Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Diabetes e Crescimento

Deixe um comentário

Artigo do Endocrino-pediatra da Vivi !!!

Dr. Luis Eduardo Procópio CalliariDr. Luis Eduardo Procópio Calliari

Professor Assistente-Mestre da Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Professor Assistente do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro do Departamento de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Vice-Presidente do Departamento de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

 

O Diabetes Mellitus tipo l, ou DMl é uma doença auto-imune que evolui com destruição das células beta pancreáticas e resultando na redução da produção de insulina e aumento da glicemia. Pode ocorrer em qualquer faixa etária, embora geralmente acome­ta crianças e adolescentes. Os sintomas iniciais típicos são a poliúria, ou urina em excesso, a polidipsia, bebe-se mui­ta água e perda de peso.
Esses sintomas decorrem de que sem insulina não há aproveitamento de glicose pelo organismo, já que é a insulina quem trans­porta a glicose para as células. Os pacientes passam por uma fase de desidratação e desnutrição, perdendo liquido, proteína (músculo) e gordura. Esse processo pode ocorrer no diagnós­tico ou durante a evolução, sempre que o controle metabólico do DM não for adequado.

As fases de infância e adolescên­cia diferem da fase adulta em uma característica fundamental: o cresci mento. 0 crescimento normal depende de vários fatores – genéticos, hormonais, nutricionais, ambientais e até psicológicos. Se algum deles está desequilibrado pode haver desaceleração no crescimento e comprometimento da estatura final.

Na época da adolescência ocor­re o desenvolvimento da puberdade, a partir da produção dos hormônios sexuais – a testosterona no menino e o estrógeno na menina. É nesta épo­ca que acontece o chamado estirão de crescimento, que também está relacionado ao aumento de GH, ou hormônio de crescimento.

Leia mais aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s