Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

A Maldita Hipoglicemia.

19 Comentários

Eu juro que quanto eu tiver um inimigo e precisar rogar uma praga, vai ser pro filho do cidadão ter uma hipoglicemia severa. (brincadeira, né… nunca terei inimigos e mesmo se tiver, só desejo paz e amor pra que volte tudo em dobro pra mim…)

Mas vamos combinar que essa hipo é de matar, literalmente, a criança que tem e a mãe que acode.

Lendo o blog dessa minha amiga láaa de Portugal, lembrei mais uma vez do que as hipos são capazes.

Ontem e hoje a Vittoria acordou na faixa dos 260mg/dl apesar de ter ido dormir nos 120. Ontem, dei uma unidade pra corrigir e 2 para a contagem de carboidratos. Ela sempre come o mesmo. Foi pra aula de natação e no almoço estava com 41 mg/dl.

Hoje, com a lição de ontem, dei uma unidade pra baixar e na contagem de carboidratos (comeu um pouco mais), eu deveria dar 3, somando no total 4unidades de novorapid, mas fiquei com medo do acontecido ontem, e dei apenas 3.

Foi pra natação. Estava esquisita no banho, medi lá, 156mg/dl. Ótimo. Era 10h40 da manhã, o almoço como sempre sairia ao meio-dia. Chegou em casa, deu piti, foi pro quarto e ficou chorando, chorando, reclamando da vida, de mim, de tudo. De repente me chamou querendo abraço. Estranhei.

Subi pra ver o que tava rolando, ela me viu, me abraçou e descemos. Mais um piti. Resolvi medir: 38mg/dl. Eram 11h15. Em mais ou menos meia hora, a glicemia dela despencou de 160 pra 38. E dessa vez demorou pra subir. Ela precisou deitar no meu colo, depois do mel e ainda chorando, dava umas apagadas, voltava, parecia que tinha cochilado, e dava mais uma chorada, cochilava… e 15 minutos depois acordou como se nada tivesse acontecido.

E daí, é claro, fico pensando o que foi que eu fiz de errado dessa vez, mas uma culpa light, porque já sei que não adianta bancar Jesus Cristo na cruz .

E uma das perguntas que eu fiz foi: Com que frequencia será que os glicosímetros fazem uma medição errada??? É normal cair tanto assim a glicemia em 30min? Ela tinha acabado de sair do banho, a mão limpinha, sequinha, será que os 160 estava certo?

Vocês ficam se perguntando essas coisas? Conseguem chegar a alguma conclusão? E outra, algo muda na rotinha após uma hipo? Vocês ficam com receio de dar a insulina rapida? Diminuem a quantidade por conta só pra garantir que nada aconteça?

 

19 pensamentos sobre “A Maldita Hipoglicemia.

  1. O Gui teve na semana passada a primeira hipo com efeitos mesmo, de quase dormir, de nao conseguir focar o olho….fiquei meio monga pra corrigir os numeros mais altos, principalmente antes de dormir….ontem tava 124 mg/dl às 21:30h e no lugar do leite ele quis comer pizza pq estavamos com visita em casa….não apliquei rapida….até porque a pizza nunca altera muita a glicemia dele, e fiquei com medo. Acordou com 84 mg/dl, mas nao quis medir de madrugada…..foda.
    bjos

  2. Oie Nicole,
    Tem vezes que acontece umas coisas muito estranhas mesmo. Uma vez acordei e tava alta a glicemia. Não me lembro agora, mas tava mais de 200. Quando isso acontece, eu geralmente aplico a lantus e não como nada até abaixar. Eis que nesse dia, medi, tava alto, apliquei a lantus e voltei a dormir. Sei que não deu 1 hora depois tava com uma hipo das bravas… Tb não consegui entender como pode isso??? EU ODEIO HIPOGLICEMIA…Acho que todo mundo que sabe como é, tb odeia… Bijnos… Dani

  3. ô Nicole, que susto, sera que a Vivi nao ficou mais empolgada na natação e gastou mais energia, somando com a Novorapid, deve ter causado isto. Mas se serve de consolo esta semana tivemos duas medições na casa dos 40 antes do almoço, e desorientada aqui ficou a minha mae coitada, procurando o mel que nem uma louca…. e Lulu esta aqui vovó no armario,
    E bola para frente, NE? mas sem duvida ficamos com mais medo das correçoes….

