Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

E tivemos que entrar com a ação judicial…

13 Comentários

… pois é, pessoal. Esse processo administrativo que acontece aqui em São Paulo funcionou muito bem até essa mudança no procedimento. A partir de julho do ano passado, todas as pessoas que precisam de medicamento de alto custo ou de nutrição, passaram a renovar suas solicitações a casa 6 meses. TODOS. Mesmo que o tratamento nunca acabe, como é o caso do diabetes.

Obviamente, a comissão de farmacologia não daria conta do recado, concordam? Um número muito maior de gente enviando solicitações diariamente. Se antes dessa novidade eles já demoravam dois meses no mínimo, imagina agora. Pois bem…

Recebi tudo direitinho até dezembro de 2012. Em novembro, mandei toda a papelada pra renovação, já que eles pediam, na época, um mês no mínimo de antecedência. Em janeiro recebo tudo de volta pois o formulário estava errado, isso porque é o formulário que eles colocaram no site, hein. Pois bem, mandei tudo de novo e até agora, NADICA DE NADA.

Tenho um amigo advogado com quem tenho conversado bastante sobre isso e ele sempre batia na tecla do direito da Vivi. Me explicou um milhão de vezes como tudo acontecia. Sei lá porque sempre tive o pé atrás, sempre tive medo de alguma coisa dar errada e eu perder esse direito pra sempre. Coisa de mãe neurótica, né. Enfim… depois de tanto tempo sem resposta, depois de ter pedido por doações pra continuar o tratamento, resolvi entrar com a ação.

Foi num impulso, em mais uma cobrança desse meu amigo, que peguei minha papelada, mandei pra ele e pronto. Não dava mais pra ficar na dúvida, na insegurança. Eu precisava tomar uma atitude ou nada iria mudar.

Ele distribuiu a ação dia 27 de março. No dia 29 foi sexta-feira santa. Ele me disse mesmo que seria super rápida a resposta e qual não foi a surpresa quando, na segunda, dia 01 de abril, ele me liga dizendo que a liminar tinha saído e era favorável! Quase caí pra trás!

liminar

Protocolamos a liminar na Secretaria da Saúde se não me engano dia 08 de abril e no dia 11, recebi o telegrama que já podia retirar. Muito rápido. Apenas 15 dias no total. Da entrada na ação até a chegada do telegrama.

893074_427592930664069_1983556978_o

Hoje, 15 de abril, fui até o bom retiro retirar os insumos. Estava com medo de não ter tudo, mas fiquei muito surpresa quando recebi tudinho que o médico pediu no relatório.Eu não deveria ter ficado surpresa, afinal, numa ação judicial, eles DEVEM entregar tudo que está relacionando na prescrição médica. Eu ria a toa, feito boba, afinal, só a gente que convive com isso tudo, entende o que é garantir pro seu filho, qualidade de vida, em alguns casos, simplesmente o direito a vida. Sou eternamente grata ao meu amigo/advogado por ter me enchido tanto o meu saco com essa história toda.

904557_429145180508844_14681109_o

Eu acho ótimo São Paulo ter um processo administrativo, facilita muito pra quem não tem acesso a um advogado particular, mas ele tem que funcionar, né. Essa palhaçada de renovação a cada 6 meses é um absurdo. Tudo bem que eles têm que controlar melhor a saída de medicamentos, tem gente vendendo remédios, mas poxa… diabetes tipo 1 não tem cura, ninguém vai parar de receber insulina a não ser que morra, certo? Então pra que fazer as pessoas passarem por esse processo burocrático desnecessário????

Outra coisa que alivia e muito com a ação judicial é saber que não precisarei renovar a cada 6 meses, nem ter que dar entrada na papelada de novo caso queira aumentar a quantidade de algum item. Basta levar a receita lá, que eles alteram.

Nâo deixem de lutar pelos seus direitos. Não tenham medo, como eu tinha, de procurar a justiça. Se você realmente tem o direito, ele deve ser cumprido.

Anúncios

13 pensamentos sobre “E tivemos que entrar com a ação judicial…

  1. Estou na mesma situação,desde dezembro arcando com tudo. Quais são os documentos para entrar ação judicial?

    • O ideal é vc conversar com um advogado. Cada um tem um jeito de trabalhar.
      Eu mandei o comprovante que recebi a bomba pelo administrativo, a primeiro e o ultimo recibo de insumos, relatório médico, receita, hemoglobina glicada recente… acho que só.

  2. Bem Nicole, primeiramente quero te parabenizar por finalmente ter dado entrada na papelada, e te entendendo perfeitamente sobre o medo de entrar com uma ação deste tipo, nem sou mãe, mas fiquei com medo que algo desse errado comigo. Mas queria compartilhar contigo uma coisa: aqui aonde eu moro ( Blumenau/SC) as coisas não são bem assim não..e acho que logo vais vivenciar isso.. eu preciso renovar a receita a cada 3 meses, e na ação está escrita de 6 em 6 meses, mas se não levar no tempo certo eles param de te entregar. Ok, primeira vez fiquei meio revoltada e acabei perguntando o porque, ai a surpresa: porque a unidade de Florianopolis ( no meu caso vem da capital os medicamentos) precisa dessa receita de 3 em 3 meses..mas ok, antes ganhar tudo ‘ de graça’ do que ter que pagar a Lantus e a Humalog! E outra coisa que eu queria te dizer é: cuida com a receita, e se fores trocar a dose, avisa as moças que foi trocada, porque sinceramente, elas não leem nada do que está escrito…

    • Oi Heloisa, obrigada pelo comentário!

