Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Recado aos Srs Médicos..

21 Comentários

É com o maior respeito e admiração que direciono esse post à vocês. Do fundo do meu coração. Falo como se tivesse, e como já fiz inclusive, falando com meu pai, que é medico como vocês.

Nós, pacientes, adoraríamos não precisar nunca de vocês. Da mesma forma como [adoraríamos]² não depender do governo pra proporcionar aos nossos filhos, os medicamentos e insumos necessarios pra que eles VIVAM.

Não sei se algum de vocês aí tem um filho com diabetes ou tem diabetes e precisa bancar o próprio tratamento. Isso pra vocês talvez não onere o orçamento no final do mês, mas a realidade da imensa maioria das pessoas não é essa.

Infelizmente precisamos do governo. E pra contarmos com a ajuda do governo, infelizmente (de novo) precisamos de vocês. Dos seus infinitos relatórios e receitas médicas atualizadas a cada três meses.

Eu imagino que escrever a história de um paciente pra convercer o governo de que ele precisa de tratamento pra uma doença que não tem cura deva ser um saco. E saco maior ainda é o que nós, mães e pacientes temos que ter pra pedir esse tipo de coisa pra vocês.

Sabemos que não gostam. Sabemos o quanto essa burocracia é infernal. Mas de repente se vocês se mobilizarem pra que algo seja diferente, talvez nem vocês e nem nós, precisaremos conitnuar dependendo dessa palhaçada de papelada desnecessária.

Ora, já que diabetes tipo 1 não passa, pra que atualizar tudo a cada 3 meses? Por que não simplesmente quando as doses forem alteradas e isso requisitar um refil ou um frasco a mais por mês? Porque OBVIAMENTE temos pessoas de muito mau carater abusando desse “favor” que o governo nos faz.

E esse mesmo sentimento de “favor” é o que sentimos quando temos que pedir relatórios atualizados… e reparar no canto do rosto de vocês, uma insatisfação com isso.

Pior ainda é ouvir em tom de piadinha que “daqui a pouco teremos que cobrar a mais apenas para ficar preenchendo relatórios”. Que a piada seja sobre a mudança e a burocracia do processo todo… nós não precisamos ouvir. Estamos cansados de saber que muitas vezes não passamos de “chatice” pra vocês.

Eu sei que isso toma tempo e que muitos de vocês “não estudaram ou não recebem pra isso”. Mas vocês cuidam de pessoas! Pessoas que precisam de medicamento caro. Pessoas que, se não precisassem de vocês, certamente não estariam em seus consultórios.

Tenham um pouco mais de paciencia e compaixão por aqueles que à vocês, entregam suas vidas e de seus filhos. E preencham as porcarias dos relatórios com muito amor e carinho pra que não tenhamos que voltar inúmeras vezes e pedir pra que vocês os refaçam. Não queremos que vocês percam o precioso tempo de vocês, mesmo porque quem mais perde tempo nessa brincadeira toda, somos nós. Ao voltar ao seu consultório, já fomos entregar o relatório, já tivemos uma negativa, já fomos e voltamos, gastamos tempo e dinheiro e gastaremos mais um tanto pra fazer todo esse processo de novo. E PIOR… FICAMOS SEM OS INSUMOS !!!

Nós, pacientes, mães, cuidadores… NÃO GOSTAMOS DOS RELATÓRIOS TAMBÉM.

Obrigada a quem perdeu seu tempo … imagino que não muitos chegaram até o fim. Obrigada mesmo assim.

Beijos de uma mãe frustrada.

ps. o interesse não é de vocês, realmente, mas se atualizar sobre as mudanças nos processos pra receber esse tipo de ajuda do governo, não custa.

Anúncios

21 pensamentos sobre “Recado aos Srs Médicos..

  1. É Nic, concordo em gênero , número e grau contigo!

