Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Fibras, nossas melhores amigas!!

21 Comentários

É isso mesmo. Percebi claramente o que as fibras são capazes de fazer na glicemia da Maria Vittoria. Quando mais fibra nas refeições, melhores as glicemias. Elas se mantém mais estáveis, sem altos e baixos.

Existem dois tipos de fibras SOLÚVEIS e INSOLÚVEIS.
Solúveis: ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é muito importante para o diabético, e também ajudam a diminuir o colesterol do sangue. São encontradas em frutas como o pêssego, mamão, parte branca da laranja, maçã; e também feijão, soja, amendoim, aveia, cevada e sementes de linhaça dourada.
Insolúveis: regulam o intestino, aumentam o volume das fezes ajudando na eliminação intestinal, ajudam a prevenir e tratar o intestino preso, além de dar sensação de saciedade. São representadas pelao trigo, grãos, hortaliças.

O ideal para um adulto saudável é consumir diariamente de 25g a 30g de fibras. Pra nós adultos é até mais fácil. Mas as crianças…. então temos um aliado… os cereais….

 

Corn Flakes – 30g – 25g de CHO – 1,2g fibra
Nesfit – 30g – 22g de CHO – 2,7g fibra
Mais Fibra – 30g – 12.5g de CHO – 13,5g fibra

Eles são todos da Nestlé. A Duda optou pelo Corn Flakes e a Vivi, pelo Mais Fibra, que nós chamamos de raçãozinha pelo seu formato !! Parece ração de coelho. Aquelas que dão no Zoo Safari também. Mas é gostoso. Agora eu estou comendo de manhã também. Alternamos os cereais com leite ou Activia Light de Ameixa.

Tenho uma tabela aqui com a quantidade de fibras solúveis e insolúveis e colocarei algumas frutas e legumes/verduras em ordem decrescente (do que tem MAIS  pro que tem MENOS) de fibra solúvel que parece ser a mais importante pros diabéticos. Se alguém quiser mais informação sobre essa lista é só pedir.

Frutas (p/ cada 100g): abacate, banana, pêssego em calda, ameixa, coco ralado, moranfo, pera, tangerina, laranja, uvas, maçã, melancia.
Vegetais(p/ cada 100g): abóbora, ervilha, aspargos, batata, brócolis, couve-flor, cenoura, cogumelos, pimentão verde, couve, mulho, pepino.
Cereais(p/ cada 100g): farelo de aveia (15,3), cereais de aveia (6,5), cereais all bran e bran flakes, germe de trigo, pão francês, bolachas, macarrão, pão de milho, arroz.

Mamãe coloca aveia, farelo de aveia em praticamente tudo, molho de tomate, bolos, arroz, tudo que dá pra colocar, ela coloca. Estamos dando preferência pra macarrão integral e de soja!!

Seria ótimo ter comentários aqui de nutricionistas, viu!!!!!

Fonte: Livro: Entendendo de Nutrição em Diabetes – Um guia de orientação em alimentação para diabéticos e familiares. Autora: Sandra Ciock Editora Ciência Moderna (é um livro bastante completo e complexo!!)

Anúncios

21 pensamentos sobre “Fibras, nossas melhores amigas!!

  1. Nic,
    Se o Igor ficar sem alguma cota de legumes, verduras e frutas numa refeição, o resultado é notório no dextro da proxima refeição.
    No mês de fevereiro dei uma descuidada e na tabela de glicemia vimos clamente os resultados.
    pão por aqui, sempre foi assim, só integral, sempre damos preferencia para os produtos integrais.
    A nutricionista do Igor, inseriu linhaça nas refeições eu preferi a moida, misturo no feijão, ele nem sente.
    A tabela dele é assim:
    Hortaliças A “A VONTADE” (todas os folhosos, berinjela, couve flor,pepino, rabanete, tomate, repolho, palmito)
    Hortaliças B “2 COLHERES DE SOPA” (abobora, abobrinha, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha fresca, nabo, quiabo, vagem)
    e assim tenho feito, estamos na fase de estimula-lo a comer alguns legumes crus, tem comido melhor que os cozidos, cenoura e beterraba ele nem reclama mais.
    PS
    A Nutricionista liberou o lanche preferido dele “banana, aveia e geleia de mocoto” nas quantidades certas, apesar do açucar da geleia, não alterou em nada a glicemia.
    Beijinhos

    PS
    RECEBI UM EMAIL, DE MAIS UMA MÃE QUE LEU NOSSOS BLOGS, O TIME GANHA MAIS UMA.