      Acredito que aqui em SP seja um pouco diferente. Eu conversei com a atendente no dia e ela me deixou bem claro que apenas os processos administrativos precisam da renovação semestral. Com a ação judicial, não é necessário renovar, tanto que no meu recibo de demanda judicial está escrito PRAZO INDETERMINADO… e no recibo adminstrativo dizia prazo: 1 de 6 DISPENSAÇÕES… pra gente saber quando precisava renovar.

      Obrigada pela dica! Ficarei atenta!!!

  3. Olá Nicole, antes de mais nada, deixe-me apresentar. Sou a Silvia, 36 anos e DM1 a 10 anos. Até hoje tenho usado a NPH e a R, mas nos últimos meses não tenho conseguido mais um resultado satisfatório, então pedi pra médica do SUS (que tenho que ir a cada 3 meses para trocar a receita e me manter cadastrada no programa) para trocar a insulina. Demorou algumas consultas pra ela concordar mas por fim, em dezembro do ano passado ela me passou as receitas e o laudo para a troca pela Lantus e Humalog, que já tomei por um período em 2011 e deu muito certo. Enfim, final de ano nada funciona e o MP estava de recesso. Esperei e em Janeiro começamos a correr atrás. Um advogado amigo nosso entrou com o processo todo e hoje ele foi comunicado que os documentos estão incompletos, por isso vou ter que fazer tudo de novo: exames de laboratório, nova receita, novo laudo… quanta burocracia. E sabe que nos últimos dias a glicemia até que tem se comportado? Mas não quero desistir não, agora que cheguei aqui vou até o fim, mas é muito demorado mesmo. AH, e parabéns pela conquista, a Vivi merece. Entro nos blogs sobre diabetes sempre e estava sentindo falta dos seus posts. Grande abraço e fica com Deus!

    • É isso aí! Não pode desistir.

      Obrigada pelo comentário! Minha vida tá uma loucura, uma correria, faculdade de novo, filhos, trabalho, mal do dando conta de tomar banho todo dia… aí acabei postando menos no blog…

      Agora passaram as provas….mas provavelmente no final de maio darei uma sumida de novo, mais provas!!!

      Beijão

  4. Olá tenho 28 anos e sou DM1 fresco. Estou controlando a glicemia com lantus e humalog há 4 meses. Entrei com o processo administrativo na SES há 2 meses, mas não tive resposta.
    Estava em dúvida se já apelava para ação judicial ou se esperava a boa vontade do governo por mais um tempo. Depois de ler esse post decidi entrar com a ação e hoje assinei a procuração para a entrada do pedido judicial. Assim que eu tiver resposta do processo volta aqui para da feedback do tramiti.

  5. Oi Nicole ; me chamo Adryana e a pouco mais de seis meses descobrimos que nossa filha Ariany de 9 anos era diabtica foi um grande susto pois nunca imaginvamos algo desse tipo . Depois de cair a ficha comeou a correria de ir atrs dos direitos dela e enfim tudo est se encaminhando. Hoje estamos na luta por achar bons profissionais tipo nutricionista pois o que estvamos no estava nos ensinando a contagem de carbo como se deve .Ariany se adaptou muito bem ao novo tipo de vida e nunca se queixou de nada ela muito e ns entramos na dela ou seja comemos melhor e mais saudvel. sempre leio seus comentrios e me dar mais foras pois te confesso que algumas vezes fui fraca mas nunca desistir de nada pelo contrrio sempre que olho pra ela e a vejo to bem eu agradeo a Deus por ter me dado essa filha . Amo minha famlia. Boa noite pra voce e sua filha . H , moramos em Aracaju -SE fica perto de Macei que onde voces moram , n? beijos .

  6. Recebi a resposta da SES por telegrama 60 dias após a entrada do pedido, mas infelizmente, ou não, o pedido foi negado.

    Segundo o telegrama, o SUS tem medicamentes que suprem minhas necessidades desde que eu faça o tratamento adequado. Provavelmente quem escreveu isso não tem diabete.

    Pelo lado judicial, o advogado falou que foi interessante ter recebido a resposta, já que mostra que não conseguimos os remédios indicados pelos médicos pelas vias executivas.

    De qualquer maneira, eu não esperava pela negação do pedido e acabo criando uma expectativa negativa.

  7. *Enviadas:* Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2013 9:45 *Assunto:* Orao de Schonstlatt (que fora!!!)

  8. Boa tarde !!! eu acabei de ler sobre seu processo judicial ,ja tem um tempo que tento pelo menos a lantus para meu filho e ate agora nada a primeira medica que passou era do santa marcelina de itaquera quando pedi os papeis atualizados para dar continuidade ela me informou que o hospital nao estava autorizando ,em seguida ela saiu do hospital.
    Ele continua fazendo tratamnto no mesmo lugar SUS a minha duvida e se eu pagar consulta numa clinica popular que cobram mais barato sera que os papeis vao servir para da entrada na justiça por nao ser do SUS

  9. Bom dia
    Poderia passar o contato do advogado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s