    • NICOLE, CHAMO-ME ELIZA E EM 1995, MINHA FILHA MAIS VELHA JEISA, COM ENTÃO 3 ANINHOS DE IDADE, FOI DIAGNOSTICADA COM DIABETES. NO ANO SEGUINTE, EM 1996, SUA IRMÃ JÉSSICA , QUE TAMBÉM ACABARA DE COMPLETAR 3 ANINHOS, TAMBÉM FOI DIAGNOSTICADA DIABÉTICA. NEM PRECISO DESCREVER PARA VC O SENTIMENTO DE DOR, PESAR, INDIGNAÇÃO QUE PASSEI
      E PRINCIPALMENTE , VER MINHAS FILHINHAS PASSANDO POR AQUILO. NUNCA ESQUECEREI OS PULOS DE ALEGRIA DA JEISA, QUE NA PUREZA DE SUA INFÂNCIA GRITAVA E ABRAÇAVA A IRMÃ: AGORA NÓS SOMOS IGUAIS!
      BEM, HOJE ELAS TEM RESPECTIVAMENTE 20 E 18 ANOS, JEISA NASCEU EM 10/02/1992 E JÉSSICA EM 08/12/1993. JEISA CURSA FACULDADE DE PSICOLOGIA E JESSICA AINDA ESTÁ TENTANDO PASSAR NO VESTIBULAR DE MEDICINA PORQUE QUER SER ENDOCRINOLOGISTA. TENHO UM ORGULHO ENORME DELAS, AS AMO MAIS QUE TUDO E, RESUMINDO, FICO INDIGNADA PELOS CARÕES E PUXÕES DE ORELHAS QUE ELAS RECEBEM DE MÉDICOS A CADA CONSULTA QUE, A MEU VER, SE DESUMANIZARAM, POIS APRENDI, DURANTE TODA ESSA NOSSA CONVIVÊNCIA COM O DIABETES QUE A ELE, BEM SE APLICA AQUELE LEMA DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS: SÓ POR HOJE! SÓ POR HOJE NÃO TIVE HIPO, SÓ POR HOJE NÃO TIVE HIPER, SÓ POR HOJE NÃO ME REVOLTEI…SÓ POR HOJE! JÉSSICA JÁ TEVE HIPO SEVERA E FICOU NA UTI, E EU DIZIA: SENHORES MÉDICOS ELA PRECISA COMER ALGO SENÃO A GLICEMIA DELA NÃO SOBE! E ELES DO TOPO DE SUAS ARROGÂNCIAS DIZIAM:É ASSIM MESMO! ASSINEI UM TERMO DE COMPROMISSO, TIREI MINHA FILHA DE LÁ, LEVEI-A PARA UM RESTAURANTE EM FRENTE E ELA COMEU UM PRATO DE COMIDA E SAIU ANDANDO. BEM. ALGUNS ANOS DEPOIS, OUTRA HIPO SEVERA, DESTA VEZ ELA FRATUROU O ÚMERO, NÃO QUERIAM ENGESSAR O BRAÇO DELA PORQUE ELA ERA DIABÉTICA! AH MEU DEUS, SE FOSSE CONTAR, DAVA UM LIVRO E TANTO. ENTÃO QUERIDA, LUTE, LUTE E LUTE! E EXIJA, E EXIJA. JÁ COMPREI MAIS BRIGAS COM MÉDICOS NESTA VIDA QUE NEM SABERIA CONTAR. E NÃO SE CURVE. O DINHEIRO É NOSSO, É DO POVO E TEM QUE VOLTAR PARA O POVO. E TEMOS QUE SERMOS MUITO, MAIS MUITO BEM TRATADOS E ACOLHIDOS! UM ABRAÇO!

      • Eliza Rodrigues, gostei muito de teu comentário. Parabéns por tua força, coragem e amor. Sou DM1 há 31 anos e sei bem do que estás falando. Abraço!

  2. Mil vezes: CARACAS!!! Que máximo, Nicole!!! Simplesmente amei sua indignaçao que é minha também. Eu estou cansada (e ainda estou no começo desta longa jornada) de tanto peregrinar por estas defensorias e promotorias da vida para defender os direitos da minha filha diabética. Estou com um bolo de requisiçoes, relatórios, receitas e tal que vencem a cada mês porque o maldito pedido tem que ser feito dentro do mês. E estamos tao acostumados com isto que perdemos a noçao e capacidade de indignaçao. Nao tem lógica renovar uma receita ou uma solicitaçao de insumos para diabéticos porque esta doença nao vai deixar de existir, ao menos tao cedo. Obrigada por nao deixar que esta força morra dentro de nós maes, porque é com ela que poderemos por um fim nesta grande palhaçada. Um beijo grande!

