Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Consumir produtos diet ou não?!

12 Comentários

Aahhh… esse é um assunto que dá o que falar.

Quando descobri o diabetes e fui no primeiro endocrino, ele disse que açúcar NÃO. Nunca mais. Evitar todo o tipo de açúcar refinado. – Claro, procurei outro médico.

O segundo disse a mesma coisa, açúcar refinado NÃO. Por açúcar refinado entenda: todos os produtos industrializados ou não que contenham açúcar nos ingredientes.

Conversei com a nutricionista. Não era mais pra colocar achocolatado no leite. Tirar todos os doces. Dieta mais saudável possível. ok. Até concordo que tem que ser assim. MAs…esse lance do NUNCA MAIS, me incomodou muito. Procurei outro médico de novo e encontrei o que vou agora, que aconselha o uso da contagem de carboidratos como ALIADA dum bom controle glicemico. E na conversa com a nutricionista ficou muito claro que: O DOCE NÃO É PROIBIDO E NÃO DEVE SER DADO APENAS QUANDO OS NÚMEROS ESTIVEREM BAIXOS (hipoglicemia). O AÇÚCAR NÃO DEVE SER RECOMPENSA DE UMA HIPO.

É claro que eu quero que ela tenha uma vida saudável e o diabetes sempre controlado. Mas o mais importante pra mim hoje – AINDA – é aceitar a doença da melhor maneira possível, continuar se sentindo uma criança normal, que faz o que os outros faz e pra isso, PRECISA rolar uns docinhos… porque em todo evento, da natureza que for, existe a comilança.

Não tô falando que pra minha filha aceitar bem ser diabética é dar a ela todos os doces que ela quiser, quando ela quiser. Não é isso. E sim, permitir que ela participe de um aniversário e coma o bolo e o brigadeiro. Deixar ela curtir um passeio num parque e tomar um sorvete ou comer uma pipoca doce. Assistir um filme em casa e comer pipoca com todo mundo. Ou numa tarde chuvosa e chata como a de hoje, comer bolinhos de chuva junto com o avô e os tios. Por que não?!

Optei por não ser uma mãe MUITO chata. Optei por deixar ela desfrutar os prazeres da gula de vez em quando. Mas sempre SEMPRE deixando bem claro o que é alimentaçaõ saudável, no que os exageros prejudicam.

Outra coisa que me ajudou a fazer essa opção foi observar os rótulos dos produtos diet. A diferença nos carboidratos não é grande. A quantidade de gordura é MAIOR (sempre!), e a quantidade de adoçantes e químicas pra deixarem os abor agradável são assustadoras. Mais uma vez EU OPTEI por usar o alimento ‘normal’ em menores quantidades.

AS únicas coisas DIET/LIGHT que valem a pena em tudo que já pesquisei e que uso em casa no dia-a-dia: (gostaria que vocês colocassem aqui os ACHADOS de vocês)

Achocolatado GOLD , 9g (2 col. sopa) tem 5,2g CHO. Tem gosto de chocolate em pó. É chatinho de dissolver no leite gelado, mas vale a pena. E nós usamos pra cozinhar, fazemos bolo, panqueca, brigadeiro, fica tudo muito gostoso!

Leite condensado Diet Delakasa, 20g (1 col de sopa) tem 3g de CHO, enquanto o normal, o mesmo peso, tem 11g (3x mais!). Eu nunca fiz brigadeiro com ele, não sei se esquentando, fervendo, ele fica bom, vale tentar.

Suco ADES LIGHT, uma caixinha dessa de 200ml tem 7,9g de CHO. A maioria dos sucos desse tipo tem 23/25g CHO. É uma baita diferença. Gostamos em especial do de maçã, bem geladinho é uma delícia. Água de coco também é uma opção, a caixinha tem 11g CHO.

Sorvete MOLICO light, super gostoso 1bola de 60g tem 11g de CHO, o normal tem 14g. Nem é tão grande a diferença, mas é bem gostoso e tem menos gordura. Muito bom. Tem os de fruta, de manga, de limão, que tem menos CHO ainda!

