Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Exame de glicemia deveria ser obrigatório em urgências e emergências.

1 comentário

Pois é… não é de hoje que ouvimos histórias de crianças que acabaram entrando em coma por demora no diagnóstico de diabetes.

Em abril um caso chegou a chocar… uma menininha de 1 ano e 8 meses veio a falecer pois ninguém foi capaz de associar os sintomas com cetoacidose (ou dm1), a tempo de evitar uma tragédia, confundindo com virose, dengue, até ela entrar em coma e não ter mais volta.

“Valentina foi examinada por um pediatra de Araçatuba, que suspeitou de dengue. Apesar dos cuidados médicos, ela não melhorou e foi internada no dia 12 de março. ..”

“Quando a doença foi identificada, a garotinha já havia entrado em um quadro de cetoacidose, complicação aguda da diabetes. Ela morreu no dia 18 de abril, após permanecer 37 dias na UTI ”

“No hospital, uma enfermeira desconfiou dos sintomas e realizou um teste chamado destro, por meio do qual é feito um pequeno furo no dedo do paciente para checar os níveis de glicemia no sangue. ”

Leia mais aqui!

Aposto que deve ter um monte de gente se lembrando da fase do diagnóstico e certamente se encontrou nessa situação… onde raramente, apenas pelos sintomas, as pessoas relacionam o caso com diabetes. Medicam e mandam pra casa, internam e não testam a glicemia. Por quê? Um exame tão simples e rápido que pode simplesmente salvar a vida de uma criança.

Estou estudando primeiros socorros e ao ver uma pessoa desmaiada não tem orientação de verificar glicemia. Pode estar em hipoglicemia, pode estar entrando em coma e não existe protocolo pra isso. Não é esquisito? Tanta gente tem diabetes nesse país, tanta gente usando insulina, porque não tornar o teste de glicemia algo obrigatório em situações de risco?

Ao postar sobre o assunto no Facebook recebi 60 comentários dos quais mais da metade eram relatos parecidos, porém,  felizmente não terminaram da mesma forma.

Até quando será assim?

Uma amiga querida, Silvia Onofre, mãe do João Pedro, se sensibilizou e está pensando em começar uma campanha pra que esse tipo de coisa não aconteça mais.

529507_283928701741381_1607269429_n

Anúncios

Um pensamento sobre “Exame de glicemia deveria ser obrigatório em urgências e emergências.

  1. Pois é gente, minha filha também foi como uma virose ou melhor como sempre garganta inflamada e sem nem fazer exames depois de uma consulta de RS150,00 reais simplismente manda embora e tomar amoxilina, depois de três meses comeceu a fazer muito xixi e beber muita água e o resulatdo glicemia pré 279. Hoje alerto amigos e familiares a pedir exame de glicemia quando seus filhos
    diagnosticados com essas viroses. Vamos alertar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s