  3. Oi Nicole faço minha as suas palavras.Tenho um filho de 18 anos diagnosticado a 04 .E até hoje vivo tudo isso,gostei do seu desabafo .Bjs

  4. Nicole obrigada por ser porta voz de muitas e muitas mães, pais filhos e etc que dependem destes recursos…

  5. Concordo com td isso Nicole. Não sabia que os relatórios são feitos de 3 em 3 meses, realmente é uma burocracia terrível e desnecessária, uma vez que é crônica…… A DM é crônica, a burocracia não precisa ser. Esse mês começo essa lida então, uma vez que vou entrar com o pedido para a Lantus….. vamos ver como vai ser….

    • Até julho, não era assim. Eu fiquei mais de um ano recebendo.
      Mas aí algo mudou e piorou demais. Agora é assim. De 3 em 3, ou 6 em 6, em alguns lugares todo mês… um saco. Boa sorte!

  6. Nic eu fiquei com vergonha de pedir p/ medica fazer a solicitação é muito constrangedor demais!

  7. Olá Nicole adorei seu comentário ou desabado, vc foi muito verdadeira em tudo o que disse….Quero agradecer a vc por suas informações, pois foi aqui no seu blog que descobri através de uma pesquisa na internet, que eu poderia conseguir a caneta pra lantus de graça, eu já entrei em contato com a Sanofis e eles iram me enviar, fiquei feliz por isso.
    Obrigado mesmo, nossos gastos já são tantos que isso vai ajudar e muito e parabéns por toda sua luta e por ser uma mãe tão dedicada e companheira de sua filha….Até, bjo grande.

  8. Nic, mais uma vez, eu agradeço a equipe do IPPMG, la ao final de cada consulta, eles me perguntam se eu preciso de algum laudo, receita diferenciada, sempre.

    Mas ja passei por medicos que não eram assim, ao citar a bomba pela primeira vez, ela tentou me desestimular, saberia que laudo ali seria como tirar leite de pedra… troquei, e nunca me arrependi.

  9. Entendo perfeitamente. Ainda há um recado a mais, naqueles casos que os pacientes sÕ HIPERLÁBEIS,onde às vezes em nosso depoimento trimestral osmédicos aumentam a dosagem e nos olham como se o erro fosse nosso ( mãe). Há dois constragimentos trimestrais : ter que pedir o relatório médico e não conseguirem olhar, individualmente, para cada paciente. O DM1 não é apenas um organismo biológico,é um ser completo.

  10. Acho que todos nós deveríamos publicar em jornal local ou, até mesmo, nacional, esse texto tão bem escrito e que descreve o sentimento de toda mãe – pancreas, que além de sofrer com a situação de seus filhos ainda tem que aguentar determinadas situações.

  11. Não fico indignado com os médicos, até porque a médica do meu filho é fantástica. Por incrível que pareça, quando levo o relatório pra ela preencher ela já tem um preenchido, é só anexar os exames.
    Minha indignação é com a BURROCRACIA do governo, que poderia solicitar esses relatórios uma vez por ano.

  12. sou diabetico ,e cada 3 meses é essa situaçao,vamos nos mobilizar a esse respeito,e divulgar nos jornais locais, para que associedade fique sabendo,

  13. Parabéns Nicole pelo teu post! Desabafo mais do que necessário! O pior de tudo, é que são os médicos que criam esta burocracia toda. Sim! Conheço três médicos aqui de Porto Alegre que ajudaram a criar esta burocracia toda!!! E pasmem, eles mesmos dizem que tem muita burocracia. Vai entender! Vou divulgar teu desabafo e, quem sabe ajudar a clarear a visão de alguns profissionais. Obrigada por compartilhar! Admiro tua garra! Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s