    bjs

  4. Nic eu sempre reclamei muito das hipos pra minha medica ( teve epoca que nao aplicava muita insulina por nada ,com medo da hipo e confesso a noturna e meu medo maior …ontem mesmo antes de dormir as 23 horas estava com 103 mg/dl …fiquei com medo abaixei a basal …ai estou dormindo passando mal enjoo forte dor de cabeca acordei ja peguei meu medidor que fica do lado do meu travesseiro e estava 193 mg/dl as 2 da manha …pensei como subiu rapido …ai fiz correcao mais mesmo assim nao consegui deixar a basal na sua dosagem normal (0.6 u por hora das 2 ate as 8e 30 da manha …deixei em 0.55 )so voltei pro normal quando acordei as 5e 30 com 149 mg/dl …
    Segundo minha medica a hipo tem um pre sintoma ainda qaundo estamos na faixa dos 150 mg/dl …eu comecei entao prestar atencao e percebi que tenho uma pontada na cabeca e minha respiracao se altera ai meco depois de meia 40 min tenho hipo !!! quer dizer tinha agora se percebo eu paro a bomba por uma hora depois ligo novamente e na proxima medicao esta normal !!!
    Mais esses pitis que ela tem eu tb tenho viu …choro fico mal sem paciencia a cabeca fica super sensivel qualquer barulhinho parece um estrondo …aqui ja temos um combinado quando eu digo estou com hipo …ele disse ja comeu ou tomeu glicose ? eu digo ja …Ai ele faz silencio ate eu voltar a conversar novamente !Ajuda muito porque fico com pensamento atrapalhado …querendo falar e nao consigo e so fico mais nervosa !!!
    sera que nao foi a basal que vc aumentou ?ou os exercicios da natacao? Ai Nic tomara que se estabilize logo !
    bjim pra vcs tres ahhh pra familia toda rsrsrs

  5. Eu acho que pode ter sido um pouco disso ou tudo isso ou nada disso.
    Não sei, e sinto que nunca saberei!!!

    O pico da basal dela, apesar de ser lenta, costuma ser mais tarde, depois do almoço. O médico disse que demora uma quatro horas pra começar a fazer efeito, então se toma as 8h, às 10, 11h, não deve ser a basal.

    Acho q a natação potencializou a insulina… apensar disso não ser uma constante. Ja aconteceu dela acordar alta, tomar insulina e sair da natação mais alta.

    Agora natação só na segunda.
    Detalhe… domingo dei uma homeopatia diferente, e a médica disse pra observar que coisas aconteceriam. Talvez seja isso!!!

  6. Se o Igor for para a piscina tem essa quedas sim, ja escrevi antes, temos que medir de meia em meia hora.
    Eu ainda não consegui entender essa relação, mas entrar na agua é hipo na certa!!!
    É BARRA!!!!
    Um susto e tanto.
    Estou correndo de um lado para o outro, o Igor apresentou um queda de cabelo, graças a Deus em local isolado, estamos investigando, depois de rodar um monte de medicos descobri que o exame principal ele vai ter que esperar 15 dias, não poderia ter usado pomada no local…
    E a vida!!!

    Beijinhos

  7. É amiga,não é mole não,outro dia o Bruno chegou da escola com 394,apliquei a rápida 3.5 ui e uma hora depois….adivinha 48?????
    Eu já desisti,não consigo entender! bjs.Gi.

    • Eu desisto e não desisto.
      na verdade, quando faço tudo e aumenta, eu não ligo.
      Mas quando faço e abaixa muito, fico tentando entender pra não fazer de novo.

      Sorte aí, viu!!!

  8. Nicole,
    A Júlia vira e mexe faz hipoglicemias assim…. Em meia hora baixa 100 a 150 mg/dl. principalmente antes do almoço…. A hora de pico da Levemir em seu organismo é exatamente entre 11hs e 12hs… Como ela estuda pela manha, não posso nem pensar em atrasar de pegar ela na escola… rsrsrsrsrsrsrs. Quando ela usava a Lantus, era ainda pior…

    Sinceramente, já desisti de entender certas coisas…. Com a minha Julia, dias com atividades e alimentações completamente iguais, tem glicemias completamente diferentes… Mas vamos dançando conforme a musica e as coisas vão se encaixando… Infelizmente temos que às vezes aprender errando…
    Um beijo!

