Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Cão Farejador de Hipoglicemia (D4D)

15 Comentários

Recebi essa matéria (há algum tempo já) de uma das leitoras do blog, a Cláudia Albuquerque, diabética há 18 anos, desde os 11.

A matéria é sobre cães farejadores de hipoglicemia, os D4D – Dogs for Diabetics, e ela (a Cláudia) explica: “… há um grupo que treina cães, em média por 3 anos, capazes de farejar hiploglicemia em seres humanos dando alerta para salvar a vida deles. Os cães são capazes de “sentirem” quedas bruscas de açúcar antes mesmos delas ocorrerem, isso porque há mudanças químicas no organismo humano. Alguns cães podem até detectar o açúcar alto. Não é o máximo que além de ajudar cegos, encontrar desaparecidos o melhor amigo do homem também possa ajudar diabéticos? Infelizmente ainda não tive notícias do treinamento desses cães no Brasil, e mesmo nos Estados Unidos dizem que o custo é alto e tem fila de espera. Mas eu ficaria imensamente feliz em vender meu carro para adquirir um “cão monitor” que além do mais me incentivaria a fazer mais caminhadas e corridas, sem me preocupar com as hipos.”

Para ler a matéria, em Inglês, clique aqui: http://forecast.diabetes.org/magazine/features/could-dog-save-your-life 
Quem não domina o idioma, o Sr. Google dá uma bela ajuda!!!
Inclusive esse site sempre traz coisas novas sobre diabetes.

Anúncios

15 pensamentos sobre “Cão Farejador de Hipoglicemia (D4D)

  1. Nic nossa que interresante ne?
    Olha so a Nami sente quando eu estou com hiper sabia??? Ela vem e comeca me cheirar pedacinho por pedacinho e nao quer largar ,pensei sera que fico com cehiro adocicado? E toda manha a primeira coisa que ela faz e cheirar a pompita ,( um dia tava me encomando durante a noite trocquei de lugar ,e assim que ela veio cheirar e nao estava no lugar de sempre ,ela ficou desesperada procurando ate encontrar !!!!!!
    bjim

  2. Que fantástico!!!! Amei esta notícia!
    Um beijo grande nas três.

  3. Oi Nicole,
    Eu vi uma reportagem na TV, acho que foi no programa da Oprah, mostrando o treinamento desses cães. Era uma família com uma criança diabética e os treinadores pediram para a mãe mandar roupas que a criança estava usando no momento das hipos. O testemunho que essa mãe dá sobre como o cachorro ajuda o seu filho foi fantástico. Foi muito legal de ver!

    Bjs

  4. Puxa muito legal mesmo. Nic, parabéns! Você é antenada sobre tudo. Eu confesso que ainda não estou 100% porque quando começo a pesquisar e a ler, fico muito triste.
    Mas acho que essa fase vai passar e com o tempo vou ficar mais forte.
    Beijão

    • Sabe Marcella, no começo do diabetes, de tudo que eu lia, parecia que ficavam só as coisas ruins. Os problemas, comlpicações, dificuldades, preconceito… Mas com o tempo, passamos a selecionar melhor o que lemos e ficamos com o que nos interessa, que é a parte BOA !!! Isso vai acontecer com você no tempo certo.
      Se permita sentir todo tipo de emoção… faz parte.

  5. onde é que me inscrevo

  6. Eu sou Diabetico tipo 1 e tenho um cao treinado por mim mesmo. Adquiri esse conhecimento do processo de treino através de muita leitura e tb de um treinador que me ajudou com o processo.Eu vivo nos estados unidos, Sou cidadão Americano/Português de 36 anos. Vou aqui contar um pouco da minha historia no intuito de poder, eventualmente, ajudar alguém. Fui Diagnosticado diabetico tipo 1 em Junho de 2011… logo apos ter sido diagnosticado, procurei de certa forma informar-me de como poderia melhorar a minha vida. Nessa procura deparei-me com alguma informação de que caes que poderiam nos alertar para ataques hipoglicêmicos e hiperglicêmicos. Fui determinado e logo comprei um cao com características de faragedor depois de descobrir que o processo de obter um cao por algumas organizações poderia demorar anos… Eu aconselharia a todos aqueles que tem o mesmo objetivo de adquirir um cao fazerem o seguinte:

