Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Ansiedade x Glicemia

9 Comentários

Desde que descobri o diabetes na Vi, percebi que as variações na glicemia não dependiam apenas da comida, exercício físico, insulina, infecções, etc… o que mais altera a glicemia dela é ansiedade. Essa semana ficou MUITO mais claro, principalmente com os graficos do Glicemias Online!

Desde o primeiro semestre, a turma toda da Educação Infantil (e o 1° ano, turma da Vivi) está ensaiando o Musical que acontece no último final de semana de Novembro. Até então, os ensaios foram todos na escola, na quadra, no pátio, enfim. Essa semana, na segunda feira, eles já tiveram que ir de manhã pra escola para o ensaio geral. Ontem, dia 23 o ensaio foi no lugar onde será a apresentação mesmo.Como a escola é pequena e não tem um teatro, eles alugam o auditório de outra escola pra essa apresentação. E ontem o ensaio foi lá, nessa outra escola. Só ontem a Vittoria percebeu que a apresentaçaõ do Musical não será como esses eventos da escola, e sim, num palco, com cortina, com iluminação, com plateia… e aí o bicho pegou. Passou o dia com a glicemia alta apesar das doses de NovoRapid.

No começo, eu achei que tinha passado do dia de trocar o refil. E ví que era pra ser trocado amanhã, por via das dúvidas, troquei ontem mesmo pra ver se pelo menos após o jantar a glicemia voltava ao normal. Doce ilusão. Foi a mais alta do dia, antes de dormir. 348mg/dl. Sentei com ela e conversei. Perguntei se ela estava sentindo alguma dor,de cabeça, garganta, algo que justificasse os números e nada. E aí conversamos sobre o ensaio no palco, e o dia da apresentação e ela disse que ficou muito nervosa quando percebeu como seria tudo, e que está super ansiosa, que não pensa em outra coisa.

Ansiedade pura. Colocarei umas homeopatias pra funcionar!!! Se conheço bem minha filha, e pelo visto puxou isso de mim, sexta-feira ela nem dorme…

Olhem no gráfico a média diária da semana e a diferença que deu ontem!

Essa glicemia média de 127 é de hoje. Acordou assim.

A média de ontem deu 250mg/dl!

9 pensamentos sobre “Ansiedade x Glicemia

  1. É isso aí Nicole…
    Com minha Jujuba acontece a mesma coisa!!!!!
    E haja neurônios para adivinharmos o que está acontecendo não é?!?!?!?! Hehehehe
    Boa sorte para a Vivi na apresentação!!!!!
    Um beijo!!!!!!

  2. Obrigada!!!
    Espero que ela tenha puxado de mim apenas a ansiedade PRÉ apresentação…. se ela puxou mais coisas, capaz de subir no palco e ter um BRANCO HORRENDO como eu tenho qdo toco piano hahahahaha

    Beijos pra vocês !

    neurônios? a cada pico desses devo perder uns milhares…

  3. Me corta o coração isso, mas bem é bem assim mesmo…ansiedade é uma droga para o diabetes, mesmo fazendo todo o resto corretamente!
    Espero que ela fique bem… beijos em vcs

  4. Nicole, isso também vale pra quem tem tipo 2. A Sophia é tipo 1, e quando dá ansiedade ou quando ela fica nervosa, sobe num instante. Já quem é tipo dois absorve ainda menos insulina.

    • Se eu entendi bem, o hormônio que é liberado nessas situações, o cortisol (acho), inibe a absorção da insulina! E realmente, deve acontecer com os diabeticos tipo 2 também!!
      Por isso que a gente aplica, aplica, aplica e nada acontece!!!

  5. Ah com o João Pedro e a mesma coisa..
    Nossa e uma ansiedade pra tuso ainda mais agora com final de provas.
    Pior e formatura tbem.
    rs
    Me add no twitter novo twitter.com/nildys
    Clonaram o meu antigo.
    Bjs

  6. É isso mesmo, o emocional altera a glicemia de qualquer diabético, seja ele tipo 1 ou tipo 2.
    Nas mulheres, ainda temos a complicação do período pré-mestrual. Os hormônios descontrolam totalmente a glicemia.

  7. Nic,
    Nem me fale em ansiedade, até a festinha de um amiguinho agora altera a glicose, mas antes de chegar na festa.
    Eu brinco que ele se alimenta de emoção.
    Tentei outro dia e deu muito certo, eu tenho um monte de cd de relaxamento coloquei um nós dois em posição de Ioga e vamos relaxar, consegui. baixamos em 20 min o que nem 3U de novorapid estava conseguindo, 70mg/dl e depois ela foi gradativamente e antes de dormir tinha voltado ao normal (fizemos a tarde), tomei essa atitude quando que vi que a insulina não baixar mais nada.
    Quando é ansiedade, a insulina simplesmente não funciona.

Deixe um comentário

