Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Sobre as células-tronco nos dentes de leite…

17 Comentários

Todos que assistiram ao Globo Reporter sobre o uso de células-tronco e tem filhos diabéticos em idade de troca de dentes faz a mesma pergunta que eu: ONDE E COMO VOU GUARDAR ESSES DENTES???

Eu e a Sarah procuramos várias coisas na internet e não encontramos… Liguei pra essas empresas que colhem e armazenam sangue do cordão umbilical e ninguém sabe. Me orientaram a falar com a ANVISA.. e eu o fiz. Mandei um email e a resposta foi a seguinte:

Prezada Senhora,

Em atendimento a sua solicitação, informamos que a Anvisa não possui um banco de dados dos estabelecimentos que realizam esse tipo de serviço. Aproveitamos para esclarecer que a maioria dos “procedimentos” realizados com células-tronco humanas estão no campo da pesquisa clínica, sendo que essas pesquisas devem ser aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa-CEP local e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.

Atenciosamente,

Anvisa Atende

Central de Atendimento

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

0800 642 9782

http://portal.anvisa.gov.br/

Anúncios

17 pensamentos sobre “Sobre as células-tronco nos dentes de leite…

  1. Nic,
    Pra onde foi enviado da minha parte se trata do entrevstado nesta pagina http://www4.ensp.fiocruz.br/visa/noticias/noticia.cfm?noticia=1383
    e a pesquisa é essa http://www.ghente.org/entrevistas/instituto_de_terapia_celular.pdf

    Ainda aguardando resposta.

  2. Ola Sara…
    O tratamente que esta sendo feito em carater experimental pelo Dr Julio Voltarelli, utiliza também células-tronco da propria paciente, retiradas da medula, através de um processo chamado AFERESE.
    Portanto, mesmo não sendo possível ainda o armazenamento das CT dos dentes, Vcs tem chance de tratamento se suas filhas.
    Importante ainda salientar que uma equipe da UNIFESP, esta fazendo um trabalho importante com CT do dente do siso

  3. Poxa não sabi que era tão dificil assim, mandei um e-mail pra globo tbem mas ainda não tive resposta

    • Sarah sou diabetico a 4 anos, imagino sua luta como mãe, tambem estou a procura da cura, mas muitas reortagens vem em vão a gente sabe que não existe uma resposta pra todo esse parulho infelizmente.

  4. eu quero saber como faço para entrar na lista de espera porque eu tenho problema de vista grave e ja perdi 93% de um lado e 7% de outra preciso muito moro em brasilia e o meu sonho e conseguir essa prova meu e-mail é

  5. Minha filha de 5 anos tem toxicoplasmose cong~enita o que afetou a região macular da retina com perda de 75% da visão do olho direito. Vivemos atrás de uma forma, mesmo que futura, de contornar este problema. Caso alguém tenha notícias de como armazenar os dentes de leite ou que devemos procurar (mesmo que fora do país) agradeceríamos muito esta informação.
    Att. Luciana Andrade Lima

  6. Oi Gente, achei uma reportagem sobre o armazenamento de dentes de leite, mas pelo que eu percebi é apenas uma doação.
    Acessem: http://cpopular.cosmo.com.br/metropole/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1399030&area=2230&authent=12B013320A3212138212000B001321
    Att. Patricia.

  7. Nicole,
    uma vez que coletamos as células-tronco do cordão umbilical de nosso filho com uma empresa chamada Criogênesis, ficamos sabendo que eles também realizam a estocagem das células-tronco do dente de leite. Se você quiser mais alguma informação, me mande e-mail.
    Vanderley

    • Olá Pessoal, acabei de enviar um e-mail para a Criogêneses sobre a dúvida de armazenamento de dente de leite para futura extração das células-tronco contidas na poupa, uma pessoa entrou em contato comigo para explicar como funciona, achei importante compartilhar com vcs.

      Para que se consiga aproveitar as células tronco do dente de leite, precisa-se de ações em conjunto. Primeiramente antes de extrair o dente de leite ou de cair, você precisa ter um kit de armazenamento especial que a Criogênese fornece, o dentista que irá extrair precisa saber que você tem interesse em armazenar o dente para extrair célula tronco, pois dependendo do jeito que é extraído o dente de leite podem as células ficarem na gengiva, acho que são poucos dentistas que conhecem o procedimento, e o armazenamento deve ser imediato, como também o seu envio para a criogênese.

      Os custos vou deixar para a empresa repassar para vocês, mas já adianto que vale a pena tentar. O meu dente de leite extraído às 10:30, já estaria prejudicado às 15:00 por não ter sido armazenado de imediato, minha dentista aconselhou colocá-lo num copo com leite dentro da geladeira, já a empresa informou que não teria garantia de sucesso nesse tipo de armazenamento, informando que correria um grande risco de meu dente já estar contaminado ou não ter células suficientes para uma amostragem. O ideal seria armazená-lo em uma solução de soro fisiológico 0,9%.

      Tentei insistir em pelo menos tentar retirar meu dente do copo com leite e colocá-lo numa solução de soro, mas já era tarde, meu dente estaria com grande chances de não dar certo.

      Bom, espero que isso tenha ajudado, pelo menos aos próximos leitores, a se programarem antes de retirar o dente. Fico triste, pois fui ao dentista para extrair um SISO e mudamos de idéia, matando minha última esperança de obter as células tronco de meu próprio organismo. Agora só resta esperar os chineses encontrarem alguma forma de regenerar as células betas do pâncreas.

      abraços, saúde e boa sorte.
      Rafael

  8. Favor enviar informações com relação a estocagem de dentes de leite.
    Obrigado

    • Eu também gostaria dessas informações e ainda não consegui!
      Me parece que alguns bancos de cordão umbilical já fazem essa estocagem.
      Procure saber num perto a você!

  9. luci Nicole hoje terei uma resposta sobre o armazenamento do dente de leite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s