Acho que é isso! Se eu me lembrar de mais alguma coisa, coloco aqui!
Quero saber os ACHADOS de vocês!!

Você sabia?!

UM bombom, um pirulito simples, uma bala, um brigadeiro, tem 5g de CHO. Não vai alterar a glicemia do seu filho.

Um picolé de fruta, um picolé CHAMBINHO, tem 10g CHO, mesma coisa de uma bisnaguinha, porque não trocar de vez em quando?! Ou trocar pelo suco do lanche das férias?! Um yakult tem 13h CHO!

Um gelinho (geladinho, laranjinha) tem 8,8g CHO. Dá pra trocar pelo suco do lanche também! Da pra ser uma sobremesa num dia quente!

Uma colher de sobremesa não muito cheia de NUTELLA tem 6,5g de CHO. O dia que seu filho estiver querendo um chocolate, pq não?!

 

Anúncios

12 pensamentos sobre “Consumir produtos diet ou não?!

  1. Nicole querida,
    Tenho exatamente o seu mesmo ponto de vista!!! Julia come de tudo, mas tudo na medida e na hora certa certa (como deveria ser com qualquer criança independente de diabetes ou não).
    Praticamente não usamos nada Diet – não uso o Gold pois Julia não gosta muito – aí uso o nescau light mesmo em menor quantidade… Julia Adora esse sorvete molico e apesar da quantidade de CHO quase não sobe sua glicemia… Mas aqui não é muito fácil de achar… Então terminamos dando o normal mesmo… Uma grande aliada minha é também a gelatina diet – meu coringa quando bate em Julia aquela fome desesperadora fora de hora… Com o suco, fazemos o que aqui no nordeste chamamos de “ponche” que é um suco beeeem fraquinho – muuuita agua pra pouca poupa – ela adora e pode tomar praticamente a vontade… As demais comidas são todas normais… Ela adora tudo que é biscoito e tudo que é guloseima, mas come tudo na quantidade certa e com a contagem de CHO!!! Esse é o segredo não é!?!?!?!?! Beijão em vcs!!!!!!

  2. A minha maior descoberta foi exatamente esse achocolatado aí…MUITO BOM…NÃO VIVO SEM…HEHEHE…. e não vivo sem tb do meu adoçante (que é da mesma marca do achocolatado)…pro cafezinho, suquinho, chazinho…agora na minha opinião, os refrigerantes diets são até melhores que os normais, no gosto né… já foi aquela época que produtos diets eram ruins…

  3. Oi, tudo bem?
    Sempre leio seu blog, mas acho q nunca comentei.. tbm tenho diabetes tipo 1, tenho 25 anos e descobri ha 8 meses.
    Já que você mencionou o nutella, tem um creme de avelã com cacau diet da flormel que é muito bom!
    As paçoquinhas diet (Paçoquitas) tbm são ótimas!
    Da mesma marca do leite condensado que você postou tem uma geléia de damasco divina, outro dia fiz um bolo da laranja zero da SOL e recheei com ela, ficou mto bom =)
    Sem contar os chocolates, o meu preferido é o talento diet, apesar de ser bem caro!
    bjoss

  4. Nossa, só assim temos noção de que as coisas são bem mais complexas do que imaginamos. Fico feliz toda vez que vejo que algo é possível. Tb ouvi dos médicos que não poderia comer mais nada de açucar ou doce. E fiquei passada ao ver que quase tudo tem açucar. Achei bem bacana esse negócio da contagem de carboidratos, vou ver com a minha nutricionista a possibilidade de entrar nessa.
    Tenho usado um pouco a tabela de índice glicêmico, achei bem legal pois dá pra escolher o que é melhor comer, como frutas, massas, essas coisas.
    Mas perto de vocês eu sou um bebê aprendendo a engatinhar. Sinto a cada dia que ainda tenho muito, muito, muito pra aprender.

