Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Diabetes na Escola

7 Comentários

Mais uma vez… assunto super discutido. Fazer a medição da glicemia ou não? Fazer aplicação da insulina ou não?? O único jeito de saber é analisar as necessidades da criança e optar pelo que seria melhor pra ela. No meu caso, optamos por aplicar a insulina na escola. Desde o ano passado, a professora da sala assumiu essa responsabilidade. Esse ano, em outra escola, também. Mas pra Vivi é necessário. O mesmo médico já optou por evitar a aplicação na escola, mas depois de perceber o números muito altos às 17h30, achamos melhor aplicar no lanche. Ou teríamos que diminuir o lanche dela a quase nada de CHO, o que também não é legal.

Fiquei sabendo dessa matéria através do twitter do Diabetes nas Escolas (site da SBD), e tem depoimento de professores e diretores…

Você sabia que o dia a dia escolar de uma criança ou adolescente pode ser prejudicado pelo preconceito contra o diabetes? E o pior: muitos alunos, por medo de serem excluídos de algumas atividades, acabam escondendo a doença, impedindo os professores de agirem corretamente diante de possíveis sintomas. Para dar um basta neste tabu, a Sociedade Brasileira de Diabetes lançou o site www.diabetesnasescolas.org.br, com as informações básicas necessárias aos diabéticos e pessoas de seu convívio. 

O objetivo é esclarecer, por meio de uma linguagem clara e recursos multimídia, como é possível levar uma vida normal mesmo sendo portador do diabetes – uma doença crônica que se caracteriza pela elevação da taxa de glicose no sangue.

“Muitas vezes, as crianças são proibidas de participar de determinadas atividades por causa do diabetes. E nós achamos que elas têm que estar completamente integradas à vida escolar”, defende a coordenadora do projeto, Marilia de Brito Gomes, professora e endocrinologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Segundo a especialista, muitos professores e funcionários de escolas desconhecem a existência da doença entre os alunos. Outros, ao saberem, impedem a participação deles na educação física e nos passeios, com receio de que passem mal. 

“Assim, o dia a dia da criança pode ser prejudicado. Com o site, nós informamos qual deve ser o procedimento em caso de hipoglicemia (quando há queda da taxa de glicose no sangue), que pode acontecer após a prática de exercício físico, entre outras orientações para situações de emergências”, cita Marilia. 

Leia tudo aqui!

Como é na escola dos seus filhos?? Pode aproveitar e desabafar !!!

 

Anúncios

7 pensamentos sobre “Diabetes na Escola

  1. Apenas uma vez a medição na escola foi alta, e aplicamos a rapida, mas vamos evitar por um tempo, para ver como ficam os numeros às 18h, quando ele chega em casa. Com certeza, se acontecer o mesmo de ficar muito alto sempre, vamos ensinar a professora e pronto. Desde que começaram a medir na escola, senti que o compromisso deles melhorou, me ligam sempre…. Essa semana indiquei uma marca de produtos diets para festa junina, de uma empresa que entrou em contato comigo através do blog, e vão tentar alguma parceria para a festa da escola. Achei bacana, estão envolvidos.
    bjos

    • Esse envolvimento da escola dessa a gente mais tranquila, né!!
      E outra… eles atendendo bem uma criança com diabetes, podem acabar virando referência, e outras mães colocarem seus filhos diabéticos lá por já saberem que eles cooperam e ajudam!!!!!!!

  2. Oi miga, a minha filha faz medição e administração na escola. Todos os dias ligo duas vezes, antes do almoço edo lanche, a professora informa-me do que vai almoçar, faço as contas em termos de hidratos carbono e sei se vai caminhar ou dançar para fazer o desconto, digo as unidades e ela propria se injecta na escolinha.
    Preconceito não! Já faz lembrar o post que escrevi hoje….preconceito não!

    bj

  3. Ate o presente momento nao posso reclamar da escola da Luana, ela é a terceira criança diabetica que passou pela escola, inclusive tem uma professora que tem DM1 desde 6 anos, foi o que me tranquilizou na epoca da matricula, além é claro da escola ser na esquina da minha casa, as mediçoes a professora tem feito sem problemas, ainda nao fazemos aplicações na escola, mas a preocupação nao acaba ficou doida para chegar as 17:00 para busca-la na escola.
    bj

  4. É importante fazer as medições. Muito importante!
    Ultimamente uma onda de hipoglicemias anda me rondando.
    Medi há pouco e estava em 25 (em outras ocasiões eu estaria desacordada. Acho q estou perdendo a sensibilidade).
    No teu caso, que bom que há professores dispostos a colaborar, né?
    São uns amores! Qdo estamos perto de pessoas que nos compreendem e desejam ajudar-nos tudo fica mais fácil.

  5. Nicole,
    obrigado pelo post. Meu nome é Odayr e sou um colaborador voluntário da SBD para o site Diabetes nas Escolas, só tenho a agradecer sua citação. Doutor Calliari havia falado de você e de sua luta. Parabéns pelo seu blog.
    A questão do diabetes no ambiente escolar é de extrema importância. Nosso objetivo é o de alcançar o máximo de escolas e respectivos corpos docentes, diretores, funcionários, pais e alunos pelo País afora levando informação e educação a respeito do diabetes na sala de aula. Pude ler acima os comentários das mães. E, como você escreveu, o envolvimento da escola com a questão do diabetes deixa todos – em especial os pais – mais tranquilos; mas essa é uma luta que necessita de esforço contínuo. Imagine as escolas públicas, por exemplo; aquelas mais afastadas dos grandes centros e outras com menos recursos. Precisamos alcançá-las também com informação e educação. Por isso faço um pedido a você, Nicole, e os demais leitores de seu blog: ajudem-no a divulgar nosso site http://www.diabetesnasescolas.org . Como você é uma blogueira super ativa, garanto que a informação vai se multiplicar. Reciprocamente. Um abraço.

    • Obrigada por passar por aqui e deixar um comentário. Essa questão do diabetes nas escolas rende assunto pra anos e anos de blog! rsss…. Conte comigo pro que precisar e pra divulgar o site de vocês!! Um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s