Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Infecção no local da cânula

15 Comentários

[CONTÉM FOTOS QUE PODEM GERAR DESCONFORTO]

Bom gente… Esse não é o post mais bonito do mundo nem com as fotos mais linda,s mas como o objetivo é mostrar a realidade, cá estou eu mais uma vez pra mostrar algo raro, porém possível de acontecer.

E que droga ter que saber disso na prática. Adoraria que ficasse só na teoria, mas enfim.

Sempre que a gente tem algo dentro do corpo, seja um brinco, um piercing, pontos de uma cirurgia, DIU, silicone, são corpos estranhos no nosso corpo e isso causa uma reação.

Pois bem, Vivi foi ao acampamento na quinta feira e fez várias coisas que normalmente não faz. Horas de piscina, tobogã, atividades na terra e na hora do banho esqueceu de colocar a tampinha que veda a entrada de água na cânula. Na verdade, não entra água na cânula mesmo sem a tampinha, como nossa Enfermeira e Educadora Letícia Fabri nos explicou, o que pode ter acontecido foi que ficou alguma gotinha de água suja na entradinha na canula e ao conectar a bomba novamente, empurrou essa gotinha pra dentro.

São hipoteses e talvez eu nunca tenha realmente certeza do real motivo. O importante agora é cuidar e lembrar de sempre trocar a cânula depois de eventos desse tipo mesmo que não seja o dia de trocar!!

Ao deitar, reclamou de um pouco de dor na canula. Depois contou que numa brincadeira com a irmã, ela esbarrou forte e tal. Ok. Não dei muita bola. Acordou no outro dia morrendo de dor, não me deixou mexer, estava com glicemia em 351 e em jejum pq é o único dia que eu tinha pra levá-la ao laboratório fazer os famosos exames que fazemos a cada 3 meses. Por causa dessa glicemia e da dor na região, eu já comecei a usar a caneta e não mais a bomba, porque imaginei mesmo que algo estava errado.

Ela não me deixou mexer na cânula no laboratório, eu queria trocar la mesmo, mas a dor devia ser tanta que ela nem imagina alguém encostando alí.

Foi pra escola e voltou quase mancando. Aí eu tive que tomar uma atitude. Coloquei ela deitava no sofá de barriga pra baixo, minha mãe ajudou a segurá-la e eu tirei a cânula na marra. Não achei mais vermelho que o normal mas a região estava meio durinha. Apesar da dor, eu fiz uma pressão leve e saiu pus. Pronto. estava infeccionado. E BEM infecionado. A glicemia, mesmo usando as canetas, demorou a baixar. Na verdade, isso foi na sexta e até hoje, domingo, ainda está na faixa dos 200.

Conversei com a Letícia, com meu pai que é médico e optamos por um analgésico em caso de dor e anti-inflamatório caso continuasse muito vermelho e quente. Fiquei só no analgésico. Tô limpando com álcool e passando rifocina.

Hoje, ela resolveu tomar banho de banheira. Como meu pai ( que é médico ortopedista) sugeriu de fazer compressa quente pra puxar a infecção, achei que um banho de banheira, quente, daria certo. E deu. Quando saiu do banho tinha novamente aquela pontinha amarelinha bem parecida com uma espinha. Perguntei pra Vivi se podia pressionar um pouco e ela deixou. Ela disse que depois de tirar o pus a dor melhora bastante. E lá fui eu. Pressionei e realmente saiu. E saiu bastante. O alívio foi tanto que ela mesma começou a pressionar e tirar mais o pus que chegou a escorrer.

Hoje lembrei da tal DOSE BASAL TEMPORÁRIA, e aumentei 20% pra ver se melhora a glicemia.

Meu pai acabou de chegar e contei pra ele o ocorrido. Ele disse então que é melhor entrar com antibiótico. Disse que o banho de banheira não foi uma boa ideia! Ai ai… eu mereço !! hahahaha Mas agora aprendi, né!

PESSOAL, SEMPRE CONSULTEM UM MÉDICO, OK??? Nem pensem duas vezes antes de ligar e encher o saco.

Vejam como ficou…

15 pensamentos sobre “Infecção no local da cânula

  1. Tadinha Ni, são essas coisas que fico pensando o que será melhor pra Luisa, continuar na caneta, ir para bomba. aiaiaiia Peço a Deus sempre que me mostre o melhor caminho. Bjs na Gigi, que ela melhore rápido.

    • Mas ó… ela tá com bomba desde março e só aconteceu uma vez. Tenho certeza que agora ficarei mais espertas pra essas situações então será cada vez mais difícil acontecer…

  2. ops Vivi e não Gigi

  3. Queridas, uso bomba a mais de 3 anos e quando começamos a sentir dor ou desconforto é melhor trocar de área pois alguma coisa não esta certa….procure ficar atenta na limpeza da pele antes da inserção da canula pois tambem pode ser isso….Bjos para ela , força, é assim mesmo, nos somos mesmo muito ESPECIAIS!!!!!!

  4. Nic, o Igor outro dia reclamou de desconforto na canula, a enfermeira aconselhou trocar, quando tirei veio muito sangue, pegamos um vasinho, acho que se tivesse deixado mais teria ficado assim.
    Mas será que uma pomada com antibiotico não resolveria?

    • Meu pai achou melhor entrar com o oral mesmo.
      Achou que tem bastante pus.. e que a “loja” ainda está grande.
      Se ela para de drenar espontaneamente, depois tem que lancetar.
      COmo vou viajar na sexta, quero que isso esteja resolvido.

  5. Que chatice, tadinha da Vivi deve ter tido tantas dores.
    As melhoras , tudo a correr bem.Bjs

  6. Hum que dor!!! Mas vai dar tudo certo!!! Deus abenções todos vcs. A Maria Laura sofreu com isso tbem nicole!!! mas na perna, qdo vi vcs postando que a agulha de 8mm era melhor e doia menos e tbem não tinha o problema de voltar a insulina passei a usa la comigo tudo ok. O pai dela chegou do mar e foi aplicar na perna não sei o q houve mas infeccionou feio hein???
    Precisei correr com ela a médicos antibióticos e não secava, precisei ir a santa casa e abrir….foi horrível, hj ela tem uma cicatriz funda na coxa. Pecado!! Mas graças a DEUS tudo deu certo… Forças amiga, vai passar!!! bjão.

  7. Vai ficar td bem minha amiga!!! Força aí… porque isto vai passar!!! Rezarei para Vivi ficar ótima… como ela sempre deve ficar!!!

  8. Meu é dureza, mas tenho certeza que vai ficar tudo bem fala que mandei melhoras p ela.
    Elaine

  9. Que dó da Vivi.. tô torcendo para ela melhorar logo!!!
    Beijos

Deixe um comentário