    • Eu ví o email dela, também recebi e já respondi! Essa é de Minas !!!
      Aqui tá feio pra Vittoria comer legumes e verduras viu. Um inferno na verdade.

    • Ola Nic,
      Estou na area novamente, a Luana faz a contagem de cho deste que saiu do hospital, tem dado certo, inclusive em festas de aniversario , qdo coincide os horarios substituo o cho das refeiçoes daquele horario geralmente lanche da tarde ou jantar pelos cho das golusemas da festa e sempre chega em casa com a glicemia controlada, este final de semana aconteceu algo novo nao consegui substituir a refeição pois a festa era as 9:00hs e ela janta 6:30hs, entao sai para festa as 8:30 a glicemia dela esta 104 apliquei 1u de Novorapid, ela comeu 04 salgadinhos,1 brigadeiro e noa conseguiu comer o pdc de bolo todo qdo chegamos em casa a glicemia esta 84.

      TEnho observado qdo vamos a festas que a Luana nao consegue ingerir muitos doces acho que o organismo dela ja se acostumou .

      Debora

      • Que bom Debora. Por isso eu vejo vantagens na contagem.
        A Vittoria também já não come doces com a mesma vontade e na mesma quantidade.
        O paladar dela tem mudado! Um alívio!
        Que bom que consegue se organizar com a Luana em dias de festas. É muito bom rpa ela se sentir inserida e comendo tudo que os outros amigquinhos comem !!!

  2. Nic muito bom esse post ,realmente tb noto essa diferenca ,esse MAIS FIBRA realmente e show hein ? A quantidade de cho e fibra praticamente a mesma ,vc ja viu falar da continha em que temos que diminuir a fibra do cho? SE vc poder me enviar a tabalinha de fibras agradeco .
    bjim

  3. Oi Nic.
    Vou aproveitar o post pra falar da glicemia do Bruno,como vc tinha me perguntado.Olha tambem é uma montanha russa,mas aqui tb é tudo controlado,só diets,lights e integrais.A única coisa que ele consome com açucar é o yakut que a nutri. liberou.
    È salada todo dia com linhaça,amaranto e farinha de maracuja.
    Ele come quinoa tambem que eu cozinho junto com o arroz(integral com cenura ralada e vagem).O que sobe muitoooooooo a glicemia dele é pipoca e pãp de queijo,parece uma bomba rsrsrs.
    Outro dia ele comeu 3 traquinas e ficou 2 dias com a glicemia totalmente descontrolada,acho que é por causa do recheio.
    E´isso ai bjs E um otimo dia das mães.

    • Essa coisa dos diets e lights é bem complicado. Aqui, a nutri dela e os nutricionistas da Associação de Diabetes Juvenil, NÃO RECOMENDAM o consumo de alimentos diets. Eles pedem pra consumirmos DIET APENAS LIQUIDOS, refrigerantes, sucos. LIGHTS: sorvete, iogurte, e os alimentos sólidos tudo NORMAL !! Porque: a diferença em quantidade de carboidratos é mínima, e não compensa pela quantidade de GORDURA E ADOÇANTE (química). Compare as bolachas. Se ela não tiver, por unidade, uma diferença de mais de 5g CHO, não dê a DIET. Mto mais gordura, gosto não tão bom e pura química.
      A pipoca aqui não sobe tanto. Ela tem fibra e na quantidade certa é uma maravilha, ainda mais pra Vi q é ansiosa. O pão de queijo sim, faz um estrago danado!!!
      Beijo e…. Feliz Dia das Mães

  4. Nic, muito legal essas informações que vc passou. Eu desconhecia completamente.

  5. Gisele
    o pao de queijo e uma bomba pra mim e olha que eu diminuo 75% do oleo da receita uso l;eite desnatado ,mais acho que o polvilho e o queijo nossa mistura bombastica !!! quando quero comer dou preferencia por comer de dia ,e programo minha bomba pra liberar por horas uma basal mais alta e vou checando a glicemia !

