Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Meu dia de diabética!

9 Comentários

Tô bem atrasada com as postagens. Esse final de ano está uma loucura pra mim! Trabalhando pra caramba, ainda bem!

No dia mundial do diabetes, resolvi chamar a atenção das pessoas de uma forma diferente. Resolvi viver um dia de diabética. Medi minha glicemia em todas as refeições, contei meus carboidratos e estabeleci uma razão imaginária de 1/10 pra fazer meu “bolus”. Usei uma caneta e agulhas e me furei. Usei um refil vazio, logo não injetei anda de verdade, nem ar. Foi realmente simbólico.

Quem curtiu a página do blog no Facebook, conseguiu acompanhar em ‘tempo real’ esse dia especial!

Dia Mundial do Diabetes - 14 de Novembro.

Dia Mundial do Diabetes – 14 de Novembro.

Vou transcrever aqui as passagens que publiquei no meu perfil do Facebook. Foi um alerta pra todas as pessoas que são minhas ‘amigas’ lá… pq quem tem diabetes na família, sabe muito. Temos que mostrar o que é o diabetes pra quem não sabe nada.

“5:50… Ainda na cama, meço a glicemia da Vivi. Todo dia. Foi dormir com 86 e acordou com 363 e corrigiu com 2.2u de insulina. Minha glicemia deu 91. Já tô pensando o que houve com a glicemia dela pra tá alta desse jeito.”

540022_3608463502800_1908522581_n

6:15 Enquanto elas tomam café, preparo o lanche da escola, conto os carboidratos e coloco o valor na lancheira… 33g de cho. Duas fatias de pão de forma, bolacha japonesa e yakult…

62250_3608478663179_691828994_n

Vivi sem fome, comeu uma torrada com requeijão, 5g cho, não vou dar insulina.

Eu, sem fome, comi uma banana pra não dar exemplo e sair sem comer… Conto 10g de cho pra banana e tomei 1unidade pra ela!!! rs

402444_3608650907485_1706503924_n

Lanche da Vivi na escola e eu medi a minha também. Pós banana… Tá baixo?

561559_3608886553376_487318822_n

Chupei duas balas e ficou assim… 88mg/dl.

311135_3609366605377_2036196613_n

Minha glicemia 80 agora, pré almoço.

Vivi no lanche, 8:45 : 263
11:51 mediu de novo: 311
Uma hora depois: 193 pré almoço

Nós duas comemos 65g de cho. Sanduiche e cookie no Subway. 4,3u de insulina pra ela e 6,5u pra mim! hahaha vou aplicar em casa…Acabo de lembrar que tinha que ter trocado a cânula ontem e passou batido. Por isso, ACHO, esses valores altos de glicemia.

396688_3609385685854_665435413_n

547047_3609397526150_1766118461_n

No Subway, em público, “apliquei” 6,5u pra 65g de cho.

558827_3609955180091_448308169_n

Pós almoço , pré lanche:
Minha: 123 meu número favorito.

Vivi: 277 já esperado pois não troquei a cânula.

Farei isso agora antes do lanche.

579179_3610257027637_620722220_n

Meu lanche… Pô, essa picada na barriga doeu… acho que eu seria uma bela canditada a uma lipodistrofia no braço!

Meu irmão chegou aqui com um Suflair… minha boca encheu de água… mas a ultima picada ainda tá doendo…. Tô aqui pensando duas vezes se um pedaço de chocolate vale mais uma picada….

Minha admiração pelos meus amigos ‘docynhus’ só aumenta, viu….

A glicemia da Vittoria não abaixa. 192. Ou ela tá esquecendo de corrigir todas as beliscadas que deu. Preciso ver direitinho. Essa semana foi um caos. Se amanhã ainda estiver assim, vou sentar e estudar algumas mudanças nas doses e mandar um email pro médico.

Glicemia do meu irmão: 101. Duas horas depois de comer um pacote de baconzitos e uma barra de suflair.

Nem medi a glicemia da Vivi de novo pq a insulina ainda tá agindo.
Comeu um prato de macarrão = 40g cho.

536630_3610955605101_497544048_n

Pós banana e pré jantar – 79.
Comi 1/3 de miojo! (super saudável, pq eu não uso o tempero dele…)
2 nuggets …
Salada nem pensar, né.
De sobremesa o chocolate! Pra aproveitar a picada… QUE DESSA VEZ NÃO DOEEEEU !!

Tô achando minha glicemia baixa demais. Parece que meu pâncreas tá exagerando na liberação de insulina…Daqui a pouco acaba e viro DM2 hahaha

Ai ai…

Coloquei a Vivi pra dormir. Como ela comeu às 20h30, eu esperi no mínimo 2 horas e meia pra medir de novo. Se eu medir agora, o valor não é confiável, pq ainda tem insulina ativa. Só durmo depois dessa última medição. Não tenho medido de madrugada mas como hoje foi um dia INTEIRO de HIPER.. vou colocar o celular pra despertar às 3h e medir a glicemia dela de novo e a minha tb! Dia longo…

29794_3611168850432_1594485121_n

Existem dois tipo de insulina, uma basal (lenta) que é tomada em horários fixos, que pode ser aplicada de 1 a 4 vezes por dia dependendo do tipo de insulina. E a rápida ou ultrarapida que é aplicada sempre que precisa corrigir uma glicemia

alta ou sempre que come alguma coisa.Eu “tomei” a minha basal às 6h30. Escolhi a levemir, que normalemnte se toma 2x por dia. Deveria ter tomado a segunda às 18h30 e esqueci.. lembrei depois, fiquei com preguiça mas agora “tomei”.

