Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Bomba de Insulina (SIC) nas crianças!

18 Comentários

É, pois é… tenho pensado nisso. Acho que chega uma hora que não tem como fugir. SIC é a sigla para Sistema de Infusão Contínua, a famosa Bomba de insulina.

Sei que muito diabéticos já usam e algumas crianças também. Perguntei pro meu médico e ele disse que tem um paciente diabético de dois anos que já usa. Numa palestra na ADJ, fiquei sabendo que existem crianças diabéticas que conseguiram a bomba de insulina e os insumos pra ela pelo governo, sem o processo judicial, apenas com o administrativo (que é o que fazemos pra conseguir Novorapid, Lantus, Levemir, etc). Vocês sabiam disso???

Eu meço a glicemia da Vittoria no mínimo 6 vezes por dia. Mas ela já está acostumada a medir até 8, 9 vezes dependendo da quantidade de atividade física que tem e sensações esquisitas ao longo do dia. Já aplico insulina também no mínimo 6 vezes; duas pra basal e uma no café, no almoço, no lanche, na janta e eventualmente fora desses horários quando tem alguma hiper, sem noção!!!

São ao todo, mais ou menos, 12 picadas por dia, que é claro, permitem um maior controle, mas mesmo assim, sinto que o controle poderia ser ainda melhor, se eu conseguisse aplicar menos de 0,5U de insulina…. Ou a gente dá mais comida pra justificar uma picada, ou deixa pra corrigir depois, na refeição seguinte e aí começa a embolar tudo !!!

Ah, sei lá…. me pergunto se precisa mesmo dessa picação toda, podendo diminuir com o uso da bomba e além disso, ter um controle melhor da glicemia… podemos fazer mais bólus durante o dia com quantidades menores e mais quebradas de insulina tipo 0,2 ou 0,4 ou 1,7…  Por quê não??

A Accu-chek tá com um site só sobre a bomba: http://www.accuchekspirit.com.br/ (Lá tem link pro perfil deles no Twitter, comunidade no Orkut e Página no Facebook)

Lá tem muita informação, inclusive as que interessam às mães !!!! Tem um depoimento também de uma menina de 10 anos que usa a bomba!

Que idade meu filho precisa ter para usar um SIC?

Resposta: Não existe uma idade mínima para a indicação do SIC de Insulina. Atualmente os SIC de Insulina estão sendo usados com sucesso, mesmo em crianças bem pequenas. Essa terapia é possível para crianças se os pais estiverem aptos a prestar assistência contínua.

A experiência tem demonstrado que jovens por volta dos 12 anos conseguem controlar, sozinhos, a terapia, se seus pais lhes derem apoio nessa tarefa. É preciso discutir com o médico se seu filho atende aos pré-requisitos para o SIC de Insulina.

Qual a segurança de um SIC para meu filho?

Se decidir por esta terapia, não significa que estará abrindo mão do controle da insulina de seu filho em favor de um “corpo estranho”. Também não significa que precisará ficar com medo de que algo poderá dar errado se deixar seu filho a sós com o SIC de Insulina.

Eis o que é necessário saber:

– Um SIC de Insulina não tem vida própria.Só fará o que for programado. Há um abrangente sistema que garante total segurança com o uso deste produto;

– É possível restringir os mecanismos operacionais, de tal forma que, seu filho(a) não poderá modificar a programação e nem aplicar maiores quantidades de insulina como por exemplo, bloqueando a taxa basal e limitando a quantidade máxima de bolus;

– O SIC de Insulina “avisa”, por meio de um sistema de alarmes e segurança, sobre possíveis problemas em tempo hábil. Por exemplo, se o cartucho de insulina estiver quase vazio, ou se a bateria estiver fraca;

– Se desejar verificar se a quantidade de insulina e/ ou bateria é suficiente, raramente o alarme será acionado. Mesmo que seu filho(a) esteja longe, haverá tempo mais do que suficiente para que entrem em contato e tomem as medidas corretivas.

Anúncios

18 pensamentos sobre “Bomba de Insulina (SIC) nas crianças!

  1. Pingback: Tweets that mention Bomba de Insulina (SIC) nas crianças! « Minha Filha Diabética ! -- Topsy.com

  2. Olá Nicole, que bacana o seu post! =)

    Esse assunto é muito interessante e vem crescendo em importância cada vez mais no ramo, por se tratar de uma terapia que vai ao encontro do que os pais mais querem para seus filhos: mehor controle da glicemia.
    E é exatamente por isso que estamos aqui!

    Queremos agradecer pelo destaque que você deu ao nosso hotsite. Nossa presença social, seja no hotsite, twitter, no orkut ou no facebook é justamente para mostrarmos como é interessante esse tipo de terapia, e fornecer o máximo de informações possíveis, como você ressaltou nas perguntas e respostas no post.

