Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

7 anos de vida e quase 2 (oficialmente) com diabetes

9 Comentários

Quinta, dia 19, ela completou 7 anos. Foi a festa que ela quis, com todos os amigos, e nada saudável!!! Parabéns filhota! Cada dia ao seu lado, uma lição aprendida!!!

E ah… 2 anos oficialmente em Outubro, mas pra mim, e pelos exames que fiz, ela já tinha diabetes em Julho/08!!

Essa festa eu quis fazer só pras crianças, por estar dura de grana e por não ser íntima dos pais ainda. Foi muito interessante pois foi a primeira festa na turma das duas,  da Vi e da Duda em que os pais deixam seus filhos e depois vão buscar. Deu muito certo. Algumas crianças não vieram mas as que vieram ficaram sem os pais. As mães acharam a ideia ótima e disseram que vão aderir.  Ótimo. Mas já fiquei pensando com os meus botões…  Será que a Vittoria ficaria? Será que eu deixaria? Será que os pais gostariam de ter uma criança diabética sozinha em sua casa???

Eis que no dia seguinte, ao buscar as meninas, uma das mães de uma criança que não foi perguntou como tinha sido, se os pais tinham mesmo deixado as crianças e eu disse que sim. Ela comentou que ia fazer o mesmo pra filha dela mas que EU CERTAMENTE TERIA QUE FICAR POIS ELA NÃO DÁ CONTA DA MINHA FILHA…. não ficaria a vontade nem tranquila com a Vittoria lá.

Eu podia ter falado um monte. Sobre discriminação, preconceito. Mas pera aí… se até minha mãe tem receio em ficar sozinha com ela, imagina uma mãe que não tem a menor ideia do que é diabetes e de como proceder? Em compensação, uma mãe diabética de uma colega disse que eu poderia deixá-las com ela tranquilamente que ela saberia o que fazer !!!

A Vittoria tem me questionado sobre quando começará a passar o dia na casa das colegas. E eu digo que isso vai acontecer quando ela conseguir se cuidar sozinha. Medir a glicemia, calcular os números e aplicar a insulina… porque ninguém tem obrigação de saber cuidar disso (eu acho, de verdade…). Mas no meu caso, por exemplo, se fosse uma amiga da minha filha que tivesse diabetes e que ela gostasse muito, eu me interessaria em aprender… Cada um é cada um e conhece bem suas capacidades, certo? Enquanto isso não acontece, eu vou treinando a Vittoria pra se virar. Ela já aplica insulina sozinha na perna e, com ajuda pra fazer uma prega, aplica sozinha no braço. Quanto aos cálculos.. teremos que esperar a idade certa, não tem como adiantar nem treinar.

Fotos da quinta, festa pra família e do sábado, festa pros amigos!! A Joana e o Gui vieram !!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aproveitando o post sobre aniversário, vou deixar um comentário aqui e a minha resposta! E gostaria que vocês comentassem também!

Minha Pequena e doce Isabela, fará 2 aninhos dia 01/09. O segundo aninho de vida e o primeiro aniversario como diabética. Há 4 meses atras, descobrimos com muita surpresa e total desespero que ela estava com DM1, pra mim parece uma eternidade. Venho aqui hoje tentar através de vocês descobrir o que fazer em datas como essa. ANIVERSARIO-doces, balas, bolo, brigadeiro… Açúcar, açúcar, açúcar!!! Quero muito que ela tenha um dia especial, esse ano sei que vou tirar de letra, pois ela ainda êh muito pequena, mas quando começar a pedir pra chamar as amiguinhas o que devo servir? Nesse dia agente dobra a dose de insulina pra que nossos docinhos tenham um DOCE dia de aniversario? Fica a pergunta! Bjs (Karen)

Eu respondi o seguinte: É Karen.. é complicado. Tem mães que fazem tudo diet. Tem mães que não fazem nada diet, como eu!!! O dia do aniversário, pra mim, é um dia muito importante e que eles adoram compartilhar com os amigos. É uma vez por ano. Por que não deixá-los aproveitar? Eu tenho certeza que nesse caso, vale mais a pena umas doses a mais de insulina!!! O que o seu coração diz? O que tem vontade de fazer?? Eu pensei em aproveitar a data pras crianças terem contato com coisas saudáveis, sanduichinhos naturais, sucos, frutas, etc… mas o aniversário não é o momento… É de curtição, correria, gritaria e doces!!! Aqui, de verdade… não comeram nem 1/3 do bolo, nem 1/3 dos doces… cantaram parabéns e saíram correndo pra brincar!!!

Anúncios

9 pensamentos sobre “7 anos de vida e quase 2 (oficialmente) com diabetes

  1. Eu adotei algo diferente. A Minha “doce” Sophia… Ha 2 Anos diabetica…come DE TUDO! Aplico as doses calculando os carboidratos (inclui acucares) Nao Privo ela de nada! Calculo e aplico! Ela e uma crianca normal e Feliz, com quase 6 Ja sabe calcular a insulina de correcao e a de bolus. Ela ainda nao se aplica pois e pequena mas Ja sabendo quanto se aplicar Fica mais facil.

  2. Oi Nicole,

    Parabens, para Vivi e para vc que é uma super mae, adorei as fotos a festa ficou super legal, sobre deixar ir sozinha na casa dos outros, simplesmente nao consigo… tenho muito medo, sei que estou errada, outro dia fomos em um aniversario de um primo, conheci um garotinho diabetico que estava na festa sozinho super cuidadoso achei uma graça, fiquei imaginando a Lunana sozinha em uma festa eu louca dentro de casa…mas o tempo vai nos ensinar.

