Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Rotina faz falta!

6 Comentários

Não sei vocês, mas quando sentei no consultório do endocrino a primeira vez e ouvi ela dizer que a rotina seria a coisa mais importante na vida da Vittoria, quase caí pra trás. Hora pra acordar, deitar, pra todas as refeições, pra exercício físico e assim por diante. Que teria que se alimentar em intervalos de hroas regulares, blá blá blá.

Vínhamos de uma rotinha que simplesmente não tinha rotina. Sem hora pra nada. Comíamos assistindo TV, 10 minutos antes de sair pra escola (e eu trabalhar). Funcionava… Na volta da escola, ficavam brincando com os vizinhos até escurecer e aí é que eu ia pensar na janta!! Era meio… comer quando tinha fome, dormir quando tinha sono.

Aos poucos fui percebendo que a rotina não só é importante mas um FACILITADOR na vida do diabético. Sem horários fico doida. Sem a rotina das 3 em 3 horas me perco. E é claro, a glicemia oscila. Os finais de semana são difíceis. Principalmente quando tem festas e eventos de qualquer natureza. Por isso detesto tanto as festinhas infantis. Com aquele monte de porcaria e horários sem noção.

Hoje em dia, quando a festa é à noite, dou janta. De barriga cheia, a vontade de comer as coisas diminui. Assim elas ficam correndo pra lá e pra cá e eu não preciso ficar correndo atrás com um cachorro quente frio.. pra que entre um grito e outro de alegria elas deem uma abocanhada e eu fique tranquila de que elas estão alimentadas. Ilusão. Vamos todas jantadas, comemos menos porcarias e o bolo fica sendo a sobremesa. Tem dado certo. Faço o mesmo com as festas durante a tarde. Dou o lanche antes de sair e ficamos todas delizes e contentes, curtindo a festa brincando, como deve ser mesmo e não comendo.

Falando nisso, esse ano não quero fazer festa pra Vittoria. No máximo um jantar pra tios e primos. Mas o que fazer pra comemorar o dia do aniversário, ficar marcado e ela não sentir falta da festa glamurosa? Que não seria mesmo. Nem em buffet e eu não queria MESMO ter que convidar os colegas e respectivos pais para virem EM CASA.

O aniversário é dia 19. O que faço?

 

 

6 pensamentos sobre “Rotina faz falta!

  1. Oi Nicole… uma festinha do pijama? Com apenas amiguinhas mais chegadas? Ou os priminhos? ( não muitos senão é de enlouquecer neh?! Dá para fazer gelatinas naquelas forminhas de bichinhos (diet) bem colorido…
    Não sei, uma sugestão apenas… espero que seja bem legal para vcs!

    • Achei a ideia otima. Mas ela eh nova na escola, ainda ñ tem amigas mais chegadas e todas as maes se conhecem…. Ñ pega bem convidar so algumas…. Ou todas ou nenhuma… :-s

  2. Aqui eu ja aviso que é somente para as crianças, ele escolhe os amiguinhos mais chegados e fazemos a festa do pijama, pela idade dá pr fazer até as onze horas, os pais até que gostam porque dão um passeio sozinhos e depois vão buscar as crioncinhas, mas tem que ter pique.
    Faço lanches, providencio jogos pra ninguém ficar de bobeira, eles gostam mais. E dou um presente bem significativo o que não quer dizer caro.
    Beijinhos

  3. Olá Nicole, td bem?

    Meu nome é Daniela, sou diabética tipo 1 (desde 2004, qdo fui internada pela 1ª e única vez). Desde então, passei a pesquisar muito sobre o tema. Mas só agora entrei no universo dos blogs sobre Diabetes. É muito interessante ter este “outro lado”, pois nestes blogs vemos o dia-a-dia dos diabéticos e das pessoas que convivem com diabéticos e suas trocas de experiências. Às vezes, achamos que estamos fazendo tudo corretamente, e de repente nos deparamos com graves crises hipoglicêmicas ou esporadicamente com hiperglicemias que desanimam qualquer diabético, que busca ter o bom controle. Nós diabéticos, temos muito, mas muito mesmo, de agradecer às pessoas nos acompanham. Sei o quanto é difícil para vocês, nos acompanharem em momentos tão delicados, como nas hipoglicemias, principalmente. Realmente, precisamos de disciplina SIM, pois só assim é possível ter uma vida saudável, para quem tem que fazer uso de insulina, ter preocupação com que o come e assim por diante.
    Achei interessante essa sua preocupação em relação à festa de aniversário de sua filha. Creio que criança gosta mais de brincar do que de comer. Por que vc não pensa em fazer um passeio em algum lugar com coisas divertidas para as crianças fazerem? Tenho certeza que ela se lembrará disso ( eu pelo menos iria adorar! rsrs.).
    Um grande abraço! Daniela

  4. Minha Pequena e doce Isabela, fará 2 aninhos dia 01/09. O segundo aninho de vida e o primeiro aniversario como diabética. Há 4 meses atras, descobrimos com muita surpresa e total desespero que ela estava com DM1, pra mim parece uma eternidade. Venho aqui hoje tentar através de vocês descobrir o que fazer em datas como essa. ANIVERSARIO-doces, balas, bolo, brigadeiro… Açúcar, açúcar, açúcar!!! Quero muito que ela tenha um dia especial, esse ano sei que vou tirar de letra, pois ela ainda êh muito pequena, mas quando começar a pedir pra chamar as amiguinhas o que devo servir? Nesse dia agente dobra a dose de insulina pra que nossos docinhos tenham um DOCE dia de aniversario? Fica a pergunta! Bjs

    • É Karen.. é complicado. Tem mães que fazem tudo diet. Tem mães que não fazem nada diet, como eu!!! O dia do aniversário, pra mim, é um dia muito importante e que eles adoram compartilhar com os amigos. É uma vez por ano. Por que não deixá-los aproveitar? Eu tenho certeza que nesse caso, vale mais a pena umas doses a mais de insulina!!! O que o seu coração diz? O que tem vontade de fazer?? Eu pensei em aproveitar a data pras crianças terem contato com coisas saudáveis, sanduichinhos naturais, sucos, frutas, etc… mas o aniversário não é o momento… É de curtição, correria, gritaria e doces!!! Aqui, de verdade… não comeram nem 1/3 do colo, nem 1/3 dos doces… cantaram parabéns e saíram correndo pra brincar!!!

Deixe um comentário

