Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

E para melhorar o controle….

4 Comentários

mais uma penca de informações. Se existisse HD externa pra cérebro, certamente eu usaria uma. Hoje eu fritei ! aahhh Pior que matemática de colegial! Vamos lá!

Definimos o objetivo glicemico da Vittoria em 120mg/dL. OU seja, sempre que eu corrigir uma hiper, fizer contagem de carboidratos, esse é o valor que tenho que ter em mente.

A contagem de carboidrato vai rolar da seguinte forma: (isso tudo foi decidido levando em consideração e analisando os controles de glicemia do MÊS todo de Fevereiro, portanto, esse é O VALOR PRA VIVI, só).
No café da manhã o cálculo é: 1U de novorapid p/ 15g CHO
Almoço e lanche: 1U de novorapid p/ 25g CHO
Jantar: 1U de novorapid p/ 35g CHO
*detalhe: caso ela acorde com hipo, eu devo descontar 15g no total dos cho e corrigir só o resto pra poder subir um pouco, senão ela permanece baixa!

O fator de correção ficou o seguinte: (fator de correção é uma estimativa de quanto 1U de insulina rápida abaixa a glicemia, novamente, isso é PRA VITTORIA)
No café da manhã, concluímos que: 1U de novorapid abaixa 100mg/dL
E no resto do dia, 1U de novorapid abaixa 130 mg/dL

Certo. Pior que aula de matemática, não falei? Que física, química. Mas, agora que o controle está muito mais matemático que antes, eu tenho conseguido os melhores resultados !!! (fora a tão sonhada Lua de Mel)

Você, que é novo no clube, deve estar pensando MEEEEU DEEEEEUS…… QUE QUE É ISSO ???? E eu te respondo… isso é o que você terá que fazer pra controlar o diabetes do seu filho !! (ou próprio) Essa é a matemática do amor! Fala sério!!!

É… durante o dia todo (a noite) a ‘resistência à insulina’ (se é que dá pra chamar assim) muda ao longo do dia!!! Ah, que ótimo…. pois é… o que pode parecer pouca insulna de manhã, de noite pode ser demais !! Tudo isso a gente saca pelo diário. Eu comprei um caderno universitário e imprimi no sulfite uma tabela que funcionasse PRA MIM e colei na página do caderno (uso ele na horizontal)! Ela é mensal e tem o valor da glicemia antes das refeições, a quantidade de insulina e algumas observações. Numa página de caderno, vejo o mês todo. Além disso, (olha que mamãe querida eu sou) faço as marcações em cores diferentes!! (Bic 4 cores funciona beeem) As hipos são azuis, as hiper são vermelhas e as normais são pretas… e qualquer observação faço em verde !!!

A questão toda ficou em torno do período em que ela está na escola. O trabalho da professora aumentará (proporcionalmente ao meu hahahahaha). OU seja… ficou combinado o seguinte (comigo e a enfermeira e o médico, a prof. ainda tá de fora do combinado… coitada): O lanche da Vittoria terá religiosamente entre 25h e 30g de CHO que é ‘coberto’ com 1U de novorapid (bem que eu sabia que só ia conseguir tudo isso sem emprego). às 15h, a professora mede a glicemia da Vittoria E ….
* Se estiver entre 80 e 120, ela toma o lanche e 1U pro CHO do lanche!
* Se estiver acima de 150 ela toma 0,5U para cada 60mg/dL (oi ??) por exemplo… mediu e deu 190 ela vai tomar 1U do lanche + 0,5U da correção)
* Se estiver abaixo de 80 (aí é f…) bom, ela ou corrige com mel, toma o lanche e depois a insulina do lanche OU ela toma um suquinho normal+ lanche, mede de novo e toma a insulina do lanche OU ela fica só no suco já que o apetite dela é mínimo nesse horário.

Eu e você entendemos tudo, certo? CEEEERTO !!! E a professora? Vai fazer tudo isso e cuidar de sei lá 12 crianças no lanche ? VAAAAIIII.. porque eu pago bem caro justamente pra ela ser assistida !!!!!

E se você pensa que acabou, está muito enganado(a) !!! De segunda e quarta ela pratica esporte depois da escola, mas NA escola, então essa santa dessa professora, às 17h, terá que medir a glicemia novamente EEEEE o mais legal, terá uma ‘tabela’ totalmente diferente ! Afinal, antes da prática de esporte o objetivo glicemico muda, certo?! CEEERTO !!

Então, antes das atividades físicas o esquema é o seguinte:
*Até 150mg/dL  não rola insulina e ela come algo em torno de 15g CHO.
* Até 200mg/dL não toma insulina (porque não tá alto o suficiente e o esporte faz baixar)
*Acima de 200mg/dL senta e chora (!!) porque não decidimos nada! Simplesmente porque NUNCA aconteceu de passar de 250 às 17h, quando acontecer pensarei no que fazer !!

E aí você pega toda essa informação e ……………………. APLICA, né! Tem outro jeito??? Mas eu sei que já já fica automático (e aí muda tudo de novo) !! Diabetes é isso aí!! Vivendo e aprendendo e lembrando das regras de 3 ! Nunca na vida eu imaginei que usaria tanta regra de 3 pra calcular CHO !!!

Com tantas regras e cálculos, alguém me diz aí, quem vai cuidar dela pra eu sair, namorar, curtir a vida, trabalhar ?? Até ela conseguir fazer sozinha?! E diz aí.. quando é que ela vai conseguir fazer isso sozinha? ahahahaha Com 10, 11 anos já faz essas contas ????

Força pra mim !!!

4 pensamentos sobre “E para melhorar o controle….

  1. Ok, acabei de me arrepender de pedir para vc escrever sobre a consulta!!!!! mas como dizem por ai, UM DIA DE CADA VEZ!!!! hahaha
    Vou torcer pra vc aprender cada vez, e ter muita paciencia para ensinar…. 🙂

    • ok… eu fiz um terrorismo, vai !!
      Tudo isso que eu escrevi eu já fazia ! Acontece naturalmente!!!
      É que colocando no papel fica monstruoso hahahahaha!

  2. tenho um filho de 9 anos, q há 3 tem diabetes melitus 1 , nao consigo estabilizar a glicemia dele , ja nao sei o q fazer. ontem mesmo antes da janta a glicemia dele era 512. ele usa lantus e novo rapid. por favor me ajudem

Deixe um comentário

