Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Usando a Dose Basal Temporária da Bomba de Insulina

Deixe um comentário

A bomba de insulina tem duas funções básicas que são bem parecidas (pra não dizer iguais) com o que fazemos com as canetas.

Normalmente, e especialmente pra quem faz contagem de carboidratos, nas refeições e sempre que a glicemia está alta, usamos a insulina rápida ou ultra rapida que abaixa a glicemia ou cobre nossa refeição. Essa função na bomba é igual. Chamamos de bolus. O bom é que podemos fracionar de 0,1 em 0,1 e não de 0,5 em 0,5 como algumas POUCAS canetas ou o mais usual de 1u em 1u.

Uma ou duas vezes por dia, quem não usa a bomba, aplica a insulina lenta (Lantus ou Levemir) ou a NPH até 3x por dia. Essa função na bomba tem o nome de basal. Na bomba é a própria insulina ultra rápida que desempenha essa função… de maneira bem simples. Ao invés de uma aplicação de tantas unidades (canetas e seringas), a bomba faz micro aplicações a cada 3 minutos. A quantidade é definida por HORA… por exemplo, das 16h às 17h a Vivi precisa de 0,5u de insulina pra fazer a basal, esses 0,5u serão divididos de 3 em 3 minutos. É bem pouquinha insulina por vez… por isso tudo a bomba é capaz de evitar hipoglicemias severas, pois temos um maior controle podendo PARAR a bomba, coisa que com injeção não dá. Não temos como fazer o efeito da insulina lenta parar. Numa virose, ou quando a criança não come, simplesmente paramos a bomba e ela fica um tempo sem basal.

Existe também uma função que altera, por um determinado tempo, a quantidade de basal. Quando a Vivi ficou doente, eu aumentei a basal por um periodo de tempo. Não tomou as 8 unidades que toma normalmente, tomou 30% a mais.

Uso também o inverso, diminuindo a quantidade da basal, como ontem a noite, por exemplo. Talvez por erro te calculo meu, de carboidratos, ela foi deitar com glicemia em 60. Normalmente corrijo e dou até um lanchinho… mas ela estava muito cansada e sem a menor condição de comer. Então, eu dei 3 sachês de mel, mas sabia que isso ia subir um pouco e logo abaixaria novamente… então eu diminui a basal da madrugada, ao invés dos 100%, ela recebeu apenas 80% do que receberia. Deu certo. Acordou com 80.

Essa função de “parar/ diminuir / aumentar a ação da insulina lenta” é um dos pontos fortes da bomba de insulina na minha opinião.

Mais funções da bomba!
http://www.accu-chek.pt/?produto=sistema-accu-chek-combo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s