    Fica o convite a todos para participarem de nossa comunidade oficial no Orkut (Bomba de Insulina | Accu-chek) e seguirem nosso perfil no twitter (@SIC_Accu_Chek). Postaremos sempre algumas perguntas e repostas mais comuns com dúvidas sobre o tratamento, informações interessantes, vantagens e desvantagens, enfim, tudo que pudermos ajudar, nós faremos.

    Um grande abraço e sucesso com seu blog, é MUITO bom!

    Equipe SIC | Accu-Chek
    Twitter: @SIC_Accu_Chek

  3. olha eu passei a usar a bomba com um ano de diabetes ( sei claro que o fato de eu morrar num pais de primeiro mundo ajuda e muito nessa lado …talvez se estivesse no Brasil nao estaria usando ate hj …pelo custo da manutencao da bomba )
    No comeco eu fazia so tres aplicacoes de novorapid por dia ( era lua de mel ) com a caneta ..entao minha medica me falou da bomba …e eu passei a usar …continuei usando a bomba so pra fazer o bolus …ela ficava parada durante o dia so usava pra comer … mais dormia e ficava o tempo todo com ela ligada a mim ( ja estava treinando …seis meses depois comecei com a basal e o esquema de infusao 24 horas … meu sonho agora CGM espero por ele anciosamente ….
    bjim

  4. Nic,
    Minha mãe vai dar a bomba ao Igor, ja estamos pesquisando, quero ter bastante informação antes de comunicarmos ao medico a nossa decisão.
    Minha duvida é so uma, apesar de tantas aplicações na maior parte do tempo não a nada que o difere de outras crianças, será que a bomba não afetaria a auto estima??
    Ainda penso nisso…

    • Pois é Sarah, é algo a se pensar sim!! Nao tem como a gente adivinhar como eles irão se sentir! Por isso acho importante que junto com a bomba venha uma terapia, individual ou ainda melhor, familiar…. Ja que todas as decisoes sobre diabetes afetam a familia toda, ne!!!

      Tentar a bomba pelo governo nao rola??

  5. O nicole,

    Penso na bomba para o futuro no caso da Luana, acho ela muito pequena 2 anos e meio, e se ela mexer e desregular este é maior medo, sera que existe alguma trava?

    • Olá Débora,
      Sim, é possível restringir os mecanismos operacionais, de tal forma que, sua filha não poderá modificar a programação e nem aplicar maiores quantidades de insulina como por exemplo, bloqueando a taxa basal e limitando a quantidade máxima de bolus.

      Você pode ver mais detalhes sobre a segurança para sua filha aqui neste tópico: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=105526362&tid=5507151782179714631&start=1

      Espero ter ajudado! ; )

      Equipe SIC | Accu-Chek
      Siga-nos no twitter: @SIC_Accu_Chek

      • É.. esse lance de bomba parece tabu ainda!!
        Precisamos divulgar mais informação mesmo!!
        Fora do Brasil, crianças de 2 anos já usam a bomba… há muito tempo!!!!!!
        Já ví até mais novas!!!

        Se é o melhor tratamento que existe, precisamos desmistificar, não??

  6. Sem duvida Nicole, sem dúvida devemos desmistificar o uso do SIC de insulina, principalmente em crianças, pois a segurança que seus pais tanto desejam de fato acontece com o uso do aparelho.

    Estamos aqui com esse objetivo e contamos com sua colaboração, que já está sendo excelente! ; )

    Grande abraço,

    Equipe SIC | Accu-Chek

  7. Nicole,

    Também tenho pensado muito neste novo método nos últimos dias, participei de uma palestra pela ADJ com a empresa Medtronic, achei fantástico.

    Pude ouvir um depoimento (ao vivo) de uma adolescente que usa e não troca por nada, diz não se ver mais sem a bomba.

    Fiquei bastante animada principalmente com os resultados, ela conseguiu baixar a glicada a menos de 7.

    Meu filho tem 13 anos e vou procurar saber se é realmente possivel por processo administrativo.

    Abraços e fique com Deus

    Eliana

  8. meu filho tem 4 anos e des dos 2 anos está diabético,sua glicemia é medida várias vezes ao dia de 9 vezes até mais dependendo do dia (hiploglicemia ou hiperglicemia),gostria muito de conseguir amenizar o sofrimento do meu filho utilizando esta bomba,mas não tenho condições de compra-la como posso fazer meajudem.

  9. meu filho tem 4 anos e a2 está diabetico e muito dificil controlar sua glicose ;ele toma vária picadas por dia ,gostaria muito de amenizar o seu sofrimento utilizando esta bomba,como posso fazer não tenho condições para comprar.

  10. alguem poderia me ajudar com informacoes sobre esse aparelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s