    Nao posso deixar de fazer um comentario para a Karen, vivi exatamente isto o ano passado, a Luana ficou diabetica 30/10/09 e o aniversario dela 08/02/10, ja havia pago a festa, no primeiro instante pensei em cancelar tudo, mas com ajuda da medica resolvi fazer. E saiu tudo otimo a Luana comeu tudo que queria, apenas o refri diet o resto foi tudo igual as outras criancas, no final da festa ainda deram um pirulito enorme para ela, chegamos em casa abrimos os presentes, brincamos e qdo medi estava com hipo….. sempre me falaram é verdade: criancas brincam mas do que comem em festas, temos que ficar de olho é na hipo. Karen nao desista da festa tenho certeza que vai dar tudo certo, depois nao deixa de nos contar como foi…..

    bjs

    • Oi Debora !!!

      Eu ainda não consegui deixar a Vittoria sozinha também!!! Não a deixo sozinha nem com o pai!!

      Mas… ela tem participado dos passeio com a escola, sai de manhazinha e volta de noite… pq a prô tá acostumada a cuidar dela todos os dias!!

      Acho que com o tempo, vamos sentir quando é a hora de deixá-los mais a vontade!!!

      Por enquanto… tô sempre junto!!!

      Um beijão!!

  3. Nic eu nao sabia queria ter mandado uma cartinha desenho cartao pra ela !!!
    Amei a decoracao !Amei o cabelo pink rsrsrs!
    E o meu niver tb foi assim NADA DIET …comi churrasco ( foi numa churrascaria ) com salada !E depois veio o parabens …. Na hora do bolo o Re nao ficou me olhando ( sabe querendo cuidar do que eu vou comer PORQUE AS VEZES ELE FICA achu UM SACO !!!!,como se eu nao soubesse o que estou fazendo …ultimamente parou rsrsrs!!!)entao comi bolo pudim de leite condesando ( achu que me dois anos era a primeira !!!) e ai apliquei insulina fiz basal temporal ( uma funcao pra dar um UP na basal ) uma BOLUS BEMMMMMM feita !!!RI me diverti abri os presentes IHHHHH foi otimo !!!!
    VIVI PARABENS QUERIDA MUITAS FELICIDADES E MUITA SAUDE PRA VOCE !

    • Saudade das suas visitas, Rô !!!
      Pode mandar o cartão,carta, desenho pra ela!! Sempre está em tempo! E ela vai adorar, tenho certeza!!

      Quando foi seu aniversário?

  4. Manda parabéns para ela! Saúde e sucesso, sempre! =)
    Acho que esta preocupação vai te acompanhar por um bom tempo ainda, Nicole. Digo isso porque, mesmo com 22 anos, aqui em casa não é muito diferente.. rs
    Importante respeitar o ritmo e a segurança dela, mas educação em diabetes é fundamental! Na minha opinião, todos deveriam saber como agir: assim como eu aprendi primeiros socorros e outras coisas mais, para cuidar dos outros! Não custa nada, né?

    Sabe o que eu lembrei também? Para conseguir aplicar insulina no braço, sem a ajuda de alguém para fazer a prega, eu tenho uma dica:
    Diga para ela sentar com os joelhos dobrados (para cima). Assim, basta apoiar o braço no joelho, “forçar” uma dobra e aplicar com a outra mão. Deu para entender? Espero que funcione!

    Beijos!

  5. Nicole,
    eu ja faço festinhas assim tem um tempo, é tudo de bom, menos comida, logo menos gastos.
    Eu comecei a pedido do meu filho mais velho quando fez 8 anos, ele disse que não queria adultos na festa dele, eles ocupavam muito espaço e quase não sobrava pra brincar, aí descobri que era mais barato, criança não quase não come, costumo servir pizza, pipoca, gelatina, cachorro quente, essas coisinhas que criança gosta…
    O Primeiro niver do Igor com diabetes eu comprei bolo diet e fiz brigadeiro diet, não gostei do bolo, e brigadeiro ele pode comer muito mais do que comeria o normal, mas no aniversario do Arthur ele comeu de tudo.
    É ele quem decide se vai comer e aplicar insulina ou não comer, lembrando sempre que nem sempre o diet significa baixa porcentagem de carboidratos, bolo é um bom exemplo.
    Pra mim deixa-lo na casa de amiguinhos é mais facil, ele quase não precisa de correção, então tenho entre o almoço e jantar pra deixa-lo ir a casa de amigos.
    Os pais do melhor amigo dele aprenderam a lidar com o diabetes, ainda não consegui deixa-lo dormir lá como fazia antes, mas pelo fato de não querer dar trabalho com aquela nossa rotina da manhã, eles compraram até um glicosimetro para deixar de reserva… Eu confio que eles são capazes de cuidar do Igor, mas foi iniciativa deles aprenderem a lidar com a nossa rotina.
    Pra dar menos trabalho comprei umcelular para o Igor, programei os horarios para despertar e ele sabe o que deve saber, medir a glicose e me ligar para passar os resultados, é assim também enquanto pratica jiu jiutsu, ele mede e eu o deixo lá, 1 hora após começar os exercicios o celular desperta e ele sabe o que fazer.
    A Unica coisa que eu odeio ver numa festa é pula pula, hipoglicemia na certa.
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s