    Bjinhus

  5. Oi, tenho diabetes tipo 1 há seis meses.
    E bem, a endócrina que eu tive e o que eu tenho agora ambos me disseram para não consumir açúcar. Na verdade eu nunca questionei muito os doces, claro que eu fico triste de não poder comer, mas nunca passou pela minha cabeça comer.
    Nesses seis meses, sem ser em casos de hipoglicemia, eu só comi duas coisas com açúcar: uma barrinha com chocolate e sorvete. Os dois quando eu comi, eu pensava que eram diets, foi por pura falta de atenção. E eu fiz um escândalo, rs.
    A maioria dos produtos diets tem mais CHO e todos tem mais gordura, mas é só tu ver quantos CHO tu pode comer por refeição e não passar do limite, e em relação a gordura, entre comer açúcar ou gordura para mim é pior o açúcar.
    Eu não sei como é nas outras cidades, mas para mim, aqui em Porto Alegre eu já achei várias coisas diets: Gelatina, doce de leite, leite condensado, achocolatado, bala, sorvete, picole, bolo, bolacha, torta, petit gateau, chocolate,pannetonne, geléia.
    Claro que dizer para uma criança que não pode comer tal coisa deve ser difícil, mas fazer sempre contagem de carboidratos pode dar problemas.

    • Concordo que dá problemas, se você ultrapassar SEMPRE a quantidade média para cada refeição.
      Mas isso não é só pros diabéticos, é pra qualquer pessoa.
      O exagero não faz bem a ninguém!!

  6. sou liliana mae do joao pedro de 4anos de idade ha 8 meses ele deu diabetis tipo 1 . adorei saber de tudo isto que voçeis falaran

  7. o achocolatado gold é diet?

  8. gente estou quase me formando em nutrição, e eu sempre bato o pé que o diet não é mais saudável. sim o diabético tem um restrição de carboidrato, mas mais do que isso ele deve evitar picos de glicemia. Se você toma um remédio ou injeta a insulina você é capaz de metabolizar o carboidrato. O problema do açúcar simples é o pico de insulina. Meu pai é diabético a anos, a doença é super controlada. E ele come de tudo!

    Então vale as dicas: quer comer um doce? depois do almoço por que não? A absorção será mais lenta por causa da grande refeição então não haverá um pico muito grande de glicose por causa do doce.

    Não comer frutas acompanhadas de nada doce. A maiorias das frutas possuem um alto índice glicêmico e portanto elas por si só já elevam a glicemia.

    Adoçante no suco, chás e café. E se for possível pra quê adoçar o suco? O açúcar da fruta pode garantir o doce, deixe seu paladar se acostumar.

    Festa? Coma moderadamente, um pedaço pequeno de bolo e alguns salgados não irá te matar, desde que você não faça isso todo dia !

    Como de três em três horas, para algumas pessoas que tem diabetes a mais tempo de 2 em 2, em pequenas quantidades, assim você mantém uma glicemia constante e não armazena nada em forma de gordura.

    O que eu digo sempre é que a alimentação do diabético é uma alimentação saudável e pouco se difere de alguém que se alimenta bem e não tem a doença!

    Quanto aos profissionais que ainda indicam esse tipo de restrição eu fico triste, pois optam por uma intervenção conservadora, que traz mais traumas e dificulta o tratamento do que realmente ajuda o paciente. Procurem outros, já tem muitos profissionais que tem outra visão da diabetes.

    E quanto a contagem de carboidratos é o melhor método para o tratamento da diabetes encontrado até hoje, mas se deve priorizar os carboidratos complexos, evitando os simples! Mas estes também não são proibidos, basta saber consumi-lós.

  9. Olá pessoal,

    Decidi parar de comer açúcar (voluntariamente) por um ano, e está quase fazendo três meses que parei. No começo foi muito difícil (assim como imagino para os diabéticos ouvir que açúcar nunca mais) mas li muito a respeito para não haver volta. O açúcar é realmente tóxico e precisamos repensar a relação que temos com ele! De qualquer maneira, hoje consumo poucos produtos diet’s, um pouco de alfarroba e evito adoçantes, para não super estimular as papilas gustativas (uma das faces do vício e sempre querer mais sabor doce na boca) e me voltei automaticamente para uma alimentação natural, com glicose e frutose em sua forma pura 🙂 . Adorei o blog e sempre voltarei, abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s