  9. Ai querida….que susto!
    Por vezes existem factores externos que influenciam os valores de glicémia. Cansaço, excitação, exercicio fisico durante o dia manifesta-se mais tarde, ansiedade, nervos….
    No caso da minha filha foi isso mesmo, o exercio que ela fez durante a tarde deu um “alô” à noite, resultado: hipo.

    Um dia de cada vez.

    Beijinhos à Vi, e para voçê tb!

  10. ah como odeio essas hipos, acabei de ter um 50 mg/dl faltando 1:30 pro almoço !! Logo no primeiro dia de aplicação com a caneta =(

    Com certeza eu odeio as hipos mais do que as hipers !!

  11. Ei Nicole, Ei pessoal…
    Hj to muito pra baixo… preocupada…
    A Luana acordou mais cedo, antes de mim e o pai deu café da manhã e saiu, quando eu levantei, vi que tinha dado uma hipo-54mg, perguntei a ela se o pai tinha dado a Lantus (basal) e ela disse que não… aí eu dei… masssss ele também já tinha dado.
    Resultado: desespero total! Dose duplicada.Liga pra médica, mede de hora em hora… mais lanches durante o dia e vamos ver oq vem pela noite. E para melhorar tudo… uma febrinha desde ontém… 37.9 à 38,2…
    Chorei, chorei e ela não entendendo nada… tadinha… e ela tb chorou, querendo ir para a escola, mas não mandei.
    Meu marido ficou em casa com ela para monitorar e vigiar literalmente.
    Grande beijo a todos.

    • Nossa, Jana… que susto. Imagino como deve ter se sentido. Fica tranquila, porque vc no a nica me que passou por isso. J ouvi vrias histrias parecidas. Combine com seu marido de SEMPRE deixar um bilhete quando isso acontecer!!

      Boa Sorte, e conte como foi o dia dela!

      Beijo No fica pra baixo no… essas coisas acontecem!

  12. Olá! Sou diabética tipo 1 há 5 anos. Tenho 28 anos agora. Li o seu post e posso te falar que isto acontecia muito comigo. Eu tomava NPH (10+12+10)e Novorapid (aplicava de acordo com a correção e a contagem de carboidrados). O que eu posso te falar (da minha experiência) é que provavelmente houve sobreposição dos horários de pico das insulinas. E, ainda, cada organismo reage de um jeito. Depende muito do “humor” dele e do seu (diabético) o controle glicêmico. Se vc se exercitou mais, se comeu mais um pouquinho, se está mais estressada, até se brigou com o namorado altera e muito a glicose. rsrsrs. Depois que passei a usar a Levemir + Humolog (lispro) meu controle ficou outra coisa (1000 vezes melhor). Continuo fazendo contagem de carboidratos. Antes eu vivia numa roleta russa. Ou minha glicose estava muito alta ou muito baixa (um inferno). E o problema é que fico com 28 de glicose e não percebo! Olha o perigo! Por outro lado, heguei até ser internada por cetoacidose.
    O que posso te falar é pra ter humor com a doença. Talvez uma nova insulina seja uma boa. Eu já passei por todas. Por exemplo, a Lantus quase não fazia efeito, a NPH não durava no meu organismo o tempo que falam que dura.
    Qualquer coisa, pode entrar em contato. Bjos

    • Que bom saber!!! Obrigada pelo comentrio. Ns j tentamos a NPH e agora estamos com a Levemir… j melhorou muito… Mas acho que foi o exerccio fsico mesmo que est mais regular… Obrigada pela dica e volte sempre, t!!!

  13. Essa situação aqui em casa é normal, como já conversamos o meu filho fica só com a basal, raramente aplico a novorapid, pq ele faz uma dieta baixa e a basal segura sem a novorapid, pra vc ver hoje mesmo 44 de glicemia as 11:30 só com a basal isso pq tomou leite com nescau cereal de manhã, comeu banana prata de fruta de lanche
    Qdo vai na piscina fica só 1 hora pq se não passa mau, mesmo assim qdo sai tem que comer algo que tem açucar ou que suba a glicemia.
    Notei tbem que tem alimento que controla mais a glicemia, do suco de soja aquele com fruta zero de açucar, ele toma o dia todo não sobe a glicemia mas percebi que controla mais do que outro sucos, tenta dar e veja se ajuda.
    bjs e calma é assim mesmo

  14. Olá… Descobri diabetes na minha filha de 7 anos faz 1 mês. Ainda estou dormindo aos picados. Trabalhar… não tenho cabeça.. Me sinto perdida. Não tenho coragem de mandar para a escola..

Deixe um comentário

