Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Últimos controles mensais

7 Comentários

Faz algum tempo que eu não coloco os controles da Vivi aqui, né?! Então vai lá, novembro, dezembro e janeiro até agora. Eu demorei muito pra completar essas planilhas, não faço mais, pois elas me dão um geral de como vão as coisas e fica mais fácil ver o que tenho que mudar.

Se alguém quiser essa planilha, é só me mandar um email.

Pra quem ainda não está familiarizado com minhas abreviações: LEV – levemir (insulina lenta); BC – bólus correção (quantidade de insulina pra abaixar glicemia); BA – bólus alimentação (quantidade de insulina para cobrir os carboidratos); CHO – carboidratos ingeridos na refeição; PRÉ e PÓS – valores das glicemias pré e pós prandiais (normalmente, a glicemia PRÉ da refeição seguinte é a PÓS da anterior, pois o intervalo entre as refeições não costuma passar de 3hrs), quando percebo que a próxima refeição vai demorar mais do que o esperado, faço uma medição pra saber se preciso dar algo pra ela comer ou se dá pra esperar.

Novembro - 2010

Dezembro - 2010

Janeiro - 2011

7 pensamentos sobre “Últimos controles mensais

  1. Olá Nicole
    Adorei estas tuas tabelas, tb coloco numa tabela, mas as suas são bem melhores.
    Colocas a vermelho quando são hipers, certo? A partir de que valor?170?
    Colocas azul quando são hipos? Abaixo de 70?
    Quando tem menos de 70 não dás bolus de correcção mas sim só de alimentação, certo?
    Reparei que dás mel à tua filhota quando tem hipo, dás com que valores? Que quantidades?
    Tens uma tabela com as respectivas quantidades de insulina a dar, certo?
    Desculpa tantas perguntas mas nós não fazemos o método da contagem de hidratos e ando a recolher o máximo de informação para na próxima consulta falar com a médica.
    Obrigada
    Bjs

  2. Oi Mafalda!!
    Vermelho são as hipers, de manhã, acima de 160, nos outros horários, acima de 180.
    Em azul, estão as hipos, apenas abaixo de 60.
    Pra corrigir as hipos, fazemos o seguinte, entre 50 e 70, dou 2 saches de mel, sabe? aqueles pequenos? Abaixo de 50, dou 3 saches.
    Quando está 70 e perto de refeição, eu não dou mel. Se for demorar muito pra comer, eu dou alguma coisa em torno de 10g cho.

    Quando a gente faz contagem de carboidratos, tem duas coisas muito importantes pra se fazer, descobrir quanto 1 unidade de insulina abaixa a glicemia. Isso chama fator de sensibilidade, hoje, eu sei que 1 unidade de novorapid abaixa 100mg/dl. O objetivo glicemico é 120mg/dl, ou seja, sempre que eu fizer contas, tenho que pensar que eu quero ficar nos 120. Então, se a glicemia está 170 eu dou 0,5U de insulina pra baixar 50mg/dl e permanecer nos 120. De noite, ela é mais sensível, então 1U de insulina ultrarapida abaixa 130mg/dl. Isso chama bólus de correção.

    Para a contagem, a gente tem que descobri quanto 1 unidade de insulina cobre (queima) de carboidratos. Na Vittoria, 1U queima 20g de cho durante o dia e de noite, 1u queima 30g cho.

    Então não existe uma tabela com valores de glicemia. Você tem essas razões e é com elas que vc vai trabalhar.

    Exemplo: Café da manha: Acordou com 200 e comeu 40g de cho. Então eu vou aplicar 1U pra abaixar de 200 pra 100 e mais 2U (1u para cada 20g cho) pra queimar o que ela comeu. Se essas contas estiverem certas, o esperado é que 2hrs depois da refeição, a glicemia dela esteja em torno de 100mg/dl.

    Todos esse valores o médico é quem vai te ajudar a descobrir, observando suas tabelas. Ele vai dar um valor e vc vai fazer um teste e ver se aquele valor funciona. Por isso é importante anotar tudo detalhadamente, pro médico saber se tem que mexer na insulina de correção ou na insulina da alimentação. É tentativa e erro até você descobrir as razões ideais que vão funcionar direitinho pra você.

    Pode perguntar qto quiser!!!

    Até mais!

  3. Olá Nicole
    Obrigada pelas tuas explicações, percebi tudo direitinho, muito melhor do que qualquer explicação médica.
    Muito muito obrigada, assim quando for à consulta já vou mais esclarecida,a mim faz-me todo o sentido da contagem dos hidratos de carbono.
    Bjs grandes

  4. Oi Nicole

    Vi que você faz duas aplicações de levemir e mais três ou quatro de novorapid durante o dia. Como você tem feito o rodízio nos locais das aplicações?

    Obrigado.

    • Oi Marcelo, isso é uma coisa ainda delicada… imagino que pra vocês também.

      No começo, ela só deixava na barriga, tanto que até chegou a formar umas…saliencias, sabe, a lipodistrofia, o médico conversou com ela e ela deixou aplicar na perna, mas só na perna, e aí tivemos o mesmo problema, a perninha roxa e cheia de caroços…

      Aos poucos consegui fazê-la tentar o braço e o bumbum, e são os dois lugares que ela mais gosta. O médico disse que pelo menos DOIS lugares diferentes tem que ter, então, usamos a lenta no bumbum, de manha num lugar, de noite em outro, e as rápidas, dou todas nos braços, alternando as refeições entre braço esquerdo e direito.

      Como tem feito?

  5. Ola quantos anos tem sua filha?

Deixe um comentário

