Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Falhei no provão trimestral (A1C)

7 Comentários

Ah, droga…. não passei dessa vez. De 7.5% fomos novamente pros 8,2%.  A média deu 189mg/dl.

Tudo bem, férias, festas demais, pelos 3kg que ela engordou deu pra imaginar que esse A1C seria assim. Mas é sempre chato ver esse resultado.

Tô muito afim de ir pra bomba mesmo. Sei que o começo vai ser infernal, até ajustar os valores, mas depois deve ser bem melhor….

Toda vez que tenho que fazer esse exame, sinto o que escrevi nesse post aqui!

Pra quem ainda não sabe o que é A1C:

O exame de A1C verifica o comportamento da hemoglobina glicosilada ou hemoglobina glicada. A hemoglobina é uma proteína existente dentro da hemácia, célula sangüínea que tem vida média de 60 a 90 dias, explica o endocrinologista Antônio Carlos Lerário, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e secretário geral da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

O açúcar quando está no sangue se liga a essa proteína de forma irreversível e esse fenômeno é denominado glicosilação. Quanto maior for a quantidade de açúcar, maior será o índice de glicosilação de hemoglobina.Para os laboratórios que fazem o exame o limite máximo de normalidade para não diabéticos é de 6%.

Em diabéticos mal controlados é possível se encontrar, por exemplo, nível de glicosilação de 15% – que indica descompensação há bastante tempo – ou até 20% – considerado grau extremo de descompensação.

Os estudos científicos e a American Diabetes Association (ADA), consideram  aceitáveis índices de até 7% que é o limite para o bom controle. O nível de hemoglobina glicosilada alerta para a conduta mais ou menos rigorosa que o médico deve adotar para o controle. Já se provou que quanto mais alta a hemoglobina glicosilada, maior o risco de complicações, e portanto, qualquer redução no índice já traz benefícios em termos de prevenção, diz o presidente da SBD, Dr. José Egídio Paulo de Oliveira.

Além disso, o descontrole tende a aumentar triglicérides e pressão arterial, levando aos riscos de infarto, derrame e outras complicações cardiovasculares e microvasculares, como a nefropatia e a retinopatia.

Segundo o Dr. Jorge Luiz Gross, chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, portadores de diabetes que conseguem manter a A1C abaixo de 7% passam a apresntar riscos de complicações em índices praticamente iguais aos da população em geral.

“Quatro anos depois de permanecer dentro da meta de A1C menor que 7%, os portadores de diabetes continuam protegidos contra complicações da doença”, informa, baseado nos estudos populacionais.

Fonte: Revista Viva Melhor

Publicação da Aventis Pharma Ltda.

www.diabetesnoscuidamos.com.br

Anúncios

7 pensamentos sobre “Falhei no provão trimestral (A1C)

  1. oie !!!
    Nic e assim mesmo ! Tenho certeza que vcs vao conseguir reverter esse numero eu cheguei ao 9.4 % e agora todos mes so vem abaixando ontem tive meu “provao” e olha que o meu e mensal !!!
    deu 6.9 % eu fiquei super feliz !
    Forca e bola pra frente !
    adorei a explicacao tecnica do A1c vou falar para o Re ler !Ontem estavamos conversando sobre isso !
    bjim

  2. Nicole, não esquenta não! Ainda terão muitos provões pela frente, rsrs… É difícil manter uma média… Eu, por exemplo, sempre quando dá alta a A1C, procuro me esforçar para abaixar a próxima. Aí qdo dá um n° legal, a gente sempre acaba abusando, e assim vai… Um grande beijo pra vcs!!!

    • Ah.. eu esquento, sabe… não adianta.
      Querendo ou não, grande parte dessa porcentagem tem a ver comigo sim…
      MAs eu tô esquentando bem menos agora!!!

  3. Eu Tenho tentado esquentar menos Nicole…. Apesar de, com um A1C alto, ainda ser muito forte a sensação de ter falhado!!!
    Somos cuidadoras de nossas pequenas, e por enquanto elas dependem do nosso julgamento de certo e errado, de comer e não comer, de aplicar ou não aplicar…
    Tenho certeza que o próximo “provão” vai ser bem melhor……
    E a vida continua……
    beijos!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s