Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Quanto mais hipoglicemia, melhor o controle??

2 Comentários

Quanto melhor o controle do diabetes, maior o risco de hipoglicemia! E NÃO O CONTRÁRIO!! Quanto mais hipoglicemia, melhor o controle do diabetes… É uma ilusão achar que viver em hipoglicemia, abaixando seu A1c por isso, seu diabetes está bem controlado. CUIDADO !

Existe todo um trabalho, um baita esforço pra evitar as hipoglicemias, como exemplo, os sensores de monitorização contínua, a própria bomba de insulina… não só servem, CLARO, pra manter os níveis de glicose normais mas também pra EVITAR HIPOGLICEMIA. Muitas das justificativas da troca de insulinas humanas por análogos e até mesmo a prescrição de uma bomba de insulina levam MUITO em consideração, EVITAR CRISES DE HIPOGLICEMIA.

“Quanto melhor o controle do diabetes, maior o risco de hipoglicemia, daí a importância também da monitorização da glicemia mais vezes tanto para evitar a hipo, como também para que não se coma em excesso na correção dela, o que invalidaria os esforços para manter o controle. A monitorização permite que o paciente, individualmente, avalie sua resposta aos alimentos, aos medicamentos (especialmente à insulina) e à atividade física praticada.” ( http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/9046/diabetes-crise-de-hipoglicemia )

“A  glicose é uma das principais fontes de energia para nossas células, mas para as células do sistema nervoso, é a única fonte. Para essas células, ficar sem energia por tempo prolongado pode produzir danos severos e irreversíveis.

Para garantir o bem estar e o bom funcionamento do organismo, como um todo, a glicemia deve ser mantida dentro de limites estáveis, o que se consegue através da interação entre ingestão de glicose, sua liberação de depósitos endógenos e a liberação de vários hormônios.” (http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=4825 )

“O estudo, apresentado em uma conferência organizada pela ONG Diabetes UK, analisou testes de habilidade mental feitos em mais de mil voluntários com idades entre 60 e 75 anos.

As 113 pessoas que haviam sofrido hipoglicemia grave anteriormente tiveram notas mais baixas que os demais.

A chefe da pesquisa, Jackie Price, afirmou que há algumas conclusões possíveis a partir do estudo: ou os episódios de hipoglicemia podem levar ao declínio cognitivo ou o declínio cognitivo torna mais difícil que as pessoas controlem o diabetes, o que causaria mais episódios de hipoglicemia.

“Uma terceira explicação pode ser que um outro fator desconhecido esteja causando tanto a hipoglicemia como as perdas de habilidade mental”, afirmou a médica.

Para o diretor da organização Diabetes UK, Iain Frame, o estudo reforça indicações anteriores de que a falta de controle do diabetes afeta o funcionamento do cérebro.
(http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=7923 )

“Alguns estudos tem assinalado que os diabéticos insulinodependentes que tem hipoglicemias constantes com valores de glicemia abaixo de 55 mg/dl, durante 10% do tempo, sofrem uma média de dois episódios de hipoglicemia sintomática por semana e um de hipoglicemia grave ao ano. De fato,  2% de mortes em diabéticos tipo 1 é atribuída à hipoglicemia.Esta freqüência de baixas da concentração de açúcar é precisamente o principal fator contra os diabéticos insensíveis aos sintomas da hipoglicemia. “Quando uma pessoa está habituada a ter hipoglicemias porque as tem de maneira muito freqüente, o organismo se acostuma a estar nesta situação e, então, diminuem os sintomas de alarme”, explica Alfonso López Alva, coordenador do grupo de trabalho sobre complicações na Sociedade Espanhola de Diabetes.

Uma investigação publicada o ano passado na revista Diabete, da Associação Americana de Diabetes, por pesquisadores do King’s College de Londres, dava uma explicação neurológica ao fenômeno de habituação dos diabéticos as freqüentes hipoglicemias.Segundo este estudo, seria uma falha na resposta da amígdala e o córtex orbito frontal do cérebro diante da baixa da glicose o que poderia sugerir a existência de um fenômeno de habituação das funções de regulação da conduta que dê lugar à hipoglicemia assintomática. (http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=4804 )

 

Autor: NICOLE LAGONEGRO

Enfermeira Educadora em Diabetes Graduanda em Nutrição Mãe de DM1 há 15 anos

2 pensamentos sobre “Quanto mais hipoglicemia, melhor o controle??

  1. Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.

    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: http://www.saudenaotempreco.com

    Você também pode nos seguir no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,

    Ministério da Saúde

    Curtir

  2. Pingback: Tweets that mention Quanto mais hipoglicemia, melhor o controle?? « Minha Filha Diabética ! -- Topsy.com

Deixe um comentário