Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Uso de bomba de insulina para crianças com diabetes

2 Comentários

Fonte: http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16318

E foi uma matéria feita com o endocrino-pediatra da Vivi !!

Crianças que possuem diabetes tipo 1 precisam de um controle rigoroso da glicemia, o nível de açúcar no sangue. Isso exige várias aplicações diárias de insulina, além do monitoramento da taxa de glicose, geralmente feita por meio de constantes exames de sangue da ponta dos dedos.

Um dos maiores avanços no tratamento para quem depende de insulina é a bomba de insulina, um pequeno aparelho que faz a infusão de insulina substituindo as injeções diárias.  A insulina é enviada para o tecido subcutâneo por meio de uma cânula, o que traz muito mais comodidade aos pacientes, principalmente às crianças, que são poupadas de injeções.

Além disso, atualmente já existe um único aparelho que funciona como bomba de insulina e, ao mesmo tempo, monitora continuamente o nível de glicose no sangue. A imediata visualização das oscilações da glicemia pelo painel do aparelho ajuda o paciente a agir rapidamente para evitar as hipoglicemias e hiperglicemias.

Assim, o sistema não só traz mais conforto, mas também melhora o controle do diabetes. Quanto melhor for o controle da doença, menores serão as complicações no futuro. Nas crianças, os sintomas mais comuns são vontade de urinar com bastante frequência, muita sede, perda de peso – às vezes mesmo com a criança comendo muito.

Se o diabetes não for diagnosticado rapidamente, os sintomas podem evoluir com fraqueza, fadiga, náuseas, vômitos e queda do estado geral, necessitando de assistência médica em pronto-socorro. “Os primeiros sintomas do diabetes podem parecer inofensivos, por isso é importante que os pais prestem atenção e procurem ajuda profissional. O tratamento exige disciplina e acompanhamento médico constante, assim podemos garantir que a criança leve uma vida normal e sem grandes preocupações ao longo do tempo”, explica o médico endocrinologista Luis Eduardo Calliari.

Segundo o Dr. Calliari, a bomba de insulina é uma alternativa segura e prática, mas a indicação tem que ser feita por um médico. “Os estudos já comprovaram os benefícios do sistema de infusão contínua de insulina, mas com certeza a praticidade é a maior vantagem para o público infantil. O sistema proporciona menor risco de episódios de hipoglicemia e permite várias infusões de insulina ao dia sem causar dor”, conclui. O diabetes tipo 1 é aquele em que o organismo é incapaz de produzir insulina suficiente para a utilização da glicose.

Geralmente aparece em adolescentes e crianças na faixa dos 5 aos 7 anos, mas a doença pode se manifestar em qualquer fase da vida. “Os estudos mostram que está havendo um aumento da incidência de Diabetes Mellitus tipo 1 no mundo todo,  principalmente em crianças abaixo de 5 anos de idade, o que não era comum até pouco tempo atrás. Esta faixa etária também pode se beneficiar da bomba de insulina”, explica o médico.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Uso de bomba de insulina para crianças com diabetes

  1. acredito que o bom controle que a bomba com sensor oferece vem das microdoses que fazem os ajustes de forma muito mais precisa que a caneta.O sensor tbem ajuda muito ,mas como a medida não é tão precisa como a ponta de dedo,ainda precisa furar o dedinho para calibrar o sic 2 x ao dia quando ta td bem. E numa mudança de rotina ou no periodo de infecçao as vezes é ainda necessario fazer a medida de ponta de dedo cada vez que a bomba emite um alarme(6/8 x)
    mesmo assim observo que o controle com a bomba é muito superior ao da caneta

  2. Assista no Youtube a demonstração da caneta injetora de insulina que introduz a agulha e injeta a insulina, em http://www.youtube.com/watch?v=SSWzOiViPPw

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s