Mudei o local de aplicação. Fiz na perna. Já experimentei o braço, a barriga e agora a perna. O braço nunca dói pra mim. A barriga uma vez doeu a outra nada. E a perna não doeu.. e eu acho que deve ser o lugar mais tranquilo, me parece que nunca dói. Sei lá.

A foto não é sexy, ok?

Útima glicemia da Vivi: 121 !!! UFAAA! Até que enfim. Primeiro numero dentro do esperado.Vejam a catastrofe… lembrando pros leigos que a glicemia tem que ficar entre 80 e 120…. ou até 140 se for após a refeição. OLhem os números dela hoje.

363, 263, 311, 193, 277, 192, 121

Hoje foram 7 picadas. Multiplica isso por 7 dias da semana, 4 semanas por mês, 12 meses por ano!!! E pense que algumas tiras custam mais de 2,00 cada uma!

Essa é a minha rotina. Todo santo dia. Enquanto ela depender de mim!!

Conclusão:

311340_3611432857032_2827423_n

Vamos lá… última do dia 14. Dia Mundial do Diabetes.
Minha glicemia pós jantar deu 98. Muito bom.

Durante o dia os MEUS valores de NÃO DIABÉTICA foram:
91, 76, 88, 80, 123, 98, 79, 98 bem estáveis e bem diferentes da Vivi apesar de termos comido as mesmas coisas.

Achei um saco “aplicar insulina”. Sério. Medir a glicemia achei divertido, tem a expectativa do valor e tal. Mas insulina é chato. Ter que pensar em locais diferentes, ter que lembrar de fazer contas. Lembrar da basal, lembrar dos picos de ação. Isso é muito chato, cansativo, mas de extrema importancia pra quem tem diabetes.Com a bomba de insulina ficamos muito folgados. Relaxamos, porque não tem mais conta pra fazer, não tem pico de ação, não tem furadas com agulhas além das dos dedos.

Admiro meus amigos diabéticos ainda mais e acho que respeitarei mais minha filha em seus momentos de revolta com essa rotina pentelha que não tem fim… e que é quem vai ditar o tipo de vida que ela terá… saudável, ou cheia de complicações.

Não é fácil cuidar do hoje, tendo que ter em mente o amanhã. A consequência do relaxo não é imediata, o que pode favorecer um descuido sem grande problemas no agora… mas grandes problemas lá pra frente.

Enfim. Cabou a brincadeira. Vou medir às 3h da manhã só pra… sei lá, pq vou medir a da Vivi, por pura curiosidade.

Obrigada e desculpa ter enchido o feed de vocês com o mesmo assunto. Esse é o MEU assunto. Minha vida, minha rotina.

9 pensamentos sobre “Meu dia de diabética!

  1. Linda sua iniciativa Nicole! Vivi deve ter ficado muito orgulhosa da mãe!

  2. Ammei ler o seu dia “de diabética”, só assim pra saber o q se passa com nossos pequenos docinhos. to até pensando em fazer um dia tbm pra ver como meu pequeno se sente. Obrigada por compartilhar no blog, adoro tudo que vc posta. Bjs Francine (mãe do Lucas – 5 anos dm1 há dois anos)

  3. acho que deveríamos fazer um folder com esse seu post para as pessoas entenderem o que é a vida de uma criança diabética……e não um mero “coitadinha, tão novinha e não pode comer doce”….tenho uma birra de ouvir isso, especialmente pq tenho que explicar que ela não gosta de doce, chocolate, etc, mas ama de paixão uma bomba chamada PÂO DE QUEIJO, PÂO, MACARRÃO……”ué, mas isso é salgado!”…..entende??sei que me entende!
    beijos

    • Ah Kellen… acho que tem algumas coisas que nunca conseguiremos mudar. E a ignorância alheia é uma delas.
      Temos que aprender a ouvir esse tipo de comentário e fazê-lo passar de um ouvido pro outro e sair da gente sem qualquer efeito negativo.
      Ela já já cresce e aprende umas respostinhas afiadas e divertidas!!! hahaha

      Beijão pra vcs!

  4. Poxa Nicole, PARABÉNS pela iniciativa!!!!
    Minha mãe nunca deixou eu dar uma picadinha nela, rs
    Bjuuuu

  5. muito legal mesmo. naõ tenho a menor coragem. o pai dela ja fez insulina nele e aplicação da canula s/anestsia em sua propria barriga só p/mostrar p/ela. antes da bomba a gente nao dava nada doce p/ela,mas depois, como tudo fica mais facil, sempre tem alguma coisa c/açucar por aqui. o que vc pensa sobre isso. bjo p/vcs

Deixe um comentário

