Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Conseguimos a bomba de insulina via Processo Administrativo

26 Comentários

Pois é. Saiu. O que eu fiz foi apenas seguir as instruções que passarei pra vocês no final do post.

Não precisei de advogado. Apenas levei a papelada que eles pedem no lugar certo e esperei.

Esse processo é para o Governo do Estado, ou seja, pra todo mundo que mora em São Paulo. Outra coisa, sei que em Brasília também é assim. Me contem como funciona no estado de vocês, por favor. Sei que no Rio de Janeiro as coisas são praticamente IMPOSSÍVEIS de acontecer.

No meu caso foi assim:
1)Fui até o AME Maria Zelia, no Belenzinho com um pedido de bomba bem simples apenas para retirada do formulário.

2)Voltei ao médico e ele preencheu tudinho conforme solicitado no formulário. Colocamos xerox das últimas hemoglobinas, e a prescrição da bomba com todos os insumos necessário.

3)Voltei lá no AME Maria Zélia, dia 04 de abril e protocolei. Espera de 30 a 45 dias por um telegrama dizendo que foi aceito ou não.

4)Em 20 dias recebi o telegrama com uma avaliação marcada para dalí mais 30/40 dias, no ambulatório do Ambulatório do Hospital das Clínicas pra uma avaliação com o endocrinologista de lá. Nesse telegrama já veio o dia e a hora que eu deveria ir.

5)Fui… passamos pela avaliação/entrevista e foi feito um relatório, nele a médica diz se você realmente precisa da bomba de insulina ou não (já explico os critérios).

6)Depois dessa avaliação mais 30 a 45 dias de espera. No meu caso, foram 30 dias. E recebi esse telegrama dizendo pra eu retirar o que foi solicitado. Semana que vem vou lá retirar. Não sei qual será a marca da Bomba.

Os critérios: (que nós ACREDITAMOS que sejam levados em consideração, ok? Não que isso seja certo, correto, sabido etc. São suposições)

1) Ter usado a NPH e regular e ter se dado mal, muita hipo, muita hiper, oscilações etc.

2) Ter passado a usar uma insulina lenta com uma ultrarapida. Multiplas aplicações de insulina associadas à contagem de carboidratos.

3) Se mesmo assim, seus resultados de A1C continuam acima de 8%, aí sim você tem indicação pra bomba fornecida pelo governo.

Se você é recém diagnosticado, esquece de receber a bomba pelo governo. Você precisa comprovar com exames e relatório médico um histórico de “insucessos” com todos os outros tratamentos disponíveis, ok?

OS PROCEDIMENTOS MUDARAM… CLIQUE AQUI E VEJA COMO FAZER (JULHO/2012)

Caso seu processo administrativo seja NEGADO

a) Se não conseguir receber administrativamente, poderá procurar um advogado público ou particular para ingressar com ação judicial. O profissional irá orientá-lo como proceder nesse caso;

b) quem ganha até 3 salários mínimos pode procurar advogado público, cujo serviço é prestado gratuitamente pela Defensoria Pública, munidos dos seguintes documentos:
1. relatório médico elaborado em papel timbrado da instituição da rede pública de saúde ou entidade conveniada ao SUS, contenco as informações de acordo com modelo anexo (não tenho esse modelo)
2. RG e CPF do interessado legal (no caso de menores de idade ou pessoas interditadas)
3. Cópia e original do comprovante de residência
4. Comprovante de rendimento

Defensoria Pública: Av. Liberdade, 32 – de segunda à sexta – Telefone: 0800178989

Anúncios

26 pensamentos sobre “Conseguimos a bomba de insulina via Processo Administrativo

  1. Parabéns!!! Grande notícia!!
    Nós aqui em casa também estamos na luta. Entramos com a ação administrativa, e estamos aguardando. A sua notícia nos enche de esperança.
    Abraço

    • Gostaria de saber como funciona esse processo administrativo, pois entrei com ação judicial pra conseguir um bomba para meu filho já fazem 4 anos e até agora nada, só enrolação.

      • Olá! Se vc já entrou com o judicial, não há necessidade do administrativo.
        Seu advogado precisa te passar o que está acontecendo.
        Essas ações costumam deferir a liminar favorável em 2 semanas.
        Algo aconteceu, converse com o advogado.;

      • Liguei ontem em Brasilia, e a moça que me atendeu disse que o meu processo está parado lá juntamente com outros que também estão pedindo a bomba, e quando o Juíz julgar o meu vai julgar o de todos e a mesma decisão vai valer pra mim e para os outros, e não tem previsão de julgamento, pois lá tem processos do Brasil inteiro aguardando uma decisão, conclusão: estamos ao Deus dará.

  2. Nicole,

    Grande Notícia, compartilho da alegria e felicidade da Iara, minha namorada!

    Tenho certeza de que o equipamento dará ainda mais qualidade de vida à sua pequena.