    1-Comprar ou adoptar um cao de características de faregedor independentemente do sua raca. Mesmo dentro da propria raca, existe caes que naturalmente tem essa característica. Geralmente quando eles teem 4 a 8 semanas de idade sao do tipo que estão sempre com o nariz no chão, a cheirar tudo e mais alguma coisa. Existe certas racas mais adequadas que outras. Por exemplo Boxer por natureza nao e’ um bom faragedor pelo seu focinho curto enquanto o labrador e’ um excelente faragedor por natureza.

    2- Obter um cao com as características mencionadas de energia media ou baixa. E’ muito importante o cao ter energia media ou baixa pq sera’ mais facil direcionar a atenção dele para o trabalho ( Obediencia, treino, níveis de atenção, disciplina, etc)

    3- Treinar obediencia basica ao seu cao desde de muito cedo. Isso evitara problemas de comportamento no futuro e certamente a disciplina implementada de trabalho no seu cao tem de começar o mais cedo possível. Se o dono em causa nao for capaz de treinar obediencia basica, aconselho a procurar algum treinador que lhe possa dar dicas de como o fazer. e’ um processo “simples” mas que exige muita vontade, determinação, paciencia, disciplina e muito autoestima.

    4- Depois de obediencia basica e’ extremamente importante introduzir os “cheiros” colectados do nosso corpo ,quando estamos com glucose baixa e alta, ao cao. Isso e’ uma passo muito importante.

    Treinar um cao de alerta e’ um constante trabalho que dura para o resto da vida. E’ preciso sempre a disciplina e acompanhamento diario ao nosso cao.

    A colecta de cheiros , o processo de introdução desses cheiros ao cao e o processo de alerta do cao perante aos cheiros introduzidos e’ efectivamente um longo processo de paciencia e muito dedicação . Mas se alguém nao encontrar essa informação online me deixe uma nota que eu posso certamente descrever para os interessados. Deixe o seu e-mail que terei todo o prazer de o fazer gratuitamente e por amor ao proximo. So nos diabéticos e que sabemos o quanto e’ difícil o ser…

    Para terminar quero vos dizer que treino o meu cao faz 1 ano em Janeiro 19. Ele deu-me o primeiro alerta depois de 6 meses de treino. Ele actualmente so esta treinado para detectar níveis de glucose baixos, e nao os altos, mais precisamente abaixo de 80. Obrigado a todos e desculpem o meu português que e’ um pouco limitado.

    J. Paiva

    • Oi tudo bom , eu só o Gregory tenho 13 anos eu tenho diabetes do tp 1 des dos 2 anos e eu não consigo controlar minha diabete , eu moro numa cidade muito pacata no sul do Brasil então tenho nao muita esperinheicia com o diabetes . Se você puder me ajudar a treinar meu cão eu vou agradecer . Eu não tenho email mas tenho fecebook se VC poder me ajudar e só procurar por Gregory Brauner . Obrigado !

      • Gregory, Pareces ser um jovem muito determinado. Eu ja’ te adicionei no facebook. e sim terei todo o prazer de ajuda-te em tudo o que for possível! MAs isso e’ um processo que nao deveras fazer sozinho devido a tua idade. Teus pais deverão estar envolvidos nisso para que possa ter uma probalidade de sucesso maior!

    • J. Paiva!
      Será que você não quer participar de uma entrevista p/ o SBT?
      Por favor, nos deixe seu contato! Obrigada

  7. Aqui esta um pequeno video do desafio que e’ treinar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s