Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

[OFF] Coisas da minha cabeça…

3 Comentários

Estou cansada… ontem percebi que estou cansada de cuidar de filho ‘doente’. Não basta o diabetes, insistem os resfriados, dores de ouvido e garganta, viroses, diarreias, dores de barriga… Homeopatia que sempre funcionou tão bem (nem lembro a última vez que tomaram antibióticos, anti-inflamatórios) X Alopatia cujo efeito é imediato…

E percebi que estou ansiosa com a ‘hemoglobina glicada (HbA1C ou A1C), que era conhecida como hemoglobina glicosilada’. Parece que esse resultado me diz mais como foi o MEU cuidado com o diabetes da Vittoria entre os retornos ao médico. A primeira que fizemos logo que descobrimos, deu 12 e pouco. Com o uso da NPH foi pra 6 e pouco. A média foi realmente baixa porque ela vivia em hipoglicemia, eu em Minas Gerais, sem médico por perto achando o máximo ela ficar na faixa dos 60 !!! Com as mudanças de médicos e insulinas, fomos para 8,2… mas foi um período bastante conturbado, mudanças de casa, de escola, rotina completamente diferente, meu emprego novo, eu muito nervosa, irritada, estressada….

Desde a última consulta em novembro, e com a nutricionista em dezembro, eu tenho me empenhado bastante. Tenho pesado a comida, anotado tudo, contando carboidratos… e estou ansiosa como quem estuda o ano todo, faz cursinho e presta um vestibular tão sonhado e fica esperando o resultado.

Pra mim esse exame é isso, é a prova em números do meu cuidado. Do meu empenho, da minha atenção… e eu não tenho conseguido pensar em outra coisa. Estou realmente nervosa. E estou preocupada com os efeitos que um resultado alto possa proporcionar. Porque até então, com tudo na vida que eu empreguei uma energia maior na execução e por algum motivo não deu certo ou não tão certo como eu esperava, eu desisti. Com o diabetes não vai poder ser assim. Não vou poder desistir e passar pra outro projeto. Terei que continuar me empenhando, talvez não mais do que já faço, talvez o esforço atual seja o correto, o suficiente e basta apenas tirar da cabeça essa ideia de que a glicada dependa única e exclusivamente de MIM !!!

Esse número vai me dizer o quão boa mãe e cuidadora eu fui durante esse período. Mas esse exame não vê todos os esforços que eu tenho feito. Todas as brigas, discussões acerca da comida, em todas as refeições que ela tem que fazer, todas as sessões de terapia sozinha e com as meninas, todos os olhares de reprovação dos ignorantes enquanto eu cuidava dela num lugar público, tudo que eu passei no meu emprego lutando pelo melhor pra ela na escola, a falta dum emprego esse ano pra ficar disponível pra adaptá-la a escola nova, ter que perder a privacidade e a liberdade morando novamente na casa dos pais e dependendo deles pra viver… esquecer diversas vezes que eu tenho outra filha pequena que também precisa de cuidados e que muitas vezes não é levada em consideração… e os passeios e visitas e o tempo que eu passo com um ex marido que eu não tenho a menor vontade de estar junto mas preciso porque simplesmente não consigo deixar as meninas sozinhas com ele, porque a pessoa simplesmente não se interessa em saber mais sobre o assunto e os cuidados, pra me dizer, NICOLE, FIQUE TRANQUILA, VÁ DORMIR, PASSEAR, NAMORAR, O QUE FOR, QUE EU FICO COM ELAS, MEÇO AS GLICEMIAS, DOU AS INSULINAS, CONTO OS CARBOIDRATOS, SÓ PRA VC PODER TER 24HRS PRA VOCÊ….[isso não existe]…e o namorado que tão cedo eu não vou arrumar pois isso requer uma disponibilidade que eu NÃO TENHO… e que ninguém parece ter pra ficar com uma criança diabética.. e mesmo que tivesse, minha cabeça não desligaria um minuto estando longe… e quem é que vai me dar um abraço e dizer que tudo que eu faço é o MELHOR que eu posso fazer e [o mais importante] ME SENTIR CONFORTÁVEL COM ESSE COMENTÁRIO???? Será que é o médico? OU será que vai ser a própria Vittoria quando estiver adulta? E isso vai acontecer? e será que eu ainda precisarei ouvir isso e me sentir confortável ? E pq ouvir isso me faria sentir confortável?????

Isso tudo [e mais outro tanto] não é levado em consideração com um simples exame de sangue revela os 8,2 que você não quer. E ainda ouvir: É precisa melhorar. Nem isso… é ver a tabelinha com o valor esperado pro diabetes ser considerado CONTROLADO. E ao tentar manter tudo CONTROLADO… o MEU DESCONTROLE fica aí ó… soltinho… largado…


Anúncios

3 pensamentos sobre “[OFF] Coisas da minha cabeça…

  1. Putz Nicole, vc gritou tudo o que eu tenho engasgado tbm sabia? Já cheguei a pedir pra pararem de falar que eu sou um “exemplo”, não quero ser um exemplo, quero só cuidar da minha filha que é minha razão de tudo. Estou com o saco bem cheio do diabetes, de ter de ver os mínimos detalhes… agora estou a procura de colégio pra Júlia, ela vai para o 1º ano e vai sair de baixo das asas das “tias”, tô apavorada com a discriminação, mas não deixo transparecer nos colégios que visito. Tenho tanta vontade de deixar ela ir num passeio sozinha, mas como? é foguete mesmo… Adorei o post da Carolina, mãe da Jujuba para pais de crianças diabéticas, achei lindo, Deus realmente nos escolheu… mas que é foguete é! beijos!!

  2. Nossa Nicole….as vezes parece que vc fala tudo que tá engasgado na minha garganta….mas o pior mesmo é quando realmente falhamos…..na ultima consulta que tive o médica me deu uma surra…..saí até tonta….mas eu tinha me esforçado tanto….eu creio que meu filho está saindo daquela fase de “lua de mel”, mas ela não quiz nem saber jogou tudo em cima de mim….graças a Deus começei a pagar um plano de saúde pra ele e na proxima consulta já será com outra médica, realmente não é fácil….

    • De novo, que bom que vc vai trocar de médico.
      No diabetes não existe um culpado, só aquele que simplesmente se nega ao tratamento, esse sim é culpado, não os que tentam.
      Falhar faz parte, ninguem é perfeito e não temos como imitar perfeitamente a função do pancreas… fazemos nosso possivel mas muito está além do que podemos fazer,
      Fique tranquila, vc nao é culpada, e conte comigo sempre que rpecisar!

      Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s