    Não esqueça de postar os vídeos do equipto, para que possamos conhece-lo.

    Parabéns novamente e tudo de bom

    Hélio Ferraz

  3. Não sei se o local aqui é adequado, mas comprei uma caneta de insulina ótima e diferente. A gente abastece a seringa e coloca a seringa dentro da caneta que dispara a agulha e injeta ao mesmo tempo. Muito prática pra quem tem pavor, medo ou desconforto com a agulha e a picada. Eles colocaram um filme no YouTube que mostra como funciona. Vale a pena ver e divulgar. http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw
    Parabéns pelo blog.

  4. muito legal..! meus parabéns!!

    entendo os critérios do governo… afinal, não é possível fornecer o tratamento mais moderno para todos – ou deveria?! Enfim, é um pouco ridículo que nós, diabéticos, tenhamos que piorar nosso controle da glicada para conseguir a bomba. Mas pelo que parece, é o jeito…

    De qualquer forma, muito legal, mesmo!! Também uso a bomba, e ela fornece uma qualidade de vida muito grande! O único cuidado é achar que “agora posso tudo”. Porque “poder tudo” não quer dizer que você possa viver comendo “junk food” à vontade e sem controle algum. Agora, você pode ter uma vida muito mais saudável com um controle muito melhor e apurado, inclusive comer algumas “besteiras”. E isso deveria valer para todos.

    abss

    • Ah sim…. entendo bem esse “posso tudo” e aqui não rolou!
      As coisas melhoraram muito mesmo, e ao contrário do que acontece com a maioria das pessoas que começa a usar a bomba – GANHO DE PESO – a Vittoria não engordou !!!
      Mas está tomando bem menos insulina do que tomava antes e está muito melhor humorada sem os altos e baixos…

      Sobre o governo, prefiro nem comentar. Quem precisa, tem que se ajustar…. infelizmente.

  5. bom eu fiz o pedido conforme descrito acima, porem no posto o individuo descreveu como medicamento ou seja, quando fui retirar ao inves do aparelho havia somente duas ampolas de insulinas, o pior que a minha medica temporariamente nao esta atendendo e so deus sabe quando ela vai voltar a atender, enfim agora eu ja nao sei o que fazer……

    • Vc deve se informar no posto onde retirou as insulinas o que deve fazer.
      Eu tive problemas e não recebi a bomba, apenas os insumos.
      me parece que a secretaria da saúde ta fazendo a gente de palhaço de propósito…..
      Eu escrevi uma carta de próprio punho explicando que não tinha a bomba, e eles encaminhariam.
      Mas vou ter que ficar atrás e ver o que acontece.
      Boa sorte… também não sei o que vc deve fazer, talvez dar entrada de novo…

  6. Arnobio -Natal-RN
    AQUI EM NATAL, A SECRETARIA DE SAÚDE NÃO TA NEM AI PRO PACIENTE QUE NECESSITA DO MATERIAL DE CONTROLE DE DIABETES, MEU FILHO É DIABÉTICO E NEM COM AÇÃO NA JUSTIÇA A SECRETARIA PAGA. AGORA EU SEI “A JUSTIÇA NÃO É CEGA ELA ENXERGA O QUE QUER VER”
    JA ENTREI TRES VEZES POR MOTIVO DE DESCUMPRIMENTO DE AÇÃO JUDICIAL E FICA SEMPRE NA MESMA HISTORIA QUE A PREFEITURA TA PROVIDENCIANDO E NADA MUDA. QUANDO RESOLVEM COMEÇA A PAGAR OS MATERIAS PAGA O DO MÊS E DIZ QUE OS MESES NÃO PAGOS ANTERIORMENTE SÓ SE ENTRAR NA JUSTIÇA. JA PERDI UMA FILHA COM 7 ANOS POR CAUSA DA DIABETES, TENHO UM FILHO COM 10 ANOS E A 5 COM DIABETES, GRAÇAS A DEUS ELE NUNCA PRECISOU IR AO HOSPITAL POR CAUSA DA DIABETES DESCONTROLADA, APENAS PRA ACOMPANHAMENTO MÉDICO ROTINEIRO.

    • Boa tarde Arnobio, como assim não cumprem o mandato judicial? Converse com seu advogado, eu entrei com um processo para bomba de infusão para minha filha de 8 anos, a principio eles não cumpriram o prazo, meu advogado pediu a Prisão do secretario de saúde de minha cidade em 1 semana eu estava com tudo em mãos e minha filha podendo ter uma vida mais saudável. Detalhe que entre pedir admistrativamente, entrar com o processo (mandado de segurança) e minha filha receber a bomba demorou menos de 2 meses. Temos que lutar por nossos direitos.

