Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Também quero usar a bomba de insulina!! O que tenho que fazer???

4 Comentários

Calma, muita calma. Não é bem assim. Não é tipo a roupa da moda ou o acessório que todos estão usando que basta você querer, comprar e passar a usar.

A bomba de insulina é um tratamento como qualquer outro, que para tal, exige algumas coisas…. como por exemplo: INDICAÇÃO MÉDICA. (Minha opinião, tá gente, isso não é nada científico…são minhas observações)

1) Seu médico tem que conhecer o sistema e estar apto para prescrevê-lo aos pacientes e fazer o acompanhamento. Muitos médicos não estão, não gostam da ideia da bomba e por isso não prescrevem esse tratamento, acham sempre que não está na hora, que não é a idade certa, etc…. Você tem que descobrir se teu médico é um desses, que evita a bomba por desconhecer o sistema ou se realmente conhece você e acha que não está na hora.

2) Caso seu médico seja a favor da bomba, você tem que ver com ele se está realmente apto pra usá-la. Existem vários critérios pra isso. Não basta querer. Você tem que ter tentado todos os outros métodos primeiro. Principalmente as multiplas aplicações de ultra rapida com contagem de carboidratos. Você tem que estar disposto a prestar atenção no seu controle, anotar tudo, o começo do uso da bomba exige muita responsabilidade e vontade.

3) Sem saber a contagem de carboidratos, sem estar afiadinha com ela, tudo na ponta da língua, você pode até usar a bomba mas não vai se dar tão bem quanto poderia. São passos a serem seguidos. Como uma amiga diz (tô mundando um pouco aqui as palavras), a Bomba é uma FERRARI, se você não tem habilidade pra explorar todo o seu potencial, vai usá-la como se fosse um fusca, e certamente não terá o resultado desejado. (Não era isso, né Ana. Minha memória tá péssima)… Mas enfim… é mais ou menos isso aí. Não adianta ter uma baita máquina, se você não sabe usá-la!!!

4) Se você não é disciplinado e acha que a bomba está aí pra resolver todos os seus problemas, VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO. Se você acha que com a bomba você pode se desligar um pouco das coisas porque pensa que ela faz tudo sozinha VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO. Se você pensa que com a bomba você poderá comer tudo que quiser, na hora que quiser, na quantidade que quiser, VOCÊ ESTÁ ACREDITANDO DEMAIS EM MILAGRES !!! Com a bomba, você continua medindo suas glicemias, continua prestando atenção no que você está comendo. A bomba não é milagrosa. Ela não vai cuidar do seu diabetes pra você, ela só vai facilitar, te ajudar… se você tem disciplica, ela será uma ferramenta e tanto, se você não tem disciplina, vai continuar tendo problemas, meu amigo.

PORTANTO, toda vez que recebo um comentário perguntando como conseguir a bomba, e como conseguí-la pelo governo e tal, eu sempre SEMPRE pergunto pra pessoa se ela tem indicaçao médica. Porque esse deve ser o primeiro passo. Quem sabe o que é melhor pra você em termos de tratamento, é ele, seu médico. Não é porque todos estão testando, ou usando, que isso serve pra você…

Certo?

Anúncios

4 pensamentos sobre “Também quero usar a bomba de insulina!! O que tenho que fazer???

  1. Nicole, também escrevi sobre o assunto, Bomba de insulina não é acessorio, é tratamento!
    Pra quem não leva o tratamento a serio antes da bomba, não vai levar depois, e pior, o risco de cetoasidose em caso de descompensação da glicemia é maior.
    O SUS tem um protocolo para ser seguido pelos medicos na mudança de terapia, então quem deseja obte-la pelo SUS OBRIGATORIAMENTE tem que estar dentro das condições. Todas as terapias anteriores e mais baratas tem que ter sido testadas sem sucesso, mas não por falta de disciplina.
    Bela postagem!!!

  2. Nicole excelente postagem. Quanto a Ferrari foi assim mesmo que falei, mas parafaseio nosso endocrino Dr Mauro Scharf Pinto. Como uma Ferrari, se você não sabe contagem então não sabe dirigir. Se usa uma Ferrari sem dirigir será fatal, afinal é uma Ferrari…Beijos e parabéns

  3. Ótimas pontuações Nicole! Aqui aconteceu o seguinte: nós como pais sugerimos a bomba, temos consciência de que é o melhor tratamento, sabemos contagem de cho, anotamos tudo, nos envolvemos com o tratamento, etc…Nós pensamos, nós sugerimos, nós convencemos a Catarina a testar. Nós tínhamos uma ideia pré-concebida na cabeça de como seria. Ela como criança, entrou na onda, mas acredito que não tinha a mesma ideia que nós. Resultado: no terceiro dia de teste da bomba ela teve uma crise e arrancou a cânula. Não queria segir usando. Depois dessa experiência eu digo: tenha certeza que essa escolha, usar a bomba, deve ser também uma escolha do seu filho, não só uma escolha sua como pai e mãe. Quem vai carregar a bomba é seu filho,por isso esclareça isso muito bem isso na cabecinha dele antes da decisão. E claro, o tet-drive tá aí pra isso, pra testar, experimentar. Pode ser frustrante ou uma grande alegria. Abraços.

  4. Olá, Nicole. Estamos aguardando o teste da bomba c o nosso filho de 3 anos e meio. Já há dois anos e 3 meses ele é insulino dependente e, pelas múltiplas aplicações e mtas variações de glicemia, resolvemos experimentar a bomba. Levamos o Gui para conhecer uma amiguinha da mesma idade q já está usando a bomba. Ele ficou empolgado na hora. Estamos conversando tds os dias p ver se ele está tendo noção q a bomba não poderá ser retirada. Hj tive uma enorme alegria: depois dos dois últimos exames de hemoglobina dando 8,1 conseguimos, por Deus msmo, baixar p 6,6!!! To mto feliz. Sei q o controle vai ser mais intenso c a bomba mas só dele parar de levar 5 agulhadas de insulina tds os dias já vale a pena decorar tds os carboidratos do mundo!!!! Qro q ele tenha mais conforto, sem ter q sentir incomodo das picadas. è isso q eu espero: mais qualidade de vida sempre com disciplina.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s