicemias, que tipo de coisas ela podia comer ou não, como ela fazia para sair para diversos lugares com seu glicosímetro, agulhas e insulina.

Eu realmente nunca tinha aprendido nada sobre diabetes, então eu abraçava cada informação nova e gravava bem firme na minha memória!

Eis que um dia ela comentou comigo sobre a ADJ.

E depois de me contar o que era essa associação e como eles trabalhavam, ela me falou sobre o treinamento de Jovens Líderes em Diabetes, e perguntou se eu teria interesse em participar com ela da quinta turma. Minha resposta saiu na hora, sem nem pensar duas vezes… E era “sim”, com certeza.

Vi uma ótima oportunidade para cumprir o que até então era um objetivo muito importante para mim, que era saber mais sobre diabetes para poder cuidar dela quando ela precisasse e, além disso, eu também teria a oportunidade de usar esse conhecimento para ensinar outras pessoas sobre a doença. E posso dizer que isso foi um desafio muito divertido.

Por não ter diabetes, antes de começar o treinamento eu procurei muitas informações sobre o assunto. Assim eu chegaria lá com pelo menos um conhecimento básico para poder acompanhar os outros participantes.

Mas tanto o desafio quanto a diversão não pararam por ai. A cada encontro que tínhamos na ADJ, aprendíamos muito!

E não somente sobre diabetes, mas sobre liderança, respeito, empatia, motivação, e muito mais.

Enfrentei diversas situações completamente novas para mim e cada uma eu via com interesse de aprender cada vez mais.

Também tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas durante o treinamento. Cada uma com sua história de vida e motivações diferentes.

Eu gostaria de escrever muitas outras páginas sobre como foi a jornada ao participar do treinamento de Jovens Líderes em Diabetes, mas imagino que vai ser divertido para cada um de vocês ir lá ver com os próprios olhos e vivenciar cada momento.

Acredito que uma hora ou outra eu vou ter a chance de compartilhar mais um pouco das minhas experiências com vocês!

Quero finalizar dizendo que eu recomendo muito a qualquer um participar. É uma ótima oportunidade para quem tem diabetes, pois poderão aperfeiçoar e atualizar o conhecimento que vocês já têm, quanto para quem não tem diabetes. Posso dizer por mim que isso me trouxe uma bagagem extra de conhecimento que me fez ajudar muita gente.

Vale muito a pena!

Eric Stefan Boury

5º Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes

Ela:

Sou a Deise, sou nutricionista, especializada em diabetes, voluntária na ADJ, participei do 5º Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes e tenho diabetes há 14 anos.

Desde que desenvolvi a Diabetes, aos 9 anos, não aceitava, queria ser uma pessoa “normal” que não aplica insulina e precisa fazer testes. Porém meus pais me faziam ser especial por ser diferente. E cresci com esse pensamento, sou diferente, e quero fazer a diferença.

Quando comecei a participar da ADJ eu já tinha uns 10 anos de diagnóstico. Eu digo que posso separar minha vida em Antes da ADJ e Depois da ADJ. A partir desse momento eu aceitei ter diabetes e comecei a me cuidar. Fiz a faculdade de nutrição esperando ajudar atletas com Diabetes.

Comecei a fazer o 3º Treinamento de Jovens Líderes, mas a vida me fez parar por causa de trabalho. A parte boa foi o apoio que recebi do Mark Barone, idealizador do curso, que sempre me deixou com as portas abertas para quando eu conseguisse disponibilizar tempo para participar do Treinamento. E por incrível que pareça, no último ano da faculdade, entre estágios, TCC e trabalhos com toda aquela pressão, eu entrei no 5º grupo de Jovens Líderes. Me dediquei, corri atrás, me envolvi e foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida!

Não é apenas aprender sobre Diabetes mas discutir sobre o dia-a-dia, sobre as adversidades, a troca de experiências, a oportunidade de aplicar os conhecimentos no acampamento, de aprender durante os estágios na ADJ… Sem contar as amizades, que são eternas!!

Não me arrependo de ter feito o curso no momento mais atribulado da minha vida, acredito que estava pronta para esse crescimento e experiência. Valeu a pena e continua valendo pois levo tudo na minha vida e no meu dia-a-dia. Recomendo!

 

Deise Leandro Santiago

5º Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes

2014jovenslideres_cartaz

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Recado pra você que tem entre 16 e 25 anos – Jovens Líderes em Diabetes – ADJ/SP

  1. O programa de jovens lideres é mesmo uma experiência muito especial na vida das pessoas que participam. Eu não participei ditetamente pois já passei da idade máxima mas participei bastante indiretamente. Dando palestras e sendo mentora no acampamento. Isso faz TODA a diferença na vida de um adolescente com diabetes caso a sua vontade seja essa. Adorei a matéria com o Eric e a Deise, Nicole! Muito legal!!!

  2. Pingback: Treinamento de Jovens Líderes em Diabetes | Nutrição Doce

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s