      • Bruna me manda todo o caminho que vc percorreu para conseguir a bomba. Pois estou querendo entrar. Se poder ate o numero do processo para eu vê

      • Bruna, boa noite!
        Hoje fiqeui sabendo que a minha quando completar 18 anos a prefeitura Guaruja não vai mais forncer os insumos, eles disseram so entrando na Justica, por favor, vc teria como me passar o contato do seu advogado??

  7. Nicole, meu filho tá com 15 dias de teste com a bomba da Meditronic aqui em BsB. No periíodo que a sua filha ficou esperando a resposta do governo ela voltou a usar as insulinas que usava antes da bomba? o organismo dela não estranhou? se adptou rápido? Meu filho demourou a pegar no tranco sem a Lantus. Fico pensando como vai ser no retorno.

    • Felizmente não tivemos que voltar pras canetas….
      Mas acho que sempre tem uma fase de adaptação tanto pra sair delas quanto pra voltar!!!
      Fique tranquila, vai dar tudo certo!!

  8. OLÁ, MONHA FILHA COM A BOMBA DE INFUSÃO, AISHA TEM 9 ANOS, HÁ 2 ANOS E MEIO DM1. JÁ EVOLUIU DE NPH A LANTUS, CHEGOU A 18,4 DE GLICADA. NÃO CONSEGUE CHEGAR AMENOS QUE 8, RETIRA AS INSULINAS NA RUA DOS ITALIANOS, E CAZ TRATAMENTO NA UNIFESP, VOU TENTAR O PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA A SIC, ESTE PROCESSO DESCRITO FOI OMESMOPARA A QUISIÇÃO DAS INSULINAS DE ALTO CUSTO. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR.

  9. Olá Nicole… encontrei seu blog pq tb estava na procura pela bomba…. ja andava meio descrente mas como suas noticias são recentes isso enche a gente de esperança… tenho um diagnostico de neurologia….e tenho q usar corticoides em alta dose, percebi que vc é a mãe q toda criança diabetica sonha ter… decidida interessada e lutadora por uma qualidade de vida possivel pra sua criança…. é uma pena q pra conseguir o q precisamos temos q penar tempos e tempos…. no meu caso é uma coisa altamente necessaria pq o corticoide poe a glicemia em niveis “INSANOS” (acima de 400) vou seguir suas instruções e espero tb conseguir… quero muito falar com vc… trocar experiencias e claro procurar amizades positivas pq o maior desafio no nosso caso é encontrar pessoas q entendam nossos desafios…. se for possivel…. me escreva marcosmaion@hotmail.com ja sou diabetico a 7 anos e os tratamentos são bem complicados… pq uma coisa afeta a outra…. ja tive algumas internações e no hospital usando a bomba grande…. os niveis nao passavam de 130… é uma tranquilidade tão grande q nem sentia os sintomas q as alterações glicemicas trazem…. tenho mil curiosidades pra te perguntar…. saber dos detalhes sobre a forma q vc leva o tratamento da sua criança…. vou ficar bem feliz se me responder pq é uma coisa q pode mudar minha vida tb…. tudo q anima a gente da mais vontade de se manter no controle….. aguardo seu contato e parabens pela força e dedicação….tenho certeza que a briga nao é facil… mas sei que seu carinho pela menina é maior q qualquer desafio…. meus sinceros parabens

  10. moro em minas gerais, cidade de Ouro Preto, a medicina aqui está atrasada ou os medicos que tem aqui são a favor do governo ,porque a pessoa pode estar morrendo por complicações da diabetes que eles não receitam a bomba de insulina.É um descaso com a vida do ser humano

  11. Meu filho tem diabetes sofro com ele cada vez que toma a insulina li em seu blog a bomba de insulina.Moro no interior do Rio chequei o valor dessa bomba e o preço é bem alto será que eu conseguiria através de um proceso? Gostaria muito de consegui-la e ele também ficou muito empolgado.

  12. Oi bom dia, sou diabética desde os 13 anos de idade hoje tenho 30 anos porém sempre tomei insulina e gostaria muito conseguir a bomba de insulina, me explique como sobre o via processo administrativo quem puder me deixe sugestões obrigada…

  13. Bom Nicole, esse formulario para preenchimento é retirado somente no Belenzinho ??

  14. Qto tempo demora pro telgeama chegar com a resposta do governo

  15. A liminar já saiu pedindo a a bomba pro Mateus queria saber qto tempo eu tenho que esperar o telegrama

  16. Em Goiânia a prefeitura tem um excelente atendimento para quem usa a bomba de insulina. Um pouco burocrática a liberação, mas funciona muito bem. Meu filho de 3 anos usa. Abraço

  17. oi sou gabriela tenho 15 anos e tenho diabetes tipo 1 desde os 6. estou com a saude em estado critico pois ja tive varias internações por causa da diabetes, moro no Rio de janeiro. e seria mito util para mim e minha saude essa bomba. poderia me passar alguma informação sobre ela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s