  6. NIc eu queria te perguntar vc da coisas com acucar normal pra Vivi? Eu como coisas com acucar de vez em quando ,tipo bolo ,pudim ,sorvete ,quando da vontade ,vc faz isso ou so usa tudo diete? Eu sempre como um docinho de verdade ,mais nao todo dia ,e aplico insulina e aumento a basal ,ou faco uma temporal basal de 50 ou 100% por duas horas .
    bjim

    • Então, eu respondi pra Gisele o seguite, aqui em SP, a orientação das nutricionistas pras CRIANÇAS DIABÈTICAS (ñ sei os adultos, ok?) é pra NÂO CONSUMIR PRODUTOS DIET, apenas os líquidos, como refrigerante, suco. O resto, comer normal. LIGHT podem ser os pastosos, sorvete, iogurte.
      Eu ja comparei uma bolacha de recheio diet e uma normal e a quantidade de carboidratos é ridicularmente indiferente. Porém, a quantidade de gordura é BEM MAIOR NO DIET. Então não vale a pena consumir o diet. É mais gordura, mais adoçante, mais química, pra uma pequena diferença nos CHO.
      Então aqui é assim. Líquidos diet, pastosos light e o resto normal. O chocolate, a gente prefere o meio amargo, que é mais cacau ao invéz do adoçante.

      • Nic eu tb evito adocante e fico de olho nas gorduras ,pra te falar verdade quando vejo o rotulo vou la na quantidade de cho e gordura ,por que e isso que me interessa ,evito doces gordurosos no dia a dia ,e quando bate aquela vontade de tomar sorvete normal eu tomo e aplico e aumento a basal ,sabe que demorou seis meses da ultima vez que deu vontade ,entao porque nao comer ne? Agora liquido com acucar normal ,de jeito nuhum so na hipo mesmo e no maximo 100 a 150 ml dependendo da hipo .Nic adoro quando vc faz esses post com assunto nutricao .
        bjim

  7. O post sobre a comparação das bolachas diet e normal é esse aqui

    http://wp.me/pH2Y7-28

  8. Ah eu tento alternar um pouco, uma vez minha mãe compra bolacha normal, outra vez diet, para não cair na rotina, até pq a normal é bem mais gostosa. O problema é que ela acaba dando uma alteradinha na minha glicemia, mais nada que precise de insulina extra.

  9. Oi,Nic
    Achei bem interessante o que vc me falou,mas foi a nutricionista e a endo. que me passaram uma tabela com as coisas que ele pode comer,por sinal é bem restrita.A Vivi come doces?
    Tem muita coisa que ele pede que eu fico com medo de dar porque eu fico pensando se eu libetar muito ele pode achar que pode toda hora.Sei lá é tão dificil decidir td.Será que as outras crianças tambem comem como a Vi,vc sabe? Bjs

    • Oi Gi!
      A Vittoria come doces sim. Hoje por exemplo, minha mãe ganhou uma cesta de café da manhã lotada de baboseiras, e ela escolheu um doce e comeu. Uma goiabinha, sabe.

      Todas as crianças que eu conheço que fazem a contagem de carboidratos, comem doces sim. Os dois primeiros endocrinos que eu fui, proibiram doces. Eu não acreditei que teria que ser assim. Até encontrar O médico. Que parece estar mais a par dos tratamentos atuais de fora do país.
      A Contagem de carboidratos dá essa liberdade pras crianças. Elas comem de tudo. De final de semana, abusa mais. Durante a semana, ela toma sorvete de sobremesa, um pedaço de chocolate. Ontem meu irmão trouxe biju. Ela comeu. Eu fiz os calculos, dei a insulina e pronto.
      Eu comecei com a contagem esse ano. Até então, a gente evitava os doces. Agora o controle dela está melhor.
      Vc faz contagem? Mas assim como vc, conheço outras mães que estão no início do diabetes e também não dão doces pros filhos.

