Minha Filha Diabética

Uma vida mais doce após o diabetes tipo 1!

Dentes permanentes mais cedo em crianças diabéticas !

1 comentário

Pois é…. Em Agosto, mês que a Vivi completou seis anos, 4 dentes caíram um atrás do outro. Fiquei preocupada pelo que sabemos sobre diabetes e gengivas e tudo mais. O dentista disse que e assim mesmo, pra eu não me preocupar….

Mas pelo visto não “é assim mesmo”. Algo diferente acontece com as crianças diabéticas. A Vittoria tem 6 anos e 4 meses e já trocou 8 dentes, 4 em cima e 4 embaixo. Foi a primeira de todos os colegas da escola da mesma idade a trocar tantos dentes !!!!

Fuçando, achei isso aqui.

As crianças diabéticas podem desenvolver os dentes permanentes mais cedo do que o normal, o que pode aumentar potencialmente o risco de problemas dentários, de acordo com resultados publicados no periódico médico Pediatrics.

Os pesquisadores verificaram que crianças diabéticas de 10 a 14 anos apresentaram tendência a desenvolver seus dentes permanentes mais cedo do que seus pares. O problema de tais “erupções” aceleradas dos dentes é a possibilidade de dentes mal alinhados ou “apinhados” – que, além dos efeitos estéticos ruins, poderia causar dificuldades para limpar os dentes e manter as gengivas saudáveis.

Ainda não foi esclarecido se essas crianças de fato têm mais problemas dentários, disse à Reuters Health o pesquisador líder, o Dr. Shantanu Lal, do Columbia University Medical Center, em Nova York. Ele e sua equipe estão terminando um estudo que responderá essa pergunta.

Por enquanto, afirmou Lal, os resultados ressaltam a importância do controle regular dos dentes das crianças portadoras de diabetes.

O estudo examinou crianças de 6 a 14 anos – 270 com diabetes, a maioria tipo 1, e 320 sem diabetes. Os pesquisadores perceberam que, entre crianças a partir de 10 anos, as diabéticas apresentavam mais probabilidade de ter dentes em um “estágio avançado de erupção”.

De acordo com a equipe de Lal, as razões para a erupção dentária mais rápida talvez estejam relacionadas com inflamação das gengivas, que apresentou maior em crianças diabéticas. A inflamação das gengivas pode diminuir a massa óssea que dá sustentação aos dentes, encurtando a distância de que os dentes em desenvolvimento precisam para irromper através das gengivas.


Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) –

FONTE Pediatrics, maio de 2008″

http://crisete.bebeblog.com.br/14470/DENTES-PERMANENTES-EM-CRIAN-AS-DIAB-TICAS/

Anúncios

Um pensamento sobre “Dentes permanentes mais cedo em crianças diabéticas !

  1. meu filho não diabetico, nasceu os primeiros dentes aos 4 meses, começou a troca aos 4 e terminou aos 8, aos 12 ja estamos nos preparando para a retirada dos 4 sisos, já o diabetico aos 6 e 10 meses ainda nos 8.
    Mas o cuidado com as gengivas devem ser rigorosos.
    Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s