  10. É muito difícil decidir mesmo. Mas como em todas as outras questões com nossos filhos, temos que ser firmes.
    Fazemos acordos por aqui.
    Nas festas, ela come, quando eu digo chega, é chega.
    Quando eu digo que só terá doce se comer legumes e verduras, assim tem que ser, com ela e com a irmã que não é diabética.
    Ninguém precisa do doce. Nem eu, nem vc que não somos diabéticas.
    Eu tenho muuuuito medo da Vivi odiar o diabetes porque ele a privou de coisas que ela gosta. Então, fui mudando as coisas aqui bem aos poucos. Pra não traumatizar. Pra não ficar aquela de o que é proibido é mais gostoso.
    No começo, quando ela não comia doce nenhum, percebi que ela estava comendo PASTA DE DENTE, daquelas de morango, uva, sabe… ela pegou o vidrinho de homeopatia que eram os glóbulos e comeu todos…
    Aí eu decidi ser mais flexível. E funcionou. O desespero pelo doce passou. Hoje, ela recusa sozinha.

  11. NIc e Roberta….
    Olha eu não faço porque a médica dele falou que era muito complicado,falou pra eu esperar mais,a primeira médica dele que me atendeu no hospital proibiu até a pipoca e o leite com chocolate era só leite desnatado com café ou chá,eu quase pirei pensei nossa o memino já ta magro agora ele some de vez rsrsr,ai muidei de medica ela liberou a pipoca i vez por semana e o pão de queijo 1 unidade por semana e pizza uma vez na vida porque sobe demais.
    Então eu compro a massa integral e faço em casa com quijo braco e peito de peru essa não sobe nada.Ontem o Bruno quis um pedaço de brigadeirão e eu não dei porque fiquei com medo.Eu não entendo a méidica falouq que é melhor controlar a alimentação pra não dar muita insulina,outras liberam mais e mandam dar a insulina pra controlar,ai é de matar.
    bjs
    PS.Roberta eu tentei deixar um comentario no seu blog mas não consegui. Bjs.

  12. Gi, é um absurdo uma médica dizer que a contagem é complicada e não deixar o paciente fazer.
    É muito complicada MESMO, mas é o melhor tratamento hoje em dia. AS bombas de insulina, o pâncreas artificial, toda essa tecnologia que está sendo criada pra ajudar no tratamento, tem como base, a contagem de carboidratos.
    Se essas médicas querem que seus pacientes tenham o melhor tratamento, elas terão que introduzir a contagem. Aqui em SP, todos os endocrinos que fui trabalham em conjunto, no mesmo consultório com nutricionistas.
    Insulina não é veneno. O organismo que não tem diabetes libera insulina ao longo do dia e mais insulina nas refeições. Pq um médico não quer que sei paciente use a insulina se esse é o hormonio que o paciente não tem??? Eu não consigo entender.
    O que acontece muito é que todos estão mais acostumados a ouvirem falar sobre o diabetes tipo 2 e seu tratamento, A dieta é completamente diferente. É sim mais restrita (quando não hé o uso de insulina)
    A contagem é chata. Dá trabalho pra nós e pros médicos. Mas, ao meu ver, é o melhor tratamento. Você sabe o que está comendo, sabe calcular a insulina pra aquilo, é muito mais fácil evitar hipos e hipers quando se sabe as quantidades de comida e insulina que se ingere (injeta).
    Não é pra ninguém mudar o tratamento. Mas é sim pra conversar com o médico. Se existe uma maneira melhor de se conviver com a doença, pq não??? Se o seu filho pode ter mais liberdade na alimentação, pq não??? E eu não to falando de liberdade pra comer doces e Mc Donalds a vontade, não é isso…. mas pra poder participar de eventos com a família, poder fazer passeio diferentes e não ter que se preocupar com tudo.
    Olha que engraçado.. leite integral e desnatado TEM A MESMA QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS. O que faz diferença é a gordura. Que as crianças em desenvolvimento PRECISAM pra crescer.
    Mais uma vez, eu acho que o que falta é informação….. tanto pra médicos, quando pra pacientes…..
    Por isso eu leito tanto, fuço tanto e mudei de médico tantas vezes !!!!
    Não é facil mesmo gente…. é tudo a gente que tem que decidir. E